Primeira página

Entidades preparam Paralisação Nacional para amanhã

Amanha 29/5 as centrais sindicais e alguns movimentos sociais marcaram um “Dia Nacional de Paralisação contra a Terceirização, o ajuste fiscal, em defesa dos direitos e da democracia.Serão várias atividades, paralisações e greves contra o conservadorismo no Congresso que tem atacado os direitos dos trabalhadores. Na assembleia realizada no último dia 19 os trabalhadores da Unicamp aprovaram a participação na paralisação do dia 29.ufal_adufal
Segundo João Kiko, diretor do STU, “O dia 29 de maio é um dia importante de unidade na luta contra as medidas que vêm sendo tomadas para garantir o pagamento de juros da dívida pública, enquanto os trabalhadores sofrem com o arrocho e ataques a seus direitos. Alguns desses ataques são as MPs 664 e 665 e o PL 4330 da terceirização. Na plenária de mobilização que será realizada hoje às 9h, no CB, será debatida a participação do STU nesta luta em Campinas.”

Universidades federais entram em greve em defesa da educação pública

Hoje marcado o Dia Nacional de Defesa da Educação, vários professores das universidades federais entraram em greve contra os cortes orçamentários e por melhores condições nas instituições públicas federais. Ja estão paradas UFF, UFPA, UFPB e UFT. UFOPA e UFRN

O início da greve foi decidido em assembleia em universidades federais de Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Tocantins. Os servidores pedem reajuste salarial, reestruturação da carreira e aumento de investimentos nas federais.

A data do início da greve havia sido anunciada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), após decisão tomada no dia 16 de maio. Os professores tentam pressionar o governo federal a ampliar o repasse às universidades federais, apesar do corte de R$ 9,42 bilhões no orcamento do MEC.

Em nota oficial, o Ministério da Educação informou nessa quarta-feira que se reuniu com as entidades em busca de dialogo  “mas desde o início elas já informaram ter data marcada para a greve”. diz a nota.

Categorias:Primeira página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s