Comércio e Negócios

Campinas confirma 9º caso e Jonas decreta quarentena total a partir de segunda 23.3

A Prefeitura de Campinas  informou hoje (21.3) que registrou mais cinco casos positivos do novo coronavírus na cidade. O número total subiu de quatro para nove em 24 horas. Até este sábado, outros 253 casos suspeitos estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde. Com isso , o prefeito Jonas Donizette  decretou “estado de quarentena” em Campinas a partir desta segunda-feira (23/03). e determinou que a Guarda Municipalo (GM) realize o fechamento do comércio (mediante multa) e redução do transporte será reduzido. A GM também irá fiscalizar quem entra e sai da cidade. Seguno  o prefeito a medida vale até o dia 12 de abril.

Campinas tem hoje 9 casos confirmados e 253 investigados. Além de seguir determinação do governo de São Paulo, a medida também foi tomada porque em apenas um dia, foram registrados cinco novos casos confirmados da Covid-19 em Campinas. Dos 9 casos confirmados, sete estão em isolamento domiciliar e dois internados – estes últimos sem gravidade.

Segundo o prefeito, tudo o que não for essencial deve fechar as portas. Diferentemente do governo estadual, em Campinas os restaurantes podem funcionar com 30% de sua capacidade. “Não quero punir ninguém porque os comerciantes já estão sendo punidos. Mas quero que cumpra a lei”, disse o prefeito, alertando que o decreto do governo tem força maior de lei.

“O número de casos vai crescer muito nas duas próximas semanas. O crescimento é exponencial. O país inteiro está em transmissão comunitária”, disse Cármino de Souza, secretário de Saúde de Campinas.

Unidades de saúde

A orientação é para que o morador de Campinas só procure uma unidade pública de saúde se apresentar falta de ar. “O paciente que estiver com febre deve cuidar como uma gripe comum”, disse Marcos Pimenta, presidente da Rede Mário Gatti.

Apelo

O secretário de saúde fez um apelo aos profissionais de Saúde. . “Vamos precisar de todos. Nós, quando nos formamos, fizemos o compromisso ético pra trabalhar nestas horas (de dificuldade). Vamos precisar de uma enorme solidariedade de toda a sociedade, mas principalmente dos profissionais da saúde”, disse ele.

Transportes

O prefeito disse que vai ter um plano especial do número de linhas que irão ser mantidas a partir de segunda-feira. A promessa é de que até amanhã (21/03) seja divulgado o novo esquema.

Restrição de circulação

A Guarda Municipal irá ficar em todas as entradas e saída da cidade. “Não vou obrigar que as pessoas fiquem em casa, mas vamos recomendar que a pessoa volte para casa”, disse ele.

Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que, no entanto, só tem informado detalhes de pacientes que testam positivo para a Covid-19. E a Prefeitura não está fornecendo 

detalhes dos cinco pacientes novos

Em entrevista coletiva feita por redes sociais, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben, informou que os casos foram confirmados na tarde deste sábado. Dos nove pacientes, sete estão em isolamento domiciliar e dois estão internados em hospitais da cidade.

“Nenhum está entubado, estão todos estáveis e uma delas está próxima de ter alta. É preciso ressaltar também que aumentou muito os casos que estão sendo investigados”, informou.

A cidade já registra a transmissão comunitária da Covid-19. O quarto caso positivo registrado na sexta-feira (20) foi o primeiro o primeiro em transmissão local. A paciente, de 66 anos, não tem histórico de viagem. Outras pessoas que tiveram contato com a idosa estão sendo monitorados.

f23e0028b0512af80bf62c9cf0756b3a

foto de Carlos Bassan Divulgação

Casos confirmados

O primeiro caso positivo para coronavírus em Campinas foi confirmado em 13 de março e trata-se de uma moradora da capital paulista, que estuda medicina na faculdade São Leopoldo Mandic. Ela foi diagnosticada e isolada no domicílio.

Já o segundo é o de mulher de 48 anos, que viajou por vários países da Europa e retornou ao Brasil em 8 de março. A paciente está internada desde o dia 16 na UTI do Hospital PUC-Campinas. Ela apresenta quadro estável. O marido e o filho da paciente são monitorados.

O anúncio do terceiro caso positivo para coronavírus foi na quarta-feira (18). A paciente retornou de viagem do Canadá e apresentou sintomas da doença no dia 4 de março. Ela está em bem de saúde e em isolamento domiciliar.

O quarto caso de infecção pelo novo coronavírus foi confirmado nesta sexta. A mulher de 66 anos não tem histórico de viagem e é o primeiro caso de transmissão local ou comunitária do vírus. Ela foi atendida e passa bem, em isolamento domiciliar.

Região

Veja os casos confirmados até o fim da tarde deste sábado (21).

  • Campinas – 9, sendo dois pacientes internados.
  • Valinhos – 3
  • Jaguariúna – 1
  • Hortolândia – 1
  • Paulínia – 1
70450321aea2c09a7176b0bf7dcec4fa

Foto: Jonas elogiou guarda municipal Heleno, que foi doar sangue para ajudar > foto Bassan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s