Bairros

Rafa promete VLT e outros compromissos com Barão

O candidato e deputado Rafa Zimbaldi (PL) (e sua vice, a psicóloga Annabê Sampaio (PSDB), por extensão), prometem instalar uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) ligando Barão Geraldo, Unicamp, Puccamp ao centro de Campinas. Também prometem modernizar a subprefeitura, valorizar a História e Cultura do distrito (como as principais festividades), a dar “voz ativa” dos moradores e “estudar ponto por ponto” a execução da relação de problemas e propostas levantadas pelo Jornal de Barão entre Agosto e Setembro para dar uma respostas definitiva ao distrito. “O desprezo e abandono dos últimos 8 anos precisam acabar.” Também prometeu “mais investimentos em infraestrutura” (asfalto, lombadas, sinalização de trânsito, ciclovias) para as comunidades mais carentes do distrito;

Falou também , em gravação posterior , sobre a revisão do IPTU e da água VEJA MAIS ABAIXO

Segundo Zimbaldi, a importância do VLT é porque os dados estatísticos apontam uma média de que 100.000 pessoas por dia se utilizam de transportes públicos em Barão (em condições normais de funcionamento das universidades e dos vários tráfegos no distrito.

Vamos encurtar distâncias e facilitar essa “troca” entre as pessoas. Passou da hora de Barão Geraldo se sentir integrado ao município, ter reconhecido o seu importante papel para o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana.

Rafa disse que Barão é um local estratégico para Campinas e que sua rica história, identidade e cultura precisam ser valorizadas Que precisa ouvir a população e por isso ele se comprometeu que, se eleito, terá a lista em mãos para discussão ativa com os moradores dos bairros. Mas não prometeu resolver especificamente cada uma dos problemas e propostas apresentadas. Apenas falou de alguns termas em geral , sem se comprometer diretamente com a execução – além do VLT – Mas com o estudo de cada uma dos problemas e propostas.

Sobre a criação do Parque Rio das Pedras e a preservação do legado histórico de Barão “logicamente que farão parte dessa lista de pontos que precisam ser estudados, trabalhados e encarados com a seriedade necessária.

Rafa disse que a relação de problemas coletada com os moradores pelo jornal ele se compromete que se ganhar as eleições ele se compromete a te-las em mãos para “discutir ponto a ponto” os problemas de cada bairro relatados para, “definitivamente, dar uma resposta ao distrito e, principalmente, voz ativa a essa população“. Ou seja: nessa parte ele apenas se comprometeu a estudar cada problema de cada bairro e dar uma resposta (o que se subentende que pode ser negativa e dessa forma o desprezo e abandono a Barão pode continuar se assim for). Mas ele afirmou que o desprezo e o abandono a Barão nos últimos 8 anos precisa acabar e que vai virar essa página.

Revisão das tarifas na cidade

Em gravação posterior Rafa Zimbaldi declarou que não participou da votação do IPTU (estava ausente na votação) e que tem como um dos pontos de seu plano de governo não só abaixar o IPTU como “fazer uma revisão geral do IPTU da alíquota e da planta generica e uma revisão tributária em Campinas Porque precisamos atrair novas empresas para gerar emprego e renda.” E além disso prometeu também para as empresas que já geram emprego em Campinas que ele vai criar leis de incentivo “abaixando o IPTU, dando incentivos de ISS para que continuem gerando empregos em nossa cidade“.

Veja agora a íntegra da resposta: E logo abaixo os dados de Rafa e Annabê

RESPOSTA AO JORNAL DE BARÃO

Rafa Zimbaldi

“O distrito de Barão Geraldo é um local estratégico para Campinas sob diversos aspectos. Pólo de Educação, Tecnologia e Saúde, o local ainda abriga uma rica história e identidade próprias. Suas características e cultura precisam ser valorizadas e, principalmente, reconhecidas pela cidade como um todo. É preciso ouvir os moradores dessa região e procurar resolver as questões que estão à espera de uma solução por anos a fio. Nosso primeiro passo, caso sejamos eleitos para governar Campinas, será modernizar completamente a Subprefeitura do distrito, digitalizando todo o seu sistema. Isso poderá agilizar a tomada de decisões que vão beneficiar a população dessa região especificamente.

