Bairros

Carlos Fanton quer recriar Conselho Distrital e gestão ambientalista da cidade

O candidato a vereador Carlos Fanton (PTB) propõe (e promete) a implantação efetiva do Conselho Distrital ( que seria uma reunião dos representantes das associações de todos os bairros do distrito) em Barão Geraldo e oferece (promete) uma atuação legislativa (elaboração de leis), fiscalização e atuação executiva (solicitar do executivo e organização coletiva ) para criar e melhorar uma gestão ecológica e ambientalista em toda a cidade, com prioridade a Barão Geraldo, onde reside.

Morador do Bosque de Barão, Carlos Fanton propõe criar várias leis explicadas abaixo: Lei das Ciclovias Urbanas; Lei Municipal “Via Ecológica”, Lei das Ecovilas Urbanas e Rurais, Lei que Cria a Brigada de Incêndio Voluntária, Projeto Conselho Legal, e outras

Fanton propõe também para o centro de Barão uma “revitalização Eco Urbanistica – Cultural e do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (da qual participariam o Conselho Distrital e a Unicamp (veja mais detalhado abaixo). E sobre a criação do Parque na Fazenda Rio das Pedras, Carlos se compromete a ir buscar recursos junto aos governos Federal e Estadual para adquirir a Fazenda e transforma-la numa “unidade de Conservação” legal . Principalmente para estudos científicos.

Outra atuação bastante citada por Carlos é a de fiscalizar e exigir a aplicação de leis já existentes – como o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana (para adequação das ruas e do transito), a legislação ambiental de Campinas e a do Estado de São Paulo (como a maior preservação das áreas que foram definidas como de preservação ambiental) e outros regulamentos. Ele também criticou o projeto cicloviário existente e propõe ampliar e reformular totalmente o projeto.

São essas, no nosso entender, uma síntese das principais respostas e propostas ao nosso questionário com uma relação de problemas de Barão enviado a todos os candidatos.

Ele propôs várias soluções para as regiões de Barão, embora não tenha enfocado todas . Para a Região da Mata onde mora, propôs que sejam conseguidas moradias e Ecovilas para os moradores do Recanto dos Pássaros, a sinalização no pontilhão da Zeferino, a saída para o CEASA, um projeto para viabilizar os corredores de fauna, luta por um posto de saúde , posto da Guarda e outra escola municipal.


Região da Mata Sta Genebra:
Sou Morador desta Região, estou no Bosque de Barão Geraldo, na rua Célia Aparecida de Souza Bouffier e vivencio a situação diariamente desta região.
Como vereador da região minha atuação será efetiva para a construção de uma pauta especifica de atendimento às demandas que vivenciamos. Antes de mais nada promovendo junto as comissões de Meio Ambiente e a de Urbanismo a convocação de Audiência Pública pela implantação efetiva do Conselho Distrital de Barão Geraldo. Com o Conselho montado, mobilizar a estruturação para implementação dos projetos e programas previstos no Plano Diretor da Cidade.
Quanto aos pontos listados: pretendo atuar de forma veemente junto à Prefeitura a fim de solucionar cada item. Junto a SETRANSP e SSP (Secretaria de Serviços Públicos) exigir o cumprimento do Plano de Mobilidade para adequação das vias, recuperação da manta asfáltica, das calçadas com piso tátil, rampas para cadeirantes, grades de proteção de som no viaduto (pontilhão) da Zeferino Vaz sobre a rua Eduardo Pereira de Almeida (entre a Mata e a Vila Independência) com faixas de pedestres e semáforos neste ponto (o pontilhão).
Precisamos ter imediatamente outro acesso pelo Parque Ceasa. Além disso, Campinas não tem ciclovias, a política da SVDS e Secretaria Serviços Públicos é paupérrima. Implementaram estas ciclofaixas sem conexões com o modal de transporte público que ainda são urbanisticamente ineficientes pois não ligam os bairros nem as vias mais importantes da cidade.
Vamos apresentar um projeto: Lei das Ciclovias Urbanas.
O item passagem de fauna é um problema crítico e deve ser sanado com meu Projeto de Lei Municipal “Via Ecológica” através do qual o Município poderá celebrar junto a empreendedores de projetos urbanísticos, contrapartidas para ampliação destes sistemas de proteção da fauna silvestre, além de uma auditoria do uso do recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente PROAMB.
Para resolver a situação fundiária junto a ocupação na APP (Área de Proteção Permanente) do Córrego do Onça (atrás do Recanto dos Pássaros), atuar junto a SEHAB para cadastramento das Famílias e meu Projeto de Lei das Ecovilas Urbanas e Rurais em áreas de ZEIS (Zona Especial de Interesse social) vão oferecer às famílias uma opção excepcional e ao Meio Ambiente sua recuperação e conservação.
Acrescento a luta por um Posto de Saúde nesta região, por um posto da Guarda Municipal e uma Escola Municipal nesta região de Barão Geraldo
.”

