Bairros

Vizinhança Solidária abaixa índices de criminalidade em Campinas

Por Vinicius  Fonseca

O programa “Vizinhança Solidária”  foi novamente o principal tema de debate no ultimo encontro do CONSEG ( o Conselho de Segurança de Barão Geraldo) realizado  terça-feira (6) e que teve a participação do advogado dr. Marcos Alves, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Campinas. Segundo ele, o programa – criado pela Polícia Militar do estado de São Paulo –  ajudou  a reduzir em mais de 50% a criminalidade em Campinas. A reunião  foi  conduzida pela presidente  Neusa Monteiro Fernandes e contou com a participação do tenente Gutemberg Felipe, chefe do grupo “Escoteiros do Mar 102” do grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo,  do subprefeito Donizetti Gomes e da vereadora Mariana Conti e cerca de 60 moradores.

Benefícios do Vizinhança Solidária

O programa que teve início em Campinas há 8 anos no bairro Taquaral, agora já possui 83 núcleos em toda Campinas, com um total de 140 mil pessoas participando, que como disse o dr Marcos Alves é algo em torno de 14% da população campineira. E todos esses núcleos são organizados a partir dos 11 CONSEG de Campinas.

Nas palavras do Dr. Marcos, o programa Vizinhança Solidária passou a ter
resultados concretos nos últimos 4 anos e está fortemente ligada o exercício de
cidadania dos moradores, assim como o apoio dos CONSEG na organização dos
núcleos “Nos últimos 3 anos antes da consolidação do programa Vizinhança
solidária, de acordo com o levantamento do capitão, os índices de criminalidade
nesses grupos caíram mais de 53%” comenta o advogado.

Em algumas regiões como a área do Carlos Gomes, Gargantilha, Monte Belo I e
Recanto dos Dourados a implementação de políticas públicas só foi possível por causa da atuação do CONSEG. Sem isso, eles não tinham essa perspectiva :

“Por serem áreas muito carentes, nós nos reunimos com o secretário de Relações
Institucionais, o secretário de Planejamento e com o presidente da SANASA isso agora em fevereiro. Conseguimos 120 milhões para investir em infraestrutura lá e aceitaram pelo Gargantilha, região mais humilde. Isso vai mudar por demais a vida de toda aquela população que é trazer infraestrutura de água, esgoto e o asfalto. A segurança será uma consequência”.

Para Alves, Todas essas conquistas foram feitas por causa do exercício da solidariedade e cidadania das pessoas, que é a  premissa básica do projeto “Está dando certo, agora a população precisa participar desse processo” completa o advogado. Um bom exemplo de sucesso  do Vizinhança solidária foi a organização do Núcleo no Parque das Flores onde o índice de criminalidade na região é zero.

Jornais locais e as redes sociais no processo

Segundo o dr Alves, os jornais locais têm desempenhado um papel crucial como destaca o presidente do conselho “Lá na região do Taquaral contamos com a ajuda do Jornal Alto do Taquaral para divulgação do Conseg, e por isso é importantíssima a presença dos jornais de locais” disse o presidente do Conselho.

Além disso, a população têm se mobilizado com o uso das redes sociais, que é crucial para a comunicação. Geralmente a organização e a notificação de alguma atividade suspeita no bairro é feita por whatsapp. Todos os grupos organizados do CONSEG são feitos por grupos do aplicativo, onde são debatidos somente assuntos de segurança “Dizer bom dia, boa tarde, mandar uma oração é muito bem vindo em outro grupo, mas nesses não. Por que na hora que surgir qualquer mensagem neste grupo será de segurança pública”. disse ele

Marcos Alves também apresentou vários outros casos de sucesso  na implantação do Vizinhança Solidaria em Campinas e colocou a disposição os dados estatisticos levantados pela PM relativo  a atuação com o programa. E falou sobre  a importância da sociedade se unir para a implantação deste programa que ajuda muito a população. Ele também se comprometeu a ajudar o CONSEG na manutenção e implementação de um Núcleo do programa na região do Campo Florido que também é responsabilidade deste CONSEG.

OUTROS ASSUNTOS 

Além dessa  houve  uma segunda palestra do tenente Gutemberg Felipe, chefe do grupo “Escoteiros do Mar 102” do grupo Escoteiro do Mar Velho Lobo  que contou a historia e os fundamentos dos  Escoteiros  e de sua importância  para a educação , para a formação da disciplina e e do trabalho desinteressado em prol da sociedade, na preservação e boa convivência com o Meio ambiente e contou a experiencia de seu grupo.

