Se a chuva e o frio deixarem ,neste final de semana mais uma vez Barão se tornará uma espécie de capital nacional de artes de altissimo nivel – e dessa vez não só em torno na sementinha” Praça do Coco”. Mas também em vários bairros. É praticamente uma “Virada Cultural” particular só nossa e de dar inveja a muitos municipios do Brasil e do mundo vejam só:
BRAZAR JUNINO
– 20 e 21/06 – das 14hs às 20hs
O primeiro é a nova apresentação do Brazar Junino . Um bazar de arte e artesanato vários expositores, comidinhas e mais…
Nessa edição haverá Contação de Histórias com Maria Lucia Nevesas 18h nos dois dias
O Brazar Junino é realizado pelo grupo BRAZAR – Mercado de Criadores organizado por Warner Reis Jr e Seizo Soares . Estarão expondo Giló Silvatti – joalheria autoral, decoração,
Cheirinhos Amora Amor – bem estar,
Maria Lucia Neves – decoração,
Grupo Garrucha – decoração,
Janete Pimenta – geleias, camponatas, sanduiches,
Renata Doria – Joalheria autoral,
Costuradus – caderno feito à mão
Inessência Ateliê – moda, decoração
BAZAR DAS NÊGA – moda, acessórios
Aurea Arte com Tecido – moda
Meu Artesanato – caderno feito à mão, decoração
Barraled – decoração, casa
Entrefios Memorias – decoração
João Victor Allecrim – leitura de cartas
SeiZo Soares – joalheria autoral e o Papel Bacana – caderno feito à mão, acessórios
O BRAZAR estará expondo na Rua Antônio Galvão de Oliveira Barros, 198 (rua entre o Terminal Barão e o Supermercado Pague Menos Barão Geraldo) das 14 às 20h
Xilomóvel e Gravoar- oficina aberta de xilogravura
Também no mesmo horario haverá a oficina do Xilomóvel Ateliê Itinerante que está completando seis anos de vida! Para comemorar será feito um Arraiá Xilográfico e o Gravoar, que é um projeto financiado pela bolsa SAE Aluno-Artista da UNICAMP, é convidado especial da festa.
O público é livre e as vagas serão preenchidas de acordo com a chegada. A oficina terá início às 13h e não é necessário ter experiência. Será na Praça do Bicicross (Durval Pattaro) em frente aos restaurantes Raízes Zen e Valise de Cronópio.
Haverá também uma feirinha de troca de trabalhos e uma mesa com comidinhas deliciosas juninas composta por delícias que quiserem trazer.
‘Diário Baldio’ na Mostra Barracão Teatro dia 20 às 20h e dia 21 às 19h
às 20 horas continua a Mostra Barracão Teatro dessa vez com a tragicomédia ” Diário Baldio,” uma peça de mascaras da Mostra do Barracão. A síntese conta que “Num lugar qualquer de uma grande cidade repleta de frestas abandonadas temos Lady, um ser ambíguo, meio homem, meio mulher, que habita o beco que invadiu quando se auto baniu de um mundo ordinário. Vive de um modo próprio, reinventa seus dias solitários em total abandono até que a chegada de Cotoco, um grotesco bufão que a visita à revelia, revela que o novo mundo não é tão diferente do mundo do qual Lady tanto quer escapar.
Diario Baldio será apresentado na sede do grupo, Rua Eduardo Modesto, 128 Tel: 19 3289-4275 nos dias 20 de junho, às 20h, e domingo, 21, às 19h, como parte da Mostra que continua nas proximas semanas
AMÉRICA VIZINHA – no Casarão dia 20 20h e dia 21 18h
Tambem nesste sabado e domingo O Centro Cultural Casarão apresenta a pela “America Vizinha” do grupo Los Cucarachos. Inspirado na obra “O Século do Vento” do escritor uruguaio Eduardo Galeano.
Contemplados com o edital do Proac Primeiras Obras, América Vizinha é resultado de um dos núcleos de pesquisa que o Grupo XIX de Teatro desenvolveu em sua sede na Vila Maria Zélia, Zona Leste de São Paulo, em 2014. Com direção de Juliana Sanches, estão no elenco Amilton de Azevedo, Bruno Piva, Daniel Viana, Denise Sperandelli, Gabi Costa, Juan Manuel Tellategui, Luisa Dalgalarrondo, Maria Carolina Dressler, Rosana Borges Silva, Tatiana Ribeiro, Thai Leão, Vanessa Candela e Vinicius Brasileiro.
Imagine chegar a um pequeno vilarejo e encontrar Frida Kahlo, Carlos Gardel, Evita Perón, Pablo Neruda, Violeta Parra e tantas outras figuras emblemáticas da cultura latino-americana, juntas mesmo lugar! É isso que acontece quando o público entra na atmosfera do espetáculo América Vizinha, montagem do núcleo de pesquisa Los Cucarachos, do Grupo XIX de Teatro.
