Arte&Cultura

União do “ABRE ALAS” abre o Carnaval de Barão com muitas novidades

Os organizadores  do Carnaval 2020 em Barão – Blocos e Comerciantes – decidiram várias propostas novas para este ano. Além da realização do Pre Carnaval no último dia 16,  outra novidade foi a criação dessa apresentação “ABRE ALAS” nessa sexta , 21 de fevereiro. Será uma apresentação bem mais rápida e com a  participação dos comerciantes entre as ruas Francisco de Barros Filho e irão até a Praça Durval Páttaro apenas.

Segundo informou  Hidalgo Romero, um dos organizadores e participante do bloco Cupinzeiro, o objetivo  do evento  é retomar  uma convivência pacífica e prazerosa  entre moradores, comerciantes e os foliões dos  blocos, como havia antigamente,  e mostrar que o  Carnaval além de ser  uma necessidade catártica  e de cultura e lazer da  população, movimenta e alavanca a economia local e  é uma oportunidade  de desenvolvimento turístico e investimentos em turismo e cultura pela propria comunidade. “Percebemos que muitos comerciantes são favoráveis  ao Carnaval em Barão e o objetivo e criar um acordo para dissipar essa ideia de que o carnaval e os blocos são “inimigos do distrito” e poder olhar o desfile dos blocos sob uma nova perspectiva e ótica  .Essa é a proposta do Abre Alas.  Uma proposta de acordo entre os diferentes atores sociais” – disse ele

O evento  terá uma grande Feira livre  na praça , com artesãos e prdutores de alimentos  e cada bloco fara uma mini cortejo  se apresentando ao publico.  Haverá também uma campanha de arrecadação de alimentos para a Paróquia São Marcos e para os estudantes indígenas da Unicamp. “Alem disso haverá uma barraca da prefeitura com o Forum de CUltura de Campinas fazendo a campanha , agentes da saúde publica fazendo a campanha contra DST Aids e agentes da Secretaria de Cultura.

Hidalgo lembra que o Carnaval sempre foi uma tradição já antiga das grandes cidades e  também na cidade de  Campinas que foi  reduzida, segundo  ele,  devido  ao preconceito com os blocos.  Mas em Barão o carnaval de rua apesar de ter começado só ha 20 anos , cresceu  demais em pouco tempo,  mais que a “capacidade de poder publico e da sociedade de lidar com esse crescimento”. E os fatos e crimes ocorridos em 2014 e 15 criou um clima ruim. Por isso, os blocos de Barão e quem organiza o  carnaval decidiram se unir pra fazer uma coisa e criar  um acordo com comerciantes e todas as autoridades nessa área  para acabar com esse clima,. pois os comerciantes são favoráveis ao carnaval . “Só precisamos criar uma cultura do carnaval com um outro clima onde os blocos possam se expressar livremente, os moradores se sentirem seguros e gostar e os comerciantes possam ter resultado”

Algumas ruas do  centro em torno da Praça Durval Páttaro serão fechadas à tarde pela EMDEC a partir das 14h como a Francisco de Barros Filho ,Antônio Pierozzi, Angelo Vicentin  e Modesto Fernandes. A praça Durval Pattaro é também conhecida copmo Praça das Caixeirosas ou do Ipê.

A concentração será na praça e deve iniciar da rua Francisco de Barros Filho. O desfile deve sair dessa rua , entrará na rua Modesto Fernandes voltando pela Angelo Vicentin e Antonio Pierozzi ate à praça Francisco de barros Filho e Durval Pattaro.

O desfile começara às 18:30h  com apresentação conjunta dos blocos Berra Vaca e Caixeirosas. às 19 será a apresentação do bloco  formado pelo grupo de Flautins Matuá , da Vila Sâo João.

às 19:30 será a vez do bloco União Altaneira

às 20 h o bloco  Maracatucá   às 20:30 o bloco  Jeguegerso

E às 21h,  fechando o desfile um compendio do bloco Cupinzeiro ( que se apresentará novamente na proxima segunda)

86853690_10218746808276340_431685144286330880_n

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s