Outra medida será instalar a modalidade de transporte público VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ligando pontos das universidades Unicamp e PUC, além de outros ao longo de Barão, à região central de Campinas. Vamos encurtar distâncias e facilitar essa “troca” entre as pessoas. Passou da hora de Barão Geraldo se sentir integrado ao município, ter reconhecido o seu importante papel para o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana.

Nossa proposta em relação à escolha do subprefeito é trabalhar com alguém que esteja ligado de fato ao distrito, que viva Barão em seu dia a dia, que conheça as suas necessidades e também as grandes capacidades como local de conhecimento, cultura, lazer e turismo. Sim! Barão Geraldo tem potencial para uma série de atividades que possam atrair as pessoas para o local. A Festa da “Padroeira Santa Isabel”, a Festa do “Boi Falô” e o bloco carnavalesco do “Berra Vaca” são exemplos já clássicos dessa riqueza cultural que merece atenção. Sem esquecer as diversas entidades solidárias que também levam inúmeras pessoas ao distrito.

É preciso também valorizar as figuras de ilustres baronenses e reavivar seus nomes na história. O próprio aniversário do distrito – 30 de dezembro – precisa receber mais atenção no calendário oficial. 

A criação do Parque Rio das Pedras, como apontado na entrevista, e a preservação do legado histórico de Barão logicamente que farão parte dessa lista de pontos que precisam ser estudados, trabalhados e encarados com a seriedade necessária.

Sobre as demandas colocadas ao longo do questionamento feito pelo jornal, nosso compromisso é tê-las em mãos para, se ganharmos as Eleições, discutir ponto a ponto para, definitivamente, dar uma resposta ao distrito e, principalmente, voz ativa a essa população. O desprezo e abandono dos últimos 8 anos precisam acabar. Queremos virar a página de Campinas e Barão Geraldo é um capítulo fundamental dessa história.

Mais investimentos em infraestrutura – asfalto, lombadas, sinalização de trânsito, ciclovias – também trazem dignidade às comunidades mais carentes do distrito. É importante salientar que Barão é mais do que os locais que sempre são lembrados pelo restante da cidade. Nossa administração pretende olhar para quem está esquecido nessa quase uma década de governo municipal. 

A questão ambiental é outro lado importante que caracteriza o distrito que vem crescendo rapidamente. O desenvolvimento deve chegar sim, mas sempre de mãos dadas com o planejamento e o bem-estar de todos.

Rafa Zimbaldi e Annabê

Além dessas tem também as questões gerais da campanha amplamente divulgada na TV

DADOS DIVULGADOS PELA CAMPANHA

Rafa Zimbaldi tem 39 anos e é formado em Mecatrônica. Crescendo em meio à vida pública, em 2005, foi eleito vereador de Campinas com apenas 23 anos. Teve quatro mandatos no Legislativo Municipal, sendo presidente da Câmara por duas vezes. Nesse período, fez revisão de contratos, cortou gastos e cargos comissionados. Em 2018, foi eleito deputado estadual, sendo o mais bem votado em Campinas. Agora, assume o desafio como candidato a prefeito pelo PL, integrante da coligação “Mais por Campinas, Melhor pra você”.

Annabê Sampaio é psicóloga, 52 anos, fez especialização em Criança e Adolescente, mestrado em transtornos alimentares, ambos na Unicamp. Atuou no serviço público de Campinas prestando assistência para mulheres vítimas de violência doméstica, na Delegacia da Mulher, atendeu crianças vítimas de abuso sexual, deu suporte psicológico as famílias e pacientes da UTI do Hospital Irmãos Penteados e também trabalhou no serviço de saúde mental do CAPS – Ouro Verde. Uma mulher com olhar atento para as pessoas, que desde muito jovem escolheu enfrentar os desafios com coragem e conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s