Região Ribeirão Anhumas Atibaia:

(Sobre Piracambaia) “Não pode haver privilégios. Se a Municipalidade oferece solução para regularização fundiária, esta deve atender a todos, entendendo claro, a condição especial da legislação ambiental, através da qual devemos ter ajustes de cada caso, com explícita observância da Lei. No caso de loteamentos rurais, o Conselho do Distrito, junto com o CONDEMA (Conselho de Meio Ambiente de Campinas) poderão atuar junto aos mesmos, para entendimento e ajustes que poderei pilotar como edil da região junto ao executivo e para solucionarmos a questão.
Atuar junto a Sanasa para resolvermos saneamento básico nas áreas rurais (esgoto Village), assim como manutenção da iluminação públicas e leitos carroçáveis, criação de acostamentos e recuperação da ponte Guará com Francisco Cândido, além de demais acessos para trânsito acesso Guilherme Campos Shopping. Urbanizar acessos de vias e obras de melhorias na mobilidade, com sinalização adequada e instalação semáforos.. Projeto de Lei que Cria a Brigada de Incêndio Voluntária de Campinas.

Região Central de Barão:

“O Centro de Barão deve receber uma revitalização Eco Urbanistica – Cultural e Patrimônio Histórico e Arquitetônico. Como vereador atuaria mediando o Conselho Distrital e a Sub prefeitura a fim de promover um concurso público, para um projeto desta magnitude um termo de referência passaria por oficinas regionais, uma audiência pública para participação dos 70 bairros do Distrito.
Acredito que solucionar todos os pontos listados para o Centro de Barão Geraldo será imprescindível o diálogo com urbanidade e envolvimento da Unicamp.
No caso específico da Fazenda Rio das Pedras, me comprometo em buscar junto ao Estado de São Paulo e União recursos para compor, junto ao Orçamento Público de Campinas, para a aquisição desta área e sua transformação em uma Unidade de Conservação a ser definida por estudos técnicos ambientais e embasada no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).”

Região Estrada da Rhodia:

“Fiscalizar a implantação do Plano de Mobilidade Urbana previsto e a “DOT” (Diretriz Orientada pelo Trânsito) que define nosso Plano Diretor da Cidade, naquilo que foi levantado para Barão Geraldo, como melhorias e obras para esta Região.
Mobilizar o Gabinete do Vereador para manter, junto ao Conselho Distrital, acompanhamento permanente através do “Projeto Conselho Legal.”
Viabilizar solução de saneamento e controle ambiental da região.”

Assumi compromisso explícito com Barão Geraldo já na discussão do Plano Diretor de Campinas, enquanto presidente do COMDEMA (Conselho de Meio Ambiente). Atuamos incluindo no Plano, um importante documento trazido pelo conselheiro Mário Censig na época.
Junto ao Instituto Flor do Anhumas escrevemos o artigo das EcoVilas Urbanas e Rurais, conseguimos incluir no Plano Diretor e votação na Câmara, mas Jonas Donizete VETOU!
Defendemos junto ao MP (Ministério Publico), através do dr. Kobori, a necessidade da inclusão, pelo poder público, das reivindicações de Barão Geraldo.
Hoje, ofereço minha experiência ambientalista e em funções públicas nos conselhos como COMDEMA, CONSEMA, Conselho da Ares PCJ, CADES de São Paulo e formação como Gestor Ambiental, com pós em “Arquitetura, Cidades e Sustentabilidade”, para atuar na Câmara de Vereadores.
Meu objetivo é claro, anti-corrupção, mandato sem cargos pendurados na Gestão Pública e uma equipe multidisciplinar no Gabinete, Advogado, Biólogo, Geógrafo, Auditor Contabilista e Engenheiro Civil.
Pretendo ser uma voz e mente presente no Legislativo, próximo do cidadão, para atuar; com imparcialidade, pelo bem comum e na estrita legalidade, com urbanidade e amor por Barão Geraldo e Campinas.


Grato pela oportunidade
Carlos Fanton vereador Um Caminho Seguro 14567
Delegada Teresinha Prefeita 14 #fantonvereador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s