Ambientalismo

Barão 67: Patrimônios Históricos 8 – MATA DO QUILOMBO (sem idade – tombada em 2010)

A Mata do Quilombo – que fica entre os bairros Vila Holândia e Guará – e na divisa com Paulínia – ainda não se sabe bem seu processo histórico. Conforme citações esparsas (sem nenhuma documentação ou informação oficial dos setores de patrimônio da Prefeitura ou do INCRA) inicialmente a Mata pertenceu ao escritor “Fernando de Morais” (provavelmente por este ser esposo da historiadora Marina Maluf ( ex-proprietária da Fazenda Boa Esperança), Depois se diz que pertenceu ao antigo Sìtio São José. Já outros supõem que a área pertencia antigamente à antiga Fazenda Quilombo (que possuía um restante de senzala demolida) ao lado da Boa Esperança (e que também ambas ja foram parte da Fazenda Rio das Pedras).

Km 16 – Estrada da Rhodia

Resolução nº 109 de 16/09/2010


Durante o processo de tombamento foi informado que a SANASA tinha uma área dentro da área da Mata onde iