Arte&Cultura

Conheça a Casa Viva! um espaço para o empoderamento feminino (veja a programação 2020)

por Mariana Mendonça

A Casa VIVA! Rede de Saberes, tem como propósito ser um espaço multicultural de empoderamento pessoal, que usa como ferramenta a arte. A casa foi formada e é coordenada por três mulheres, de diversas qualificações, Hilda Sampaio, Marina Tarallo e  Fernanda Sampaio  – e que utiliza como ferramenta a troca de saberes, prática de atividades saudáveis e sustentáveis.

O projeto teve inicio em Janeiro de 2019, quando as três passaram a conversar sobre um sonho que compartilhavam e resolveram agir. Juntaram seus potenciais, suas capacidades e desenvolveram ações para que o projeto pudesse acontecer da melhor maneira possível. Surgiu de um sonho de viver uma vida melhor para todos e aos poucos as pessoas foram conhecendo o espaço e tornou a casa um espaço de realizações. O empoderamento que o projeto prega é o das atitudes, das ações para que as pessoas se tornem donas de seus próprios destinos, não é focado apenas no empoderamento feminino. “É um trabalho que visa fazer as pessoas que acham que não podem sonhar, voltarem a sonhar e a realizar seus objetivos”. – disse Hilda.

Segundo ela, a maior dificuldade que o projeto enfrentou foi fazer com que os frequentadores entendessem que não se trata de um espaço a curto prazo. Algumas atividades se realizam, porém tem que ter paciência. “Uma pessoa muito querida do nosso grupo, da nossa comunidade aqui escreveu: ‘Entre a raiz e a flor existe o tempo”, cita a idealizadora do projeto. A Casa, deste modo, é um espaço de plantio, de espera, colheita e de distribuição dos frutos. “Então, a grande dificuldade que a gente tem é essa, as pessoas entenderem o valor do tempo”.

Conforme Hilda, as conquistas são diárias, não há só uma e se dá a cada vez que alguma pessoa se envolve com o projeto e se identifica os ideais passados pelo projeto. O objetivo da casa não é financeiro, é social e de geração de renda. “A gente esse trabalho voluntário de agregar pessoas e proporcionar esse sonho coletivo, então, cada vez que uma pessoa marca uma reunião e comparece, percebemos que estamos atingindo nossos objetivos”, explica a idealizadora.

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO

Para esse ano a Casa VIVA! Rede de Saberes, está com vários cursos práticos relacionados a artes plásticas e além disso, promovem rodas de conversas. Junto a isso, estão investindo nos coletivos de trabalho, como: de bordado, de artes e de costura criativa. O projeto trabalha de acordo com a economia circular, “um coletivo faz um trabalho que se relaciona com o outro coletivo, dessa forma a gente cria produtos e vende no bazar, essa é a parte de geração de renda”.

A programação é semanal com atividades realizadas de segunda-feira ao sábado.

Segunda-feira: 09h às 12h – curso de crochê

15h30 às 17h30 – coletivo literário

18h às 21h30 – curso de Aquarela

Terça- feira: 09h às 12h – coletivo de crochê criativo

19h às 21h – grupo de Debates Feministas

Quarta-feira: 09h às 12h – coletivo de mosaico

18h às 20h – coletivo de amigurumi

Quinta-feira: 09h ao 12h – curso de cerâmica

18h30 às 21h30 – curso de desenho e artes gráficas

Sexta-feira: 14h às 17h – coletivo de costura criativa

Sábados: 14 às 17h – Chico canta a História

A  Casa VIVA! Rede de Saberes, é um sobrado localizado em frente a Praça José Rezeck Andreri, nº 264. Alguns cursos oferecidos pela Casa são pagos, porém 30% das vagas são sociais, para solicitá-las é só procurar as responsáveis e agendar uma conversa, pois é preciso se enquadrar em alguns requisitos. As entradas para as rodas de conversas e para o bazar são gratuitas. Para mais informação siga a Casa VIVA! Rede de Saberes no instagram: @casaviva_rededesaberes

74446437_1140478806156908_1029157885919100928_n

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

69263290_1090191571185632_7084065611449368576_o

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s