Arte&Cultura

REGISTROS ORIGINAIS DO BOI FALÔ – 7 – Antônio Ferrari – 1989)

0 7º registro é uma reportagem sobre Barão Geraldo de Ana Carolina Silveira pelo Correio Popular  publicada em 29 de janeiro de 1989. o Subprefeito era José Suassuna, indicado por Jaco Bittar que havia acabado de assumir. Nesse ano, não houve a festa do Boi.

“A importância do “Capão do Boi”

Nessa reportagem entrevistaram o ex inspetor de quarteirão  (uma espécie de policial de bairros rurais do início do século 20) depois chamado de “Sub delegado”  que trabalhava sem armas  e ex barbeiro Antônio Ferrari. Mas o principal entrevistado é o novo subprefeito o professor José Suassuna recem empossado pelo prefeito então eleito, Jacó Bittar.

A reportagem trata de várias questões de Barão inclusive a questão de maior autonomia do distrito. E também entrevista Ferrari sobre a história de Barão , sobre a importância da festa de Santa Isabel, a padroeira na época do trem (antes dos anos 1960) e ele fala inclusive do Boi Falô.

Mas Ferrari contou a versão tradicional : um trabalhador sem nome. pegou seu boi para trabalhar numa sexta feira santa. Sem nome POREM num local Não se sabe se ele disse para a reporter o nome do local . Mas a repórter não estava interessada em saber e mesmo escrever sobre isso. (nota-se pela rapidez com que descreveu inúmeros fatos falados. O desprezo ainda continuava grande)

O mais importante é que, além de confirmar a versão antiga (sem ano e sem nem escravo) Ferrari fez questão de lembrar O LOCAL onde ocorrera o mito do Boi: a reporter não colocou E protestou com raiva por Campinas ter derrubado as arvores do local – que antigamente era tido como (“con) sagrado” para os baronenses – sem nem ter conversado, consultado a população ou pedido autorização ! “Os prefeitos costumam dizer que a gente  não apita nada Mas na verdade quem os colocou na Prefeitura fomos nós!”  – declarou

Ferrari 1989

 

 

 

 

Ferrrari boi falo 1989

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s