Bairros

Primeiros casos do virus “zika” podem ser de Barão

CarminoA Secretaria Municipal de Saude está investigando tres casos de moradores de Barão Geraldo  que estão com doenças infeciososas parecidas com a dengue, para definirem se são do mesmo virus  conhecido como “zika” , que ja tém vários casos no pais.  Foram feitas coletas de sangue para  exames  moleculares  do Instituto Adolfo Lutz  em São Paulo, cujos resultados são demorados.  A informação é do próprio secretario, Cármino de Souza. que idiz que a Secretaria já está de plantão  na região  para “fazer eventual bloqueio”. (Foto: Luiz Granzotto / PMC)

A maior preocupação é que surjam outros vetores e doenças além dos 45 mil casos de dengue. É preciso lembrar que já foi identificado um caso de “zika” em Sumaré e sete casos de chikungunya foram registrados em cidades paulistas de janeiro até 30 de abril segundo divulgou o Centro de Vigilância Epidemiologica do Estado.  E ainda os médicos pouco sabem da “zika”.

O secretário disse que vai intensificar ações já adotadas como os  mutirões, e  atividades culturais  nos bairros  para chamar a atenção e distribuir  informativos, e lembrou  que será aberto concurso para 255 agentes comunitários.  de saúde para equipes de saúde da família que atuam em Campinas.

Sintomas da Zika 
Na reunião, o médico André Ribas, coordenador do Programa de Controle de Arboviroses de Campinas, explicou que pacientes infectados pelo virus zika apresentam febre branda, olhos vermelhos , erupção cutânea e dores musculares. Mas, ao contrário da dengue, eles não precisam receber hidratação.  RIbas lembra que, segundo o Ministério da Saúde, os sintomas podem durar até sete dias.  Ribas  determinou aos postos de saude darem prioridade  aos casos de “dengue” , que exige tratamento mais rigoroso” em comparação aos outros casos.

Categorias:Bairros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s