História

Mariana Conti será a primeira mulher a presidir a Câmara em Campinas

Em cerimônia sem público e presidida pela 1ª vez por uma mulher – a moradora de Barão, Mariana Conti (PSOL) – os vereadores da Legislatura 2021-2024 e novo prefeito e vice de Campinas tomam posse às 10 horas deste dia 1º de janeiro, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Campinas .
O fato é ainda mais significativo porque a composição da Câmara para os próximos quatro anos é também a que terá o maior número de vereadoras da história da CMC. Além de Mariana, foram eleitas três outras representantes do sexo feminino: Débora Palermo (PSC), Guida Calixto e Paolla Miguel (ambas do PT). A presidente poderá, inclusive, se quiser, convidar outras parlamentares para compor a Mesa durante a posse, visto que esta determinação cabe justamente a quem conduz a solene.

Outro ponto inédito, ainda que menos alvissareiro, é o fato de que a posse dos vereadores será virtual, em virtude da pandemia e da fase vermelha do Plano São Paulo, que estará em vigor no dia 1º. Cada parlamentar estará no próprio gabinete e será empossado ali, por meio de teleconferência – à exceção da presidente e integrantes da Mesa (que ficarão no Plenário seguindo a critérios de distanciamento).
Finalizadas as posses de vereadores, prefeito e vice, os parlamentares farão uma nova reunião, também com transmissão ao vivo pela TV Câmara, para eleger o presidente da Casa e a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 – composta pelo próprio presidente, 1º e 2º vice-presidente; 1º a 4º secretários; e ainda corregedor e corregedor-substituto.

A vereadora Mariana Conti dará ciência das chapas/parlamentares concorrentes também de maneira virtual e chamará então, individualmente e por ordem alfabética, os 33 empossados. Assim que tiver seu nome chamado, o vereador ou vereadora se dirigirá ao Plenário, assinará oficialmente o livro de posse e, na sequência, irá à tribuna onde declarará verbalmente o voto e entregará a cédula que deverá trazer preenchida já do próprio gabinete. Feito isso, o/a votante voltará ao próprio gabinete e o/a parlamentar seguinte será chamado para passar pelo mesmo trâmite.

Depois de todos terem votado, o resultado será contabilizado e os nomes do novo ou nova presidente e integrantes da Mesa serão anunciados. O presidente eleito, então, será convidado para ir ao plenário assumir o comando da reunião – e da Casa – e encerrar o encontro do dia 1º de janeiro.

foto divulgaçãoi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s