Ambientalismo

[EDITORIAL] BRASIL 197 ANOS! porque é fundamental reconhecer a data e o sentido do nascimento do Brasil em 1822

ENTRE O LIBERALISMO BUSCADO E O CONSERVADORISMO IMPOSTO

A maioria dos países Ocidentais (europeus) consideram o seu NASCIMENTO  ou aniversário no dia de sua independência de outro governo. É a sua DATA NACIONAL. Normalmente, a data de alguma revolução, mudança da ordem e do estatuto jurídico, independência ou golpe. Portugal considera o ano de 1139. A Grã Bretanha dia 11/5/1707. Os EUA em 4 /7/1774 e a França no dia da Bastilha 14/7/1789

ANTES DESSAS DATAS NÃO HAVIA UM PAIS CHAMADO BRASIL. 

A primeira idéia de tornar o Brasil uma Nação, surgiu no Contexto do questionamento das altas  taxas de mineração a serem levadas para  Portugal mercantilista a partir de 1780 Esse questionamento era de empresários e grupos de  profissionais letrados na Europa, que conheciam  o LIBERALISMO e sua ascensão popular na Europa – a partir do Iluminismo – junto com o crescente fortalecimento da burguesia (comerciantes) -seus principais líderes – que lutavam contra o Mercantilismo e o “Antigo Regime (reis)” que não mais conseguiam se sustentar. Mas esse grupo  foi descoberto e criminalizado. 

Após a revolução Francesa, Napoleão militar e defensor do liberalismo, tornou-se imperador e conseguiu realizar um acordo entre aristocratas e grandes burgueses e tinha o objetivo de levar a necessidade de  combater os governos imperiais  que queriam acabar com a Revolução Liberal francesa. E conquistou muitos seguidores na Espanha e Portugal. Os liberais fizeram  uma revolução em Portugal e  com isso o rei D João 6º veio para o  Brasil em 1808. Em 1815 Napoleão  foi derrotado e os reis e imperadores  remontaram o mapa da Europa e o embaixador ingles pediu para que o Brasil se tornasse um Reino  ligado à Portugal, o que foi aceito por D João. E também a abolir os escravos. Na pratica, foi a primeira fez que o Brasil passou a existir como um pais. E teríamos 204 anos. 

Em 1820-21 os governantes liberais de Portugal promulgaram uma Constituição e exigiam que o Rei D João a aceitasse e prometesse cumpri-la sob pena de perder o trono Então D. João decidiu retornar e assumir ANTES PORÉM preparou os principais lideres políticos ligados ao império  -e a seu filho D. Pedro – a  NÃO DEIXAREM  os liberais chegarem ao poder no Brasil. E assim o “príncipe  regente” – bastante influenciado pela  imagem napoleônica – resolveu tomar o poder do Reino para  MANTER O ANTIGO REGIME. Para impedir qualquer  influencia liberal e criar um pais Conservador. E no dia  2 de setembro de 1822 a Imperatriz Leopoldina no palácio que pegou fogo, assinou o decreto declarando que não mais seguia as ordens de Portugal. D. Pedro só ficou sabendo 5 dias depois quando retornava da casa de sua amante. 

Durante todos os anos seguintes ATÉ 1945  O Brasil  se tornou um pais CONSERVADOR com a necessidade de uma aristocracia que comandasse tudo, e um povo que deveria apenas trabalhar e rezar sem se intrometer. 

E È POR ISSO que A DATA DE FUNDAÇÃO DO BRASIL COMO PAIS COMO NAÇÃO É 1822 E HOJE FAZEMOS 197 ANOS COMO UM PAIS 

Foi somente após a 2ª Guerra , por imposição dos EUA, que o Brasil decretou uma Constituição LIBERAL em 1946 e entrou num período de ‘PROGRESSO” acelerado  com fortes investimentos  do capital internacional, nova capital, inumeras industrias de base,  criação e construção de milhares de municípios, escolas, universidades, hospitais, milhares de estradas e automoveis, televisão telefones etc. 

Mas não durou muito! Os “CONSERVADORES” (militares e católicos) retomaram o poder em  1964. E os motivos não foram reais. Havia um avanço e progresso  LIBERAL  E assim como nos EUA , França Inglaterra eram necessarias as “reformas de base” CAPITALISTAS!  Mas o motivo  mesmo era esse: IMPEDIR  o desenvolvimento do  liberalismo  E que é MUITO diferente do que se apregoa hoje. 

E na verdade é o que propõem os partidos que se auto intitulam de “esquerda” Os Liberais  chegaram ao governo com Collor e deu no que deu. Retornaram com  Fernando Henrique e  Lula. Se envolveram com corrupção. Resolveram mudar o governo. E COLOCAR UM GOVERNO  CONSERVADOR  NA APARÊNCIA E LIBERAL NA ECONOMIA. 

E ate agora ainda NADA  fizeram e dizem depender da Reforma da Previdência… 

E – AO NOSSO  VER NAO VAI DAR  CERTO  POIS NÃO E POSSIVEL SER LIBERAL E CONSERVADOR AO MESMO TEMPO!  Por isso o Brasil continua e RETROCEDEU  VOLTOU a ser o “pais do atraso”!  Ao na pratica fortalecer uma aristocracia. 

Enfim o Brasil foi construído  para IMPEDIR o  progresso  liberal – como nos EUA, na Europa , na Russia, Japão, Australia, tigres asiaticos, Canadá Africa do Sul e como atualmente prolifera até na China. No nosso entender – e é o que defendemos – para que o pais  cresça como  um pais milionario É URGENTE ABANDONAR O CONSERVADORISMO, IMPOR UM FORTE INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO, CIENCIA  OS DIREITOS HUMANOS COMO UNICA POSSIBILIDADE DE GARANTIR O PROGRESSO LIBERAL CAPITALISTA! 

NÃO É DESTRUINDO TODAS AS RIQUEZAS NATURAIS (como  fazem a Vale, a Monsanto e INUMERAS OUTRAS  EMPRESAS  e empresarios da região – e com todo apoio do atual governo) que nos tornaremos um grande pais Muito ao contrario , nossa decadência começou! 

Se nos  principais paises do mundo a revolução Liberal garantiu a ” Liberdade” e hoje luta por igualdade e fraternidade, no Brasil nem mesmo a liberdade ainda foi garantida. 

Esperamos que a partir de seus 200 anos (2022)  O Brasil ENTERRE O CONSERVADORISMO  E decida-se DE UMA VEZ POR TODAS PELO PROGRESSO LIBERAL  como descrevemos acima. E a viabilizar  como realmente

1566645226_292535_1566647216_album_normal (1)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s