2ª NOITE DO PAGODE RUSSO
Hoje também 20 a Casa São Jorge apresenta a II Noite de Pagode Russo com apresentação dos grupos de rock Aeromoças e Tenistas Russas e do Balé Barbárie . Além da apresentação do DJ Xegado As entradas ficam en 15 e 20 reais Mas quem chega ATE AS 20 h é gratuito A Casa São Jorge fica na AV Sta IZaabel, 655
FUNKADELIC COVER 22h Echos Studio Bar
E às 22h uma banda cover do grupo de funk americano Funkadelic e o DJ FreDJorge, se apresentam no Echos Studio Bar um grande show de funk com muita dança e black music e traços psicodelicos
O grupo mistura repertorios da banda paulistana Black Papa com show de discotecagem dos dj FreDJorge e Dj Fabio Bana. grandes representantes do funk estilo groove no sudeste atualmente, de forte apelo ao movimento black, . Depois o show será todo dos DJs de funk e hip hop : FreDJorge, com o funk “treme-terra”; junto com DJ Fábio Bana, do Echos Studio Bar, com funks classicos. O bar fica na Rua Agostinho Pattaro, 54/64, Barão Gerado, Campinas – SP. Os ingressos custam 10h antes e 20 na hora.
Domingo : “JU…?” no Espaço COMO! , no Guará
O domingo se inicia com a apresentação do espetáculo “Ju…? de sons e movimentos para crianças no Espaço Educador Vegano Como! no bairro Guará . A peça da Cia Água Viva foi criada por Juliana Schiel e Rex e Jesser de Souza (Lume) que dirige a peça . Os figurinos são de Isabel Graciano . A peça tera tambem a participação de Cabeto Rocker .
O Espaço Educador Vegano Como! fica na rua José Pugliesi F, nº 420 3no bairro Guará . entrada NO CHAPEU para a companhia
FESTA JUNINA DAS CAIXEIROSAS 14 Pça do Coco
E no domingo 21/6 as Caixeirosas abrem sua 1 Festa Junina na Praça do Coco a partir das 14 horas com a “Brincadeira de Arteiros”, do Grupo Flor de Laranjeira. Logo depois as 15h, as Caixeiras das Nascentes farão a cerimonia do “Levantamento do Mastro”,
E às 16 haverá a encenação do “Casamento dos Bonecões Caixeirosos Rosalinda e Zé Beleu, que puxarão uma quadrilha improvisada. Para encerrar como “Baile na Roça”, da Banda das Caixeirosas. Tudo gratuito
CULTURANDO Território Criativo
ENFIM pra COMEÇAR (e não terminar) Barão Geraldo terá a primeira apresentação do projeto”Culturando – Território Criativo de Encontros Artísticos”, que será lançado amanha 21/6 , às 16h, na praça Durval Pattaro (Praça do Bicicross) PARALELO à Festa Junina das Caixeirosas.
O Culturando é um projeto ambicioso que foi criado e será realizado na junção do Barracão Teatro, do Lume Teatro, da Cooperativa Paulista do Interior, Núcleo Feverestival, Núcleo de Samba Cupinzeiro, Grupo das Excaravelhas de Dança Contemporânea. E tem como objetivo tornar Barão Gerlado um “Territorio Cultural” dentro da nova lei nacional de Cultura. que contempla esse nivel – o mais alto em termos de arte . E por isso conta com correalização da Secretaria de Cultura de Campinas e apoio da Sub-prefeitura de Barão Geraldo.
Esta primeira edição irá dialogar com o período junino, trazendo a sonoridade da viola de João Arruda, contações de histórias do LUME Teatro, performance e intervenções cênicas com os atores do Barracão Teatro.
Transformar Barão um “território criativo”
Segundo Tiche Viana, coordenadora do evento, “O projeto surgiu da necessidade do reconhecimento de Barão Geraldo como um território cultural e criativo, uma vez que o número de artistas e produtores artísticos é imenso e concentrado no distrito. Um projeto com esse teor, além de proporcionar trabalho aos artistas do distrito, com grande reconhecimento nacional, traz benefícios para outras áreas de atuação como restaurantes, bares, valorizando a possibilidade de incremento do turismo cultural nesta região”, destaca.
Culturando pretende, ainda, estabelecer “um mapeamento dos diversos coletivos e grupos de linguagens distintas sediados em Barão Geraldo e, com a descentralização das atrações, contribuir para a revitalização dos espaços urbanos”, diz a produtora Cynthia Margareth.
A entrada é gratuita. O evento é aberto a todos. com os seguintes artistas
Coordenação Geral e curadoria: Tiche Vianna (Barracão Teatro e CPTI – Cooperativa Paulista de Teatro do Interior), Cynthia Margareth (Núcleo Feverestival e Lume Teatro), Ló Guimarães (Grupo das Excaravelhas de Dança Contemporânea), Anabela Leandro (Núcleo Cupinzeiro).
Colaboradores: Cassiane Tomilheiro, Niel Braga, Juliana Schiel (Cia Água Viva), Marcos Becker e Marília Ennes (Paraladosanjos)
Produção executiva e comunicação: Andrea Desiderio, Juliana Kaneto, Danilo Felisberto, Sabriana Alves, Beatriz Magosso, Thaiane Athanásio.
Designer e identidade visual: Adriana Frias
Técnico: Francisco Barganian
TEXTO GERAL Warney Smith Silva
MARAVILHA!!!!! Barão Geraldo arrasando!!! Gente de cabeça jovem! Gente de mente criativa! Gente do bem!!!! Cultura, coletividade , solidariedade, amizade!!!!! É isso que se promove nas entrelinhas dos acontecimentos de boa fé! Parabéns a todos os empreededores das artes e das boas coisas que são divulgadas!
CurtirCurtir