Bairros

“Cata-treco” recolhe 21,4 toneladas de lixo na Zona Sul. Em Barão imóveis fechados preocupam

Neste mês a a secretaria de Serviços Públicos coletou cerca de 21,4 toneladas de lixo e potenciais criadouros de dengue. em ação conjunta com a Secretaria de Saude entre os dias 10 e 15 de junho . Quase tudo da região chamada de “Noroeste”.A ação continua nesta semana. E a partir desta terça-feira, dia 18, os trabalhos serão intensificados tambem na região Sul As equipes atuarão no Parque Oziel. “É importante que as pessoas recebam os agentes. A remoção do lixo e dos criadouros é fundamental”, disse a coordenadora da Vigilância de Agravos e Doenças do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Tessa Roesler.

Duas equipes de caminhões cata-treco acompanham os agentes de saúde que fazem o trabalho de orientação casa a casa.Segundo a diretora da DEVISA a luta contra a dengue exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte de cuidados com os espaços, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros.

EM BARÃO IMOVEIS FECHADOS PREOCUPAM

As equipes do Centro de Saude ainda estão vistoriando varias casas em Barão e fazendo campanha . A Dra. Regina, coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva do Centro de Saude de Barão esteve na ultima reunião do CONSEG Conselho de Segurança para informar dados da secretaria e das ações para combater a a epidemia da dengue e prevenção. e pedir ajuda da população para atender os Agentes COmunitários de Saude e para que não deixem acumular água em recipientes, e que façam limpeza em terrenos e imóveis, mesmos aqueles que estejam temporariamente inabitáveis. “Caso isso não ocorra, o poder público fará uma notificação ao proprietário” e cobrar multa e entrar com outras medidas jurídicas cabíveis.

Ai vão algumas medidas propostas pelo CONSEG para ajudar nisso
* Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

* Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

* Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

* Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

* Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

* Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

* Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

* Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

* Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

* Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

* Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

64437844_2250326358350288_6348525090182791168_n

foto Luis Granzotto

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s