Arte&Cultura

Paulínia cria “Biblioteca Viva” para idosos

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Paulínia inaugurou ‘Biblioteca Viva da Terceira Idade” no ultimo dia 13 no Centro de Convivência da Melhor Idade. Ação faz parte do projeto ‘Asas para Leitura’, oferecido pelo Centro de Convivência com o objetivo de “Estimular o hábito de leitura nas pessoas da Terceira Idade”.

O evento de inauguração contou com a presença das autoras do livro ‘Paulínia – História e Memória – Dos Trilhos da Carril Às Chamas do Progresso’, Meire Muller, que também é secretária de Educação de Paulínia, e Maria das Dores Soares Maziero. A dupla fez um bate-papo com os participantes sobre a história da cidade e ainda ofereceu dois exemplares do livro, que foram sorteados entre os idosos.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Paulínia, Fernanda Cazellato, prestigiou o evento e parabenizou os responsáveis pela iniciativa. “Essas ações, que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos vão de encontro com nossos anseios de oferecer para essas pessoas cada vez mais condições de desfrutarem a vida da melhor forma possível”, afirmou.

De acordo com a responsável pelo projeto, a pedagoga Conceição Teixeira Alvez Teles, o acervo da biblioteca já conta com mil exemplares e todos foram doados pelos próprios idosos. “Temos títulos de vários gêneros. A ideia é fazer com que eles criem o hábito de leitura, pois ler traz um ganho intelectual e social muito grande para os idosos”, explicou. Segundo ela, após lerem os livros, todos fazem uma resenha da publicação escolhida.

A aposentada Maria do Socorro Alencar Lins contou que já pegou um livro da biblioteca e pretende repetir o feito. “Gosto muito de participar desse projeto, por isso, pretendo continuar lendo. Sinto que tive uma melhora para me lembrar das coisas. Parece que a gente fica mais esperta”, contou.

Mais de 100 idosos participaram do evento de inauguração, além do vice-prefeito, Sargento Camargo, da Secretária de Assistência Social e Cidadania, Rita Coelho, e dos vereadores Zé Coco e Daniel Muller.

 Projeto ‘Asas para a Leitura’

O Projeto ‘Asas para a Leitura’ conta com a participação de 62 idosos e é oferecido no Centro de Convivência da Melhor Idade e nos Cras dos bairros João Aranha e Monte Alegre.  Este projeto permite fazer uma abordagem, visando fortalecer e otimizar as capacidades cognitivas residuais.

O ponto de partida de cada atividade, de acordo com a pedagoga responsável, são textos como fábulas, contos, poesias, além de exercícios que estimulam os processos cognitivos. “O hábito da leitura beneficia a saúde física, mental, e emocional. Estamos muito felizes e agradecidos a todos que não têm medido esforços para que este projeto aconteça”, pontuou a Secretária de Assistência Social, Rita Coelho.

A pedagoga explicou ainda que a leitura mantém a mente em atividade, recebendo estímulos constantes e até assimilando novos conhecimentos, além de contribuir para evitar ou retardar o aparecimento ou progressão de doenças neurológicas degenerativas como o Alzheimer, por exemplo. “Dentro os benefícios, estão a redução do stress, ampliação do vocabulário e melhora na comunicação”, destacou.

biblioteca 3a 1

biblioteca Paulinia2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s