Ciência e Tecnologia

Engenheiro da Unicamp inventa o “biscoito de Feijão com Arroz”

Agora voce vai poder levar um prato de feijão e arroz na bolsa para almoçar  em  qualquer lugar  a qualquer hora do dia sem sujar pratos e panelas.  Trata-se do “Brasileirinho” o biscoito de arroz e feijão temperados.

“Chamado de ‘Brasileirinho’, o biscoito salgado é fruto da tese de doutorado do pesquisador David Wesley da Silva, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da universidade. O objetivo é ajudar as pessoas a se alimentarem melhor, deixando de lado o fast food e as comidas altamente processadas. “Essa combinação de arroz e feijão é extremamente nutritiva. E o biscoito não perde esta característica por ser um produto altamente concentrado”, conta.

A pesquisa durou em torno de dois anos e deu origem a um snack para ser levado na bolsa ou na mochila para ser consumido a qualquer hora do dia. O biscoito, que leva variações de temperos, foi submetido a uma análise sensorial de 120 pessoas com idades entre 18 e 25 anos. David conta que o alimento teve uma boa aceitação em quesitos como aroma, sabor e textura.

O biscoito é livre de glúten e lactose, sendo uma opção também aos veganos. A pesquisa deu origem a cinco fórmulas do Brasileirinho adaptadas aos hábitos de algumas regiões do país. É possível utilizar o baião-de-dois (feijão-de-corda) do Nordeste, o feijão carioca usado nos pratos-feitos do Paraná e de São Paulo, o feijão-preto do Rio de Janeiro, entre outros.”

“O próximo passo do pesquisador é conseguir uma empresa que fabrique o Brasileirinho em grande escala. O biscoito ainda é apenas o resultado de uma pesquisa, e é preciso avançar na questão da viabilidade.

Ele diz que já há algumas empresas interessadas, e espera que o biscoito de arroz com feijão esteja disponível nos supermercados a partir do ano que vem.”

Opções  Saudáveis

Embora o Brasileirinho ainda esteja à procura de uma grande indústria alimentícia, algumas multinacionais se movimentam para ocupar este espaço no mercado. Na semana passada, a Mondelēz International anunciou um investimento na Hu Master Holdings, empresa norte-americana focada em oferecer snacks minimamente processados e de alta qualidade.

Fundada em 2012 como um negócio de família dos irmãos Jason H. Karp, Jordan Brown e Jessica Karp, a americana Hu prepara refeições inspiradas na cultura alimentar do paleo-food, que combina ingredientes simples e livres de açúcar refinado, soja, laticínios e glúten. Hoje a marca desenvolve produtos variados focados em bem-estar e snacks veganos.

Entre os produtos desenvolvidos estão os biscoitos de amêndoa, mandioca e farinha de coco, o chocolate 70% cacau com manteiga de amêndoas e quinoa, e o café orgânico 100% arábica.”

(com informações do Gazeta do POvo)

Foto: David Wesley da Silva/ANtoninho Perri

biscoito-arroz-e-feijao-1-foto-antoninho-perri-divulgacao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s