Ambientalismo

Barão realiza 4a Cavalgada e luta para torná-la mais uma tradição

As Comitivas de Barão Geraldo  realizam na manhã desse domingo a 4ª Cavalgada de Barão Geraldo e têm como objetivo criar uma nova tradição em Barão. A participação e montagem nos cavalos e charretes é aberta a interessados e levará para um farto almoço com Costela de Chão no novissimo Rancho da Figueira em Betel.

Dessa vez, a Cavalgada irá passar pela Vila Independência, Real Parque irá margeando uma boa parte da Mata Santa Genebra até a estrada Montagner onde está a entrada para o destino final que é o novo “Rancho da Figueira” que está sendo aberto às margens da Rodovia Zeferino Vaz Km 120+160m em Betel, ao lado do Pesqueiro Bonanza em Paulínia

Serão cerca de 170 cavaleiros e cerca de 5 bois, das Comitivas “Tô Largado” (de Campinas),  Comitiva Rancho dos Amigos do barbeiro Mailon Daniel , “Viralatas”  do Village, “Lazarentão” de Aroeira e outros avulsos. A organização é do barbeiro Mailon Daniel presidente da Comitiva Rancho dos Amigos, Kleber Alborguete e outros como Carlão do Tozan, etc.

Segundo o organizador, Daniel, trata-se de um evento que reúne muitas famílias e crianças os cavalos são muito bem cuidados e há possibilidade de interessados participarem em contato apenas com os proprietários de cavalos, bois e charretes. “Normalmente não se cobra a participação  nem as fotos etc. Mas isso vai depender de cada um. A unica coisa que pedimos é pra não bater ou judiar dos cavalos e na chegada tirar as celas, é um carinho que temos que ter com o animal que gostamos tanto” – declarou.

No Rancho da Figueira a entrada custa R$ 35,00 com direito a shows e almoço  Será servido à vontade um “Costelão de Chão” assado a fogo de chão desde a madrugada .  Os shows sertanejos ficam por conta dos artistas Robson Brasil e de Marcio Rocha. A bebida será vendida no Rancho e é à parte. Crianças até 10 anos não pagam e acima de 12 anos pagam meia.  Há espaço para brincadeiras com crianças e bastante estacionamento.

A 4ª Cavalgada terá o apoio de Adriana Manicure, Bar do Jair,  Boteco do Jô, Caludo, Campo Verde, Drinks Silva, Elite Ar Condicionado automotivo, Ferro Nutri,  Nutrição Animal,  Habemus Viagens, New Lawndry, Oficina do Corpo, R.A. Terraplanagem, Raspadora RP,  Salão Santa Isabel, Serralheria Coelho, Stop Car Lava Jato,

VEJA ABAIXO AS COMITIVAS

O TRAJETO

  • As comitivas de Cavaleiros marcaram de se encontrar na Praça Durval Páttaro no domingo 21 às 8:30h da manhã
  • Por volta das 10-11h devem sair em comitiva pela rua Ângelo Vicentin até o Bar Santa Genebra, na rua Luis Vicentin, onde entrarão à direita, em direção ao Convento das Carmelitas
  • Lá virarão à direita na rua Brig Antônio Sampaio e subirão a rua Felisberto Brolezze até o balão do Independência, (Praça Ângelo Signori),
  • Contornando o balão entrarão na rua Eduardo Pereira de Almeida até o Real Parque onde descerão alguma das ruas – a mais provável é a Antônio Marcos Pensamento da Silva ,-  descendo ate à igreja de S. Pedro
  • Apos a igreja devem contornar até atingir a Igreja Bartista e virar à esquerda até à rua Nikita Krushev descerão até à Praça, virarão `a esquerda e descerão a ultima rua  (sem nome) onde encontrarão a estrada margeando a Mata.
  • Seguirão pela estrada marginando a Mata até a rua José Bonome, em Betel , virando à esquerda, até encontrar o caminho ate o Rancho, por tras da Agra.

 

UMA NOVA TRADIÇÃO

Muito antes da estrada de ferro ou de Barão Geraldo ser criada, a antiga Estrada dos Fazendeiros (atual estrada da Rhodia) era atravessada por tropas de cavaleiros em direção às fazendas das regiões em torno da atual Rhodia . Mesmo depois de instalada a estrada de ferro esse tráfego de tropas continuou forte e constante entre Campinas e essas regiões.

Nos anos 1960 e 70 eram diários e constantes  os passeios de cavalos em Barão Geraldo. Mas a realização de Cavalgadas e Passeios de Cavaleiros como eventos, passaram a ser organizadas esporadicamente a partir dos anos 1980, por Atílio Vicentin ou por colecionadores e criadores das comitivas de Barão e região. Sempre com apoio de carro de som e prefeitura. Além disso, quase todos os anos algumas pessoas organizavam alguma cavalgada  passeio de cavaleiros , porém não prosseguiram anualmente não contavam ou divulgavam ou tinham um planejamento junto ao calendário da cidade.

Mas a partir de 2012 Daniel criou sua Comitiva para participar e organizar passeios pela região principalmente de Jaguariuna e Paulínia e desde 2014 vem organizando anualmente uma Cavalgada ou  Passeio de Cavaleiros (outra forma como também escrevem)  com o objetivo de criar essa nova tradição que tem tudo a ver com o distrito:

“Nosso projeto é tornar as cavalgadas em um evento tradicional de Barão porque está faltando isso aqui. Tem muitas pessoas, na Praça do Côco mesmo, , muitas senhoras que quando vê a gente fica emocionada “Nossa! A quanto tempo que não vejo um cavalo”. Segundo Daniel, as Comitivas organizam apenas cavalgadas e passeios para Jaguariuna, Montagner, Village Vale das Garças e outros lugares de Barão. “Mas são apenas Cavalgadas. Nada de Rodeio . Não fazemos rodeio”.

Mas como disse Daniel, para que as Cavalgadas se tornem uma tradição bonita, aberta ao turismo e a participação de todos é preciso um bom apoio dos comerciantes e principalmente da prefeitura e unidades poder publico também, sobretudo apoio logístico e de trânsito da EMDEC, Setec, Polícia Militar,  banheiros químicos, Departamento de Urbanismo  e do SAMU para casos de emergências  “nunca aconteceu nenhum acidente ou fato. Mas mesmo assim realmente precisa da presença do SAMU para o caso de alguma emergência. Mas ainda não conseguimos.”   Segundo Daniel até o momento apenas a ENDEC confirmou o apoio e presença no apoio ao trânsito.

“O que precisamos é um local para fazer uma festa todo ano para organizar com antecedência e ter apoio da prefeitura apenas com o trânsito, e com banheiro quimico segurança, SAMU essas coisas  porque o resto nos mesmos organizamos e não precisamos muito não. O que importa é manter a tradição”

(Fotos Selma Fernandes e Divulgação Comitiva do Barão)

maxresdefault

14925562_194515867622070_4933611097714281731_n

 

 

 

 

14908354_194515777622079_8047247498111012727_n

14925677_194516884288635_8023678696479964802_n14925449_194516350955355_1684667564825175560_nbcf2262b-2990-4d2e-b3b8-1eba01c04deb-e1539197722579

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s