Primeira página

CONSEG Barão faz primeira reunião on line do Estado, sobre o combate à pandemia

O CONSEG Barão (Conselho de Segurança de  Barão  Gerado) foi pioneiro ao realizar, no dia 28 passado,  a  primeira reunião on line entre todos os CONSEG´s  do Estado de São Paulo  com a presença  do Coordenador Geral de todos os Conselhos do Estado e do comandante do 8ª BPM de Campinas. A reunião contou com a presença de 85 moradores de todos  os bairros  de Barão e alguns da área da CONSEG  ao  Norte de Campinas. Dessas 85, cerca de 70 pessoas assistiram até o final .

Essa  reunião no entanto, foi mais solene, para marcar o reinício dos trabalhos do órgão  e que  contou com a presença do coordenador geral de todos os CONSEG no Estado, Evaldo Coratto,  e do comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar I o Tenente Coronel Augusto, como  convidados especiais da 1ª reunião virtual de CONSEG no Estado. Também participaram  o comandante da Guarda Municipal, Márcio Frizzarin e os membros natos o capitão PM Rafael Cambuí – que é o comandante 3ª Cia PM de Barão Gerado e o Dr. Mauricio Lucent Geremont – delegado titular da 7° DP da Polícia Civil, em Barão, além do subprefeito Donizeti Gomes e todos os  diretores do CONSEG, tudo sob o comando da empresária e engenheira Neusa Ponteiro Fernandes – presidente do CONSEG Barão Geraldo.

Mas além de alguns detalhes formais e burocráticos da organização da  Segurança Publica e do projeto da  Vizinhança Solidária, a reunião serviu  também para  que as médicas coordenadoras dos  Centros de Saúde de  Barão e São marcos apresentassem todo o trabalho de combate  à pandemia da  Covid-19 na região.

116358903_935273840280113_6545083911943844317_o

de cima a esquerda  para  baixo: Comandante  do 8º BPM I,PM  AUgusto,  Evando Coratto, Cap. Rafael Cambuí, presidente Neusa Fernandes, delegado Mauricio  e comandante da GM  Márcio Frizzarin

 

 

Combate à Covid-1 exigiu reorganização total do sistema

O tema principal da reunião  foi o sistema de organização  das ações da atenção primária contra  a proliferação da COVID-19  na região, que foi apresentado pelas médicas  que cuidam dos Centros de Saúde  locais. Marta Spazapan , do Centro  de  Saúde do Village Campinas; Thais Leitão Ramos Luiz, do Centro de Saúde de  Barão e Ana Paula de Oliveira Souza do C.S. São Marcos. Segundo  elas foi necessária uma reorganização de processos  nesses centros ,  com divisão dos fluxos de entrada nos centros; mudança de local de consultórios e salas de procedimentos ; criação de recepção de triagem, elaborar escalas de atendimento diferenciada para as áreas de assistência comum e aos suspeitos, treinamento das equipes e uso constante de novos EPI  (epi – equipamento de proteção individual)

Segundo elas  informaram , as ações  desenvolvidas foram :

a) manutenção de atendimento presencial a gestante, puericultura, vacina, curativo, procedimentos e atendimentos de urgência, farmácia, coleta de exames;

b) tele atendimento aos pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, asma, saúde mental, etc);

c) monitoramento dos pacientes notificados com a  COVID;

d) E suspensão de atendimentos em grupo, e de atendimentos de pacientes não crônicos sem urgência;

Marta também expos os números de casos  constantes  no Boletim  Epidemiológico  13ª edição de  Julho passado  que  mostra os  números de casos  de COVID 19 na região.  os dados foram os abaixo  apresentados:

C.S. Barão = 1362 casos  suspeitos , 436  positivos  e 5 óbitos

C.S São Marcos = 1079  casos suspeitos , 223 positivos e  4  obitos

C.S. Village = com 301 casos suspeitos, 52 positivos e  2 óbitos

 

covid CS baraoCONSEG APRESENTA OS NOVOS GRUPOS  de VIZINHANÇA SOLIDÁRIA em Barão

Outro objetivo da reunião foi informar  a composição de mais  4 novos  grupos do Programa Vizinhança Solidária em Barão Geraldo. São 2 novos grupos de comércios que  integram todos os bairros da área central de Barão até a estrada da Rhodia , Além de  um grupo da Vila Santa  Isabel   sob a tutoria de  Dionicio Rodrigues  e a reativação do  grupo  da Cidade  Universitária sob a tutoria dos moradores Miguel Peres, Domingos Recchia e Ronaldo Muniz.

O grupo 1 do centro é composto de 32 comerciantes do centro e tem como tutores Felipe Palma e Felipe Bonatto Já o Grupo 2 integra comércios na área entre o Bar do Frango (avenida Modesto Fernandes) e o Auto Posto Vo João e outros comércios e tem como tutores Rita Oliveira do restaurante Bagdá ,e Mirna Junqueira , da Escola infantil Barão de Tefé entre outros pontos como o Harmonia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s