Bairros

CONSEG cobra da Prefeitura execução de serviços urgentes em Barão. Próxima reunião dia 2-7

A nova gestão do Conselho de Segurança de Barão Geraldo  vem se descentralizando e tentando fortalecer  as principais necessidades dos  bairros, que são encaminhadas pelos moradores, e vem cobrando da  Prefeitura  soluções para esses principais problemas. Principalmente  os que são  ou influenciam diretamente na segurança como  iluminação, poda de  matagal, falta de sinalização, problemas de trânsito e até as questões da falta     d´água e saúde. É o que resultou das  reuniões  anteriores  em que  o CONSEG encaminhou solicitações  diretamente à Prefeitura e empresas   municipais (como SANASA, EMDEC, etc) .

Na última reunião de 4 de  junho, além das  noticias  de segurança e policiamento  e noticias do  próprio CONSEG foram também abordados problemas sérios e constantes em vários bairros de Barão.

Um deles foi sobre o trânsito  na rua Eduardo Pereira de Almeida (que vem da Região da Mata  e passa por baixo da Zeferino)  que é um caos  entre as 6 e as 9 da manhã e não conta com nenhuma fiscalização por tratar-se de área de divisa entre a atuação da EMDEC e da Rota  (e, no caso de segurança, da Policia Militar Rodoviária) .  Outra questão abordada  também foi sobre a falta de semáforos e de carretas que às vezes fecham toda a passagem que é um “trevo” sob o pontilhão”  em todos os sentidos. E também foi falado  que o transito está perigoso na rua Uirapuru, do Jardim São  Gonçalo  e que é necessário a cobrança de maior fiscalização  da Policia , EMDEC etc.

Outra questão  apresentada pelos policiais militares que  receberam denúncias de casas abandonadas no Jardim Independência  e outros bairros do distrito que estavam  sendo ocupadas E que , quando eram descobertos , cobravam algum valor em  dinheiro  para saírem dos imóveis.  Políciais e alguns presentes questionaram qual seria a melhor solução dessa questão de segurança  e o que a Prefeitura  ou PM poderia fazer nesses casos.

Falou-se também de um caso de muitos ônibus da  (transurc) que  estão sendo estacionados  na rua Ângelo Vicentim o que atrapalhava o trânsito e tornava mais complicado o estacionamento de moradores e trabalhadores locais. Tambem abordou-se um boato sobre o uso de drogas por parte dos reeducandos que prestam serviços à Prefeitura,  Um morador  do  Solar de Campinas  informou que o bairro esta `sa escuras e cobrou para que a Prefeitura  agilize a iluminação pública na praça do bairro Solar de Campinas

E também sobre a constante  falta de água em vários bairros de Barão e o desprezo e pessimo tratamento  dado pela SANASA ao contribuinte. 

Devido a isso, no dia 11 de junho o CONSEG  protocolou vários oficios apontando alguns problemas: solicitando  que a prefeitura faça um estudo “para resolver o problema  de  transito lento na rua Eduardo Pereira de Almeida por baixo da no cruzamento com a rodovia Zeferino Vaz” que afeta os moradores da Região da Mata S. Genebra.

Um deles solicitou que a SANASA inicie  a substituição dos canos antigos para novos  em todo o distrito para evitar os constantes problemas  nas redes de abastecimento;  outro para a Secretaria de Serviços Públicos solicitando que  seja melhorado  (nivelado)  as  ruas dos bairros  Bosque das Palmeiras e Jd Santa Cãndida  para facilitar o trafego de pessoas e veículos. E que isso seja feito de forma coordenada  e informada aos moradores com previa, para que os problemas disso recorrentes sejam evitados.

Outro oficio, solicitava também podas e limpeza do mato na Estrada  Weimar Morandi  e  Vizinal Anara     e também a iluminação da Weimar Morandi que ficam entre o Village e o Bosque das Palmeiras  (como ja divulgamos antes).

