Ambientalismo

PRAÇA DO CÔCO FEZ 20 ANOS

          No último dia 9 de abril a Praça do Côco fez 20 anos . De uma mera kombi que vendia caldo de cana e água de coco num lugar altamente estratégico, a Praça – com iniciativas mínimas  e pequenos, mas paulatinos, investimentos –  se transformou num dos  principais polos Culturais de Barão Geraldo, e até de Campinas, um ponto de referência   e num ponto de encontro de várias culturas. Mas a nosso ver,  não só sua posição estratégica  equidistante entre  Barão Geraldo  e Unicamp a  Praça do Coco  conseguiu ser um ponto de contato entre esses dois universos culturais muito diferentes: Barão Geraldo   (de uma cultura mais tradicional, mais velhos, comercial, centralismo local e prática)  com  a cultura da Unicamp ( moderna, ambientalista, mais jovens, universal e internacional e mais científica) O segredo talvez esteja em  ser um Ponto de Encontro Cultural e de Lazer voltado para as famílias – Que tem diversão e prazer aceitável para adultos e crianças –

Diante disso,  resolvemos republicar a reportagem de Milton Flaitt do Jornal Integração que a nosso ver traduz muito bem a historia da Praça abaixo

PARABÉNS SEU VALDIR BELLINI  E SEU VAGNER BELLINI TAMBEM !

QUE A PRAÇA PROSPERE E SEJA UM POLO DE PAZ E HARMONIA POR MUITAS DECADAS!

DUAS DÉCADAS DE PRAÇA DO CÔCO

(Milton Flaitt – Jornal Integração )

No dia 9 de abril de 1999 seu Valdir dos Santos pediu autorização da prefeitura e colocou sua kombi 1971 no velho leito da Funilense Sorocabana para vender água de côco e caldo de cana. Mas seu objetivo não era só de sobreviver mas também cuidar da praça e oferecer a Barão mais que uma alternativa de parada para os que passeavam pela região – de passagem entre a Unicamp e Barão Geraldo: um espaço social e de lazer.

Com recursos financeiros escassos e aliado à consciência social e ecológica , seu Valdir buscou junto a ferros velhos e cooperativas de reciclados, matérias primas para a implantação das infraestruturas e melhorias do local. Pneus velhos de tratores se transformaram em bancos e jardineiras, tambores de metal viraram mesas , peças de maquinas de lavar se tornaram vasos e lixeiras, A iniciativa chamou a atenção da sociedade e atraiu novos frequentadores. EM 2005 foi instalado um parque infantil na praça, doação de um hotel em que seu filho Vagner trabalhava na época. Foi o começo de um novo ciclo e o fortalecimento de um elo junto à comunidade do entorno que, enxergando na iniciativa um ato de zeladoria, e carinho pela praça , se referia ao espaço como “Praça do Côco”. “Estou pintando um quadro A Praça é minha tela e cada intervenção que faço é uma pincelada que dou. Aos poucos vou melhorando a obra”– dizia seu Valdir.

Em 2006 seu Valdir ganhou um reforço, Seu filho Vagner se juntou ao projeto e com um novo entusiasmo e novas ideias pautadas no conceito ja delineado por seu pai , trouxe algumas propostas contemporâneas. Uma verdadeira união da tradição com a atualidade. O que deixou a praça ainda mais atrativa para as pessoas de Barão Geraldo e atraiu cada vez mais pessoas de outras regiões da cidade. Pai e filho então colocaram suas ideias no papel, sonhando com um projeto mais amplo, on de buscavam um envolvimento maior com a sociedade e de se consolidar naquele espaço , um ponto contínuo de cultura, lazer, esporte e consciência ambiental. Um lugar onde haja o resgate da integração social, do convívio pessoal, que ao longo do tempo vem se perdendo , devido aos avanços tecnológicos.

Vinte anos se passaram e a Praça do Coco se consagrou como um local de referencia no que tange ao desenvolvimento sustentável das áreas verdes do município de Campinas, motivando seu Valdir e seu filho Vagner a continuarem trabalho de busca incessante da melhoria de serviços realizados e do bem estar dos milhares de frequentadores que mensalmente desfrutam do aconchego que a Praça do Coco proporciona. Parabéns pelo 20º aniversario Praça do Coco!

familia Praça do COco

57204003_284033439176214_776492098131066880_o

Reportagem de Milton Flaitt – Jornal Integração abril 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s