Educação

Parabéns professores!

O JORNAL DE BARÃO hoje quer homenagear os professores de Barão Geraldo (e são milhares!) por considerar essa a mais importante das profissões que é realizada , na grande maioria dos casos, com extremo sacríficio e excesso de trabalho. (mesmo considerando as exceções e os casos de salarios absurdamente além da realidade e do merecimento,, mas que não chegam a 1% dos professores)

Nessa homenagem a todos, vamos exemplificar um belissimo caso, queremos citar a biografia da professora e cientista Irandaia Ubirajara, professora aposentada de Imunoteratia da Unicamp. Nascida em Belo Horizonte Irandaia Ubirajara veio para Campinas para ampliar o que mais gostava: o conhecimento em Ciências da Vida (a Biologia) . Filha de militar, passou parte da sua vida se inspirando nos ensinamentos do Colégio Tiradentes de BH. Formou-se em Farmácia e Bioquímica na UFMG e veio fazer mestrado e doutorado na Unicamp onde aprofundou seus conhecimentos na área de Imunologia. Neste período (anos 1980-90) já ministrava aulas sobre Biologia . No mestrado, ela estudou no Institut Pasteur de Paris , onde , com Annie Danon, aprendeu a montar todo o programa de seu mestrado, e aplicou seus estudos em laboratórios na nossa Unicamp . Assim, desenvolveu estudos sobre os “aspectos alérgicos associados à Doença de Chagas” em modelos experimentais. Quando prontos os resultados , Annie Danon passou 1 mês nos laboratórios para checagem dos resultados e apresentação no Congresso de Chagas no Brasil.

Para o Doutorado , professora Irandaia voltou para França. Fez o curso do Institut Pasteur de Immunopathologie , tornando-se uma Pasteurienne. Foi convidada para fazer o doutorado no Institut Du Cancer em Villejuiff (França). Trabalhou com modelo experimental em câncer do pâncreas e desenvolveu estudos dos processos imunológicos envolvidos com as alterações nos tecidos pancreáticos no período Pré-tumoral (antes da formação dos tumores).De volta ao Brasil voltou ao magistério. Ministrou aulas na Medicina Veterinária da Fundação Octávio Bastos , foi professora convidada da Unicamp, ministrou aulas na UNIP-SP e abraçou o ensino em várias faculdades da PUCC e Unicamp. Foi professora da Nutrição, Biologia, Fisioterapia, Enfermagem, Biologia, Farmácia, Odontologia e Ciências Médicas. Deu aulas práticas e teóricas durante 18 anos na Medicina. Orientou alunos em pesquisa científica, fez parte de bancas de doutorado e publicou algunsartigos sobre câncer, e nunca parou de estudar as ciências envolvidas com o Equilíbrio das espécies.

A LUTA PELA QUALIDADE DE VIDA E PELA MATA DO QUILOMBO

Na Biologia Unicamp Dra Irandaia criou o Programa teórico-prático “Ninho do Saber “ , onde iniciou seus estudos da preservação da MATA DO QUILOMBO.Os estudos cresceram e o grupo fundou a Associação Ambientalista MATA DO QUILOMBO. Conseguiram o TOMBAMENTO DA MATA. Diante deste envolvimento , deu nome ao bairro, deu nome à rua ( Vila Florida e Rua Fonte dasFlores ) . Estudou a história de Barão Geraldo e do local .

Como professora montou o curso Ninho do Saber para a Terceira Idade e durante cinco anos trabalhou para Barão Geraldo, em todos os assuntos voltados para o Meio Ambiente. Recebeu condecoração nobre no Governo de Jonas Donizetti , por ser uma estimuladora da terceira idade a trabalhar também e agora na preservação do meio Ambiente.

Mas mesmo depois de aposentada, construiu vários sites na Internet, para continuar atualizando ex-alunos e pessoas sensibilizadas com o esclarecimento das doenças , principalmente a COVID-19 e despertas para a necessidade de preservar o Meio Ambiente.

Enfim , é um currículo de mestre, de cientista e professora invejável ! A professora merecia maior reconhecimento e um prêmio da Ciência Brasileira por sua dedicação ! PARABÉNS A ELA E A TODOS OS PROFESSORES E que essa homenagem sirva para incentivar mais a essa belíssima carreira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s