Arte&Cultura

Aos 17, Flautins lançam “Na Pisada”, seu segundo CD, e várias produções

O grupo Flautins Matuá esta lançando hoje , 1º de dezembro, seu novo do álbum ‘Na Pisada’ em CD e nas plataformas digitais:  spotify, deezer, youtube, itunes.

E no início de 2020  (logo  depois do Carnaval) o grupo lançará o disco em vinil e até o fim do primeiro semestre estreia o primeiro videoclip do grupo .(VEJA ABAIXO OS LNKS)

Flautins 2019

Conforme a divulgação do grupo, o novo trabalho ‘Na Pisada’ passeia por diversos ritmos, mostra a diversidade de influências do grupo, misturando a tradição com o urbano, o Brasil com o mundo, o ancestral com o novo, apresentando um repertório, na maior parte, autoral com composições de Fernando Tocha, Iago Tojal e João Arruda, e com músicas de Carlos Malta, Egildo Vieira, João Bá e povo Kariri Xocó. O álbum conta também com as participações especiais de peso de Carlos Malta, Éder ‘O’ Rocha, Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa, Carlos Valverde, Edu Guimarães, e Victor Giraldo (Colômbia).

A sonoridade do álbum traz instrumentos tradicionais como o pífano (flauta de bambu) e a viola caipira de cabaça, ambos com efeitos, experimentando a mudança de timbres com a psicodelia da tecnologia no som, além do charango andino, do baixo elétrico e um arsenal de percussões e samples. “Esse é um disco que reverbera parte das influências e experimentações artísticas com as quais tivemos contato dentro das culturas populares do Brasil e do mundo ao longo da nossa trajetória, lembrando, também, um quê de música popular mais urbana e moderna”, comenta Fernando Tocha.

O álbum conta com a direção musical do violinista e rabequeiro Esdras Rodrigues, com a direção rítmica e percussiva do percussionista pernambucano Eder ‘O’ Rocha, e também conta com o design gráfico de Bia Porto e fotos de Raphael Valverde e Paulo Arruda. O disco foi gravado em sua maioria nos estúdios Mário Porto e Ventamoinho, ambos em Campinas, tem a mixagem de João Arruda e Flautins Matuá, e masterização do Estúdio Reference Mastering, com Homero Lotito, em São Paulo.

O álbum  é resultado do ‘Projeto Na Pisada’, contemplado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo através do ‘ProAC Edital 2018 – Música Popular Instrumental’ para gravação e circulação de álbum inédito e teve a produção executiva das empresas Tocha Produções em parceria com a Celeiros Produções.

Sobre o Flautins Matuá

O Grupo de Pífanos FLAUTINS MATUÁ é formado pelos músicos Fernando Tocha (pífano e voz), João Arruda (viola caipira, charango, percussão e voz), Yandara Pimentel)  (zabumba, percussão e voz), Iago Tojal (contrabaixo, percussão, pífano e (voz), Marcelo Falleiros (violão, contrabaixo, cavaquinho, percussão e voz), Cris Monteiro (percussão e voz) e Marina Reiter (percussão e voz). Inspirados pelo universo poético popular brasileiro, os elementos centrais das criações do grupo se baseiam no pífano, na percussividade e na cenicidade para interação com o público. O grupo vivencia e se inspira há 17 anos no universo poético popular brasileiro, apresentando em suas criações artísticas a sonoridade dos instrumentos tradicionais; os ritmos e a corporalidade presentes na cultura popular do Brasil e do mundo; além das influências musicais de diversas linguagens, da presença cênica e da interatividade com o público.

As vivências nas danças, nos ritmos e nos instrumentos tradicionais divididas com mestres da cultura popular, são levadas aos palcos mundo afora. O grupo construiu uma carreira sólida, criando 5 espetáculos para todos os públicos e 2 discos – Fuá na Cidade (2010) e Na Pisada (2019/2020). Em sua trajetória, o grupo foi contemplado em mais de 10 prêmios de fomento às artes; realizou 2 turnês europeias; apresentou seus espetáculos em diversos festivais e centros culturais pelo mundo afora; conduziu dezenas de oficinas culturais de formação de público; produziu diversos eventos de difusão da cultura popular; e fizeram parcerias com grandes mestres da música e da cultura brasileira, como Chico César, Carlos Malta, Banda de Pífanos de Caruaru, entre outros, sendo um dos primeiros grupos representantes do pífano no sul do Brasil.

 Segue também os materiais online para a divulgação do Show do Disco Na Pisada:

Disco Na Pisada em primeira mão antes do lançamento:

https://soundcloud.com/flautinsmatua/sets/na-pisada

Teaser Show do Disco Na Pisada

 https://www.youtube.com/watch?v=DzyRLBTpEPs

Teaser Gravação do Disco Na Pisada

https://www.youtube.com/watch?v=C8a6aPBNCrY&t=38s 

Mais infos do Show do Disco Na Pisada

https://www.flautinsmatua.com.br/na-pisada

ACOMPANHEM OS CANAIS DO GRUPO

Site: https://www.flautinsmatua.com.br/

Face: https://www.facebook.com/flautins.matua

Canal Youtube: https://www.youtube.com/user/MatuaFlautins

SoundCloud: https://soundcloud.com/flautinsmatua

Instagram: @flautins.matua

 

(Vinicius F)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s