Primeira página

Dário vence no Norte e decide com Rafa. Veja resultados

Com a apuração encerrada, os candidatos `Dario Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (PL) venceram o primeiro turno das eleições para prefeito de Campinas .

Como já se esperava, Tourinho foi o mais votado em Barão Geraldo. Mas Saadi venceu na 275ª Z.E. que contempla toda a Zona Norte, onde teve 24,22 % contra Pedro Tourinho (23,08%), e ainda ganhou em mais 4 zonas eleitorais de Campinas . Zimbaldi foi o mais votado apenas na 378ª zona eleitoral do Campo Grande, que concentra o maior número de votos.

A vitória de Saadi na 275ª foi claramente resultado da estratégia dos defensores de PT, PSOL e PCdoB em tentar denegrir e derrubar a candidatura de Rafa Zimbaldi para – é claro – fortalecer o candidato Pedro Tourinho,(vereador e morador em Barão) para tentar leva-lo ao segundo turno. A estratégia da “esquerda” foi culpa-lo unicamente pelo aumento do IPTU em 2019 quando foi presidente da Câmara e que – mesmo sendo líder do Governo – se negou a participar da votação. E que foi muito levada à sério onde o IPTU é o mais alto do município.

Porém , o peso dos defensores do atual governo – que estão com Dário- como o vereador Rubens Gás por exemplo, foi muito forte na região Noroeste da Cidade (Amarais, San Martim, TIC, São Marcos e Santa Mônica) onde a Prefeitura fez uma “revolução” urbanística e mudou a região e também nas regiões de Jd Myriam, Alphaville, Jd S Genebra, Mansões Vila Costa e Silva,31 de Março e Taquaral

Além disso, Artur Orsi foi o mais votado na 33ª Z.E – do Centro (27,12%) – tendo Dário Saadi em segundo (25,27%) e Tourinho em terceiro e ficou em segundo na ZE da região Sousas J. Egydio (423ª). Mas Rafa além de vencer na região mais populosa (Sul 378 29,60%) , ficou em segundo na região Sudoeste (379ª 24,95% contra 26,29% de Dário – quase empate – e na 380ª 21,53% contra 23,70% de Dário)

A abstenção (isto é o não comparecimento às urnas e justificativa) também foi muito alto . 30,84% de abstenção, com 7,06% votos brancos e 11,86% de votos nulos

Ao final Pedro Tourinho ficou em terceiro com 20,49%,

Artur Orsi (PSD) em 4º com 16,72%

Wilson Matos (do Patriota) conseguiu subir e chegou a 3,2% empatando com a Delegada Teresinha (PTB) – 3,19%.

Alessandra Ribeiro (PCdoB) ficou com 2,59% , Dr. Hélio (sub judice) com 1,91%, Rogério Parada (PRTB) que não teve verbas de campanha ficou com 1,43%, o ex secretário de desenvolvimento econômico ,André Von Zuben )Cidadania) ficou com 1,41%, o também ex Secreatario do Verde Rogério Menezes (PV) com 1,16%.

Tres candidatos não atingiram 1% dos votos: Prof Ahmed Tarique Agio (PMN) – 0,12%, Laura Leal (PSTU) – 0,11% e Edson Dorta (PCO) – 0,03%

Câmara : Mulheres e Negros triplicam bancadas mas 70% se reelegem

Para a Câmara, as mulheres foram as maiores vencedoras das eleiçoes não apenas com o récorde de votos para Mariana Conti (PSOL) mas por triplicarem o numero de mulheres na Câmara: antes apenas Mariana agora são 4 vereadoras : duas do PT Guida Calixto e da jovem Paola Miguel e uma do PSC (

Além disso os negros também triplicaram a presença na Câmara. Se antes se resumia apenas ao vereador Carlão do PT (que não se reelegeu) e ao vereador Permínio Monteiro (PSB) , agora são pelo menos 5 que se identificam: do PT Paola Miguel e Guida Calixto (mestiça) e Major Jaime (PP),, Higor do Campo Grande (Republicanos) (mestiço) e Permínio Monteiro (PSB) .

fonte dos dados https://resultados.tse.jus.br/oficial/#/eleicao;e=e426;uf=sp;mu=62910/resultados e

https://divulgacandcontas.tse.jus.br.

Categorias:Primeira página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s