Arte&Cultura

REGISTROS ORIGINAIS DO BOI FALÔ – 6 (1ª Festa do Boi – introdução do “Toninho” – por Antoniolli e Atílio -1988)

O 6º registro É APENAS a continuação do 5º de Gilberto Antoniolli

Trata-se da divulgação da 1ª festa do Boi  realizada no dia 1º de Abril de 1988.

Dias depois da carta publicada , Atilio e Darci Vicentin (e um grupo , incluindo Donizetti Gomes  que foi o locutor da festa) e é claro Antoniolli organizaram a 1ª festa que foi na rua Benedito Alves Aranha.- bem ao estilo italiano – para comemorar o “centenário” desse mito como contado por Antoniolli no Correio Popular

Antoniolli  foi quem doou todo o mantimento: 340 quilos de macarrão, 40 quilos de filé de sardinha, 10 caixas de tomate 70 quilos de cebola, 36 quilos de massa de tomate, 30 litros de óleo. Boa parte era do Supermercado Barão. Mas Atilio disse que  boa parte do material  tomate, cebola, alho , sal queijo ralado foram doados por amigos do CEASA.

O importante aqui é que PELA PRIMEIRA VEZ  APARECE O NOME DE TONINHO JUNTO AO MITO DO BOI!!! E AINDA COMO “ANTONINHO”  Até então ninguém havia falado esse nome entre os mais antigos entrevistados  (inclusive em registros posteriores) DE ONDE esse nome surgiu??

A divulgação da 1ª festa REPETE o parágrafo da carta enviada por Antoniolli  em que diz que “Apesar que ha quase duas décadas não mais existir o Capão  do Boi , local de árvores centenárias, onde hoje é o bairro Santa Genebra (avenida 1) , a lenda permanece viva na memória do povo

É óbvio  que não duvidamos que existam registros anteriores do boi falô. Talvez até que falem de Toninho. MAS ONDE??? Não ha comprovação Se for, só nos arquivos do Correio e Diario do Povo do da coleção Folha de Barão que está se perdendo na casa de João Ballesteros….

Mesmo entrevistando antigos – mais antigos que essa data – fica bastante difícil de saber se após mais de 20 anos de divulgação maciça pela mídia e TV Campinas – das incorporações dos anos  1888 e do nome de Toninho  – não tenham influenciado os mais antigos de Barão de hoje a repetir tais informações. Seu Zulmiro Fernandes com 93 anos continua contando sem Toninho e sem ano …

 

I0002609

I0002609

Atilio com os mantimentos em sua casa com o irmão Darci Vicentin

1ª FESTA DO BOI FALO 1 04 1988

1ª Festa do Boi Falô  com Donizeti na apresentação (foto de Donizeti Gomes)

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s