Arte&Cultura

Berra Vaca! vem “Armar de Amor” com “tecnocabeçudas” e Raulzito

E nessa terça gorda 25-2 a partir das 18h haverá a apresentação  do bloco de maracatu  Maracatucá  na Praça do Coco e vai em direção à Vila Santa Isabel passando em frente à Moradia . O Maracatuca  entra  na rua Agostinho Páttaro, desce a rua
Jerônimo Páttaro sobe avenida Santa Izabel até a Vitorino Ferrari, entra na rua Luis Vicentim Sobrinho até a praça Ângelo Carlini  (praça entre a escola Hilton Federici e os bares Ponto 1  e Esquina 108 por volta das 20h

Segundo informou  Rafael D´Alessandro, o Maracatucá é filho de duas Nações de Maracatu de Recife: Porto Rico e Encanto do Pina. Todo carnaval é comum que os/as integrantes mais antigos do grupo vão tocar com as Nações, então o Maracatucá, nesses últimos anos, acabava ficando sem pessoas pra puxar o Carnaval.

Esse ano conseguimos nos organizar internamente para que voltássemos a somar no Carnaval porque acreditamos na importância de resistir perante às censuras e a desvalorização da cultura num geral.” –  disse. Segundo  ele, este ano um grupo do Baque Mulher do Paraná foi repreendido por policiais por tocar na rua e tiverem seus instrumentos levados. “Isso é inadmissível! É importante marcarmos presença em momentos como esse, afirmarmos nossa existência enquanto grupo saudando as Nações e os/as Orixás que nos dão muitos ensinamentos, espalhar a cultura do Maracatu de Baque Virado na nossa região e deixar bem claro que não vão nos calar.”

Berra Vaca! vem “Armar de Amor” com “tecnocabeçudas” e Raulzito

O bloco Berra Vaca completa  esse ano 21  Carnavais ( o mais  antigo de Barão)  e esse ano o lema do bloco é “Armar de Amor!” numa referência  clara à proposta do presidente da republica. Além disso, o bloco apresenta  sua “vaca elétrica” reformada, a participação do grupo de arte “Pindorama” da  Unicamp  – que apresenta umas fantasias em forma de máscaras de “cabeçudas”  (copiando o estilo tecno brega do interior paraense )  Além disso  o Berra Vaca vai homenagear de novo Raul Seixas: “Vamos também refazer a homenagem pro “Raulzito”… Com mais musicas… “Maluco Beleza”, “Gita”,entre outras… conforme declarou Inácio Azevedo, criador e líder do Berra  Vaca. “Raul  é um patrimônio cultural do pais com quem o Berra Vaca tem muita identidade e ta fazendo falta hoje” – disse.

Segundo ele a escolha pelo tema “Armar de Amor ” foi porque vivemos tempos de trevas, ignorância, violência… “Aliás esse SEMPRE foi nosso ‘lema’… E continuará! Porém com esses novos fatos sombrios e violentos, não nos restou outra alternativa!” – declarou.  

AJUDE O BERRAVACA PELO “BENFEITORIA”

O Berra Vaca também abriu uma campanha de  financiamento  coletivo para arrecadar ajuda pelo site Benfeitoria que vence no proximo dia 26. Porém o grupo acredita que a campanha foi iniciada um pouco  tarde e esta com dificuldades de crescer. “Vamos ver se no desfile conseguimos alavancar essa campanha porque se não chegarmos à meta no prazo , tudo volta para os doadores. O link de contribuição ao Berra Vaca é esse https://benfeitoria.com/berravaca?fbclid=IwAR36zdVgltc8pYpn8A1Uzk80bnxtc2LVvyRTx2-96HM05E22v_jfDFV8BRo

 

‘TECNOCABEÇUDAS”  DO GRUPO PINDORAMA

Mas a principal novidade  que o Berra Vaca! apresenta esse ano são as fantasias  em forma de “Cabeções” ou máscaras grandes em forma de cabeças desproporcionais ao corpo que compõem junto com os tipitis Hi-tec do bloco. Segundo  a professora Grácia Navarro, uma das coordenadoras do bloco, os Cabeções ou grandes máscaras aludem ao carnaval e a tradição do Boi Tinga, patrimônio cultural brasileiro, do município de São Caetano de Odivelas, Pará. “Nas pesquisas do Grupo Pindorama da Unicamp, em relação ao corpo e as teatralidades brasileiras, são associadas ao ritmo frenético do Tecnobrega das festas de aparelhagens, e elas surgem dessa experimentação especialmente para o BerraVaca 2020, as TecnoCabeçudas…As imbatíveis!; seres dançantes que pulam, correm e giram de acordo com as batidas sonoras.

Inácio  está mais esperançoso para este ano  em relação ao desfile com tranquilidade mas reclama de anos  passados:

“Olha, com o Jonas, só vimos piorar a infra e apoio pro Carná. Inclusive tiveram as proibições da nossa Picareta, em Agosto de2014/15… Uma vergonha! Fizeram de tudo pra nos desarticular! Mas… olha nóis aqui de novo!”

Porém, nesses últimos anos, as ações da Emdec, PM, GM se intensificaram e se organizaram bem mais

VEJA O SAMBA

“Se armar de amor para a folia na maloca BerraVaca!
Berrandando, nós seguimos por milhas e milhas distantes.

Anos-Luz de existência. (“A Nossa Alegria Atravessou Quasar!”)…

O BerraVaca vai andando pelas ruas de Barão catando lixo-luxo para enfeitar sua fantasia

Vulva Viva, Vira Láctea, Voa Vaca Sagrada! O Berra já saiu!

E não tem mais pra ninguém!… pois o mundo inteiro é BerraVaca! Com raça, graça, samba, amor, amém!
Lá vai Lá vai BerraVaca! Partiu a velha nova brincadeira. BERRAVACA!

É um bloco carnavalesco que nasceu pronto.

É Macunaíma, é tábua, é taba de maloca. Irreverente, ousado, permanente. Transcende e ascende quem se atreve e se entregue.

Vem conosco nessa corrente corrida e colorida.

Corrente de gente. Tórrida vida de Amor. BerraVaca!”

87072858_1379358298930035_6150979512512282624_o

86742775_1379369405595591_6614305195536941056_o

o  musico Inacio  Azevedo ou Inacio Berra Vaca um dos criadores do bloco

86776546_1379360918929773_834044810221322240_o

86790893_1379361428929722_3897357223944257536_o

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s