Bairros

Barão 67: Patrimônios Hist. e Ambientais 9 – “Mansão” e conjunto Arquitetônico da Fazenda S. Francisco – dentro da Rhodia

O casarão da Rhodia – conhecida como “Mansão” – já foi moradia e escritório central da empresa. Construída em 1943 para ser a casa do Diretor local da Rhodia – o frances Lucien Benevois, – a casa se tornou um símbolo para os primeiros trabalhadores assim como a Igreja de São Francisco da Rhodia e a Escola. Como grande parte dos moradores de Barão também trabalharam na Rhodia, ela foi muitas vezes citada pelos narradores baronenses e continua até hoje como na memória afetiva local de Barão e Paulinia. Principalmente e sobretudo após a criação do Clube da Rhodia (que hoje fica no Jardim do Sol) e a escola da Rhodia se tornou a Escola Francisco Álvares na Vila Holandia.
A lembrança dos conjuntos da Rhodia hoje é feita principalmente pelas famílias dos antigos funcionários através dos grupos “Rhodianos” e do Clube da Rhodia do Facebook . Como fazem parte do município de Paulinia , seria IMPORTANTÍSSIMO que esses ex funcionarios e moradores saudosos solicitassem o tombamento e preservação pelo menos da Mansão e da Igreja pelo menos ao CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Historico Arqueologico e Artistico do Estado de São Paulo) e também solicitassem ium importante levantamento histórico e da memória dessa população, pela sua enorme importância para a memoria e História de Barão e Paulinia.
fotos de Regina Almeida
FONTE
facebook Rhodianos, Clube da Rhodia e Paulinenses da Gema


.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s