Reclamações sobre o barulho dos bares  na Vila Santa Isabel e Jd. América continuam

Segundo moradores locais, a situação continua a mesma ha anos. Em alguns casos houve melhoras em  relação ao barulho alto, “Mas logo voltam a fazer de novo.” – disse a moradora do Jd América,  Selma Coelho.

A principal queixa vem dos bares em frente à praça da igreja da Comunidade Sant’anna: “Nós moradores do Jardim América estamos sofrendo ha anos com vários bares que ficam abertos a noite inteira como Villa bar, Maria bigode e o Bar dos Amigos que tocam bandas de música ao vivo. Já ligamos no 190 mas a polícia não aparece, diz que possui ocorrências mais importantes” disse Selma. Segundo ela, mesmo quando realizam protocolos de atendimento na prefeitura, nenhuma atitude é realizada sobre isso. O protocolo feito pela moradora foi entregue para o subprefeito Donizetti que investigará o problema. A vereadora Mariana Conti participou da reunião apoiou as moradoras e reforçou apoio a solicitação feita pelos moradores do distrito quanto a melhoria na iluminação em vias e praças publicas

O subprefeito Donizetti  Gomes, como parte do CONSEG, também apresentou que a subprefeitura de Barão Geraldo continua nos trabalhos de tapa buracos, de poda de arvores e iluminação de praças. O que é uma medida também necessária para a segurança primária.

Ocupação no Vale das Garças

Um morador  do Residencial  Vale das garças  apresentou a situação de que vários terrenos do bairro ocupados  têm preocupado os moradores do bairro Vale das Garças Isso  por causa do risco de enchentes, devido às habitações irregulares.

Segundo o presidente doconselho  do Taquaral, dr Marcos Alves, a situação é mais fácil de corrigir quando as invasões ainda estão começando “no Campo Grande há um área que foi invadida recentemente. Eu liguei na secretaria da habitação numa sexta-feira, logo na segunda a Guarda Municipal já estava lá com as máquinas, tiraram tudo de lá e depois limparam o terreno.” diz o presidente do conselho, que participou das ações no Campo Grande.

No caso do Vale das Garças o problemas é mais sério, já existem casas construídas
na região “Agora que estão fazendo aterro a água não tem onde escoar e corre o
risco de inundação. Têm máquinas trabalhando, casas sendo feitas, tudo isso em
área de proteção ambiental” reclama um morador da região que nao quis se identificar.

RECADOS DA DIRETORIA

A presidente do CONSEG  Neusa ao final apresentou vários dados importantes para a população. Em resposta a solicitação feita pelo CONSEG  (sobre a substituição da rede de água publica de forma planejada para que não ocorra prejuízo para a população , texto do protocolo 502193/19, ), a SANASA respondeu que existe contrato já firmado e o prazo estimado das obras em torno de 3 anos, entre 2020 e 2022.

Segundo a presidente, a Guarda Municipal coloca-se a disposição de toda a população através do 153, para emergências e também perturbação do sossego, onde tomara as devidas providencias.

Também a Policia Militar, solicita a toda a população que faça Boletim de Ocorrência e registre para que as devidas providencias sejam tomadas.

Neusa disse também que Conseg agradece ao padre Luiz Carlos, por sua disponibilidade total em serviço da Comunidade, cedendo o espaço físico do Salão Paroquial para que a reunião do Conseg possa ser realizada. E solicitou  a todos os participantes que não estacionem seus veículos em cima da praça em torno da igreja. “Por se tratar de um evento 100% voluntario pedimos a todos a colaboração e que nos ajude a tornar o evento cada vez mais produtivo e participativo.” – disse ela que o estacionamento cm cima da praça pública é proibido.

Ao final a presidente agradeceu a participação de todos e convidou a todos  a participar da  próxima reunião será no dia 03/09 as 19hr, com a palestra sobre  PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS, com a presença do  vereador  Nelson Hossri.

 

67723490_430172067589755_196896539392606208_n

68300823_430172194256409_7023347469807255552_n

68249735_430172294256399_4896189849024856064_n

tenente Guttemberg Felipe

IMG_20190806_212053143

Da esquerda para a direita: seu Antônio da diretora, Marcos Alves – presidente do Conselho Municipal , Neusa Monteiro – Presidente e CONSEG Barão e tenente Guttemberg  do

Vinicius  Fonseca

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s