Ciência e Tecnologia

Unicamp contaria Cármino e nega que houve casos no HC

O Comitê de Crise da Unicamp informou hoje em entrevista coletiva que a informação do secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, de que 5 casos suspeitos que passaram pelo  HC Hospital de Clinicas estava esperando contraprova é falsa. Segundo o coordenador da area de saude, a Unicamp não tem como comprovar o COVID-19 e só o Instituto Adolfo Lutz pode confirmar.

Cármino convocou ontem, dia 12 , uma reunião  do  Comitê de enfrentamento da proliferação do  COVID-19 e informou   que subiu para 35 o número de casos suspeitos de coronavírus na cidade.  foram  medicados e estão em isolamento em suas casas  esperando a “contraprova” a comprovação da infecção. Hoje 13  o próprio prefeito informou que ha um “primeiro” caso confirmado de uma estudante que estava na Bahia e agora esta em São Paulo em isolamento familiar.
O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) informa a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Campinas nesta sexta-feira, dia 13 de março. A paciente é estudante e teria contraído a doença em viagem à Bahia. Ela foi atendida em um hospital particular da cidade de São Paulo e está em isolamento domiciliar na capital paulista, onde reside a sua família. A estudante está bem de saúde e seu caso está sendo acompanhado pelo Devisa de Campinas. Todas as medidas necessárias sobre o caso estão sendo tomadas pela instituição onde a paciente estuda, sob orientação do Devisa. No momento, Campinas tem 35 casos em investigação.

Segundo Carmino, a maior parte dos investigados é formada por pessoas que viajaram ao exterior e tiveram sintomas similares ao do coronavírus. “Todas elas estão em casa, isoladas, estão sendo monitoradas e passam bem.  Nosso pedido é que quem retornou de viagem ao exterior e tenha sintomas brandos façam a quarentena em casa. Mas isso é para quem tem sintomas bem leves”, afirmou o secretário.

A Secretaria de Esportes e Lazer, por orientação do grupo, suspendeu temporariamente e por tempo indeterminado as 112 aulas destinadas ao público da terceira idade. Por enquanto, os eventos esportivos acontecerão normalmente, seguindo o planejamento anual. Pessoas que apresentem tosse, coriza e/ou dor garganta não devem participar.

Além disso, as recomendações para todos os casos são:- Não agendar novos eventos;

– Não frequentar lugares que tenham aglomeração;
– Estimular reuniões de trabalho virtuais;
– Estimular home office sempre que possível;
– Evitar eventos sociais e religiosos;
– Evitar viagens nacionais e internacionais por qualquer meio de transporte público (realizar somente as estritamente necessárias);
– Se estiver com problemas respiratórios, evitar comparecer a eventos.
Medidas para idosos e pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, entre outros):
– Restringir contato social;
– Restringir uso de transporte público;
– Restringir aglomerações;
– Restringir idas a locais de grande circulação de pessoas (shoppings, supermercados, entre outros);
– Racionalizar idas aos serviços de saúde.
Todas as medidas foram orientadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e estão fundamentadas em documentos técnicos e científicos.
O comitê criado pelo prefeito é intersetorial e está centralizado no Gabinete do Prefeito. Conta com as participações das secretarias de Saúde; Assistência Social, Direitos da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo; Esportes e Lazer; Educação; Assuntos Jurídicos; Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Administração; Recursos Humanos; Relações Institucionais; Defesa Civil; Comunicação e Cultura.
coletiva COVID19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s