Estrada  Weimar Morandi ,, não iluminada, que serve de atalho alternativo  entre a o Village e o Bosque das Palmeiras como outra saida para a estrada  e que , conforme a PM e local de connstantes assaltos, roubos  estupro e esconderijo de drogas

2 )  Abrangência do  CONSEG e o projeto “Vizinhança Solidária”

Outro assunto importante  que  foi bastante discutido  era sobre a necessidade de -reflexão e rediscussão sobre abrangência do CONSEG  Barão que hoje  representa cerca de  63 bairros do distrito e fora dele (na área do  Montagner,  TIC (Terminal Intermodal de Cargas) Pe. Anchieta,  São  Marcos Parque Cidade S  Monica etc)  e o COnselho  tem poucas  informações e discussões dessas áreas .  O mais viável para muitas  pessoas  seria a criação de um novo  CONSEG para discussão daquela área  muito distante de Barão  (em termos de segurança e com várias rotas de fuga).  

Por causa disso, houve uma cobrança de uma solução para o “Vizinhança Solidária” por parte do representante do bairro Campo Florido, Samuel Ribeiro da Silva , morador  que faz parte do Vizinhança  do bairro  (que fica região do T.I.C.s  na divisa com Aparecida) Segundo Samuel, os bairros dessa área  não tem nenhum respaldo do CONSEG e – conforme o regulamento

3)  OUTROS  ASSUNTOS

Durante  a reunião foram informados ou discutidos outros assuntos como: A reunião foi iniciada  com uma exposição do Programa PROERD pelo cabo Conde (com aulas de  prevenção às drogas , dadas por PM´s geralmente, nas escolas num programa da Secretaria de Segurança do Estado . (O jornal  tambem divulgou a formatura  da turma do  PROERD. Posteriormente foi dado o informe da retorno do patrulhamento de motocicletas ; Sobre a necessidade de Ronda Escolar na escola Hilton Federici,  o sr Douglas  que trabalha na escola,  informou que a direção ja havia solicitado  reforço na ronda por ofício  à 3ª companhia PM no inicio do ano  nos horários noturnos de entrada e saída e segundo ele foram  sempre atendidos Mas nos últimos meses nenhuma viatura tem aparecido com mais frequência. 

64807736_443538126224350_7215452887281827840_nTambém houve uma palestra de apresentação da Dra Regina   do departamento de Saude Publica do Centro de Saude de Barão(que ja divulgamos antes),  sobre a preocupação da Secretaria com a epidemia de dengue  que se alastrou  praticamente só na Zona sul da cidade ,  mas que também fez milhares de casos na Zona Norte em que Barão se encontra (e onde uma jovem faleceu de Dengue (no Pe Anchieta). Dra Regina apresentou varios dados  da luta  contra a dengue  não so em Campinas , como em todo o Estado e pais e  apresentou varios cuidados e recomendações para seu combate  como não deixar  acumular água de chuva em recipientes abandonados; fazer a a limpeza e acero em terrenos e imóveis, inclusive os vazios  temporariamente. Inclusive que ha um decreto municipal  que autoriza a prefeitura a  notificar e multar o proprietário e até solicitar sanções  na justiça em casos reicindentes.

Também foi falado sobre a participação da diretoria na Reunião do CMSP – Conselho Municipal de Segurança Publica em maio.  Este mes porém, atraves de sua pagina, o CONSEG  anunciou que também participou da 100ª reunião ordinária do CMSP, cujo tema principal discutido foi sobre “Fake news” ou melhor noticias falsas. e os aspectos criminais  e consequencias na segurança publica . E conforme a PM  quem compartilha informação falsa sem averiguar a autenticidade dela pode responder por crimes como calunia injuria e difamação e outras.

Necessidades do CONSEG

O Conselho  discutiu e pretende criar  algumas coisas como: a criação de crachás para os membros diretores, a criação de  formulários para  cadastramento de  demandas e necessidades do distrito apresentadas, assim como outra para sugestçoes de melhorias em Barão Além da criação de uma pagina de divulgação no Face que ja apresentamos

PRÓXIMA REUNIÃO  NA TERÇA DIA 2 DE JULHO

A proxima reunião ordinária do CONSEG Barão Geraldo será realizada na próxima terça, dia 2. E para essa reunião o Conselho programou duas palestras relacionadas á Segurança. Uma palestra será com o major Jaime da Polícia Militar  e a outra palestra será com o estudante Cauã do Instituto de Geociências da Unicamp. As reuniões  sçao realizadas na sede social da  Paróquia Frei Galvão que fica na rua Angelino  Gregório 46 no Jardim América  e convida a todos os que querem contribuir com as melhorias em Barão Geraldo a participarem

65158553_407268176546811_7923670536008237056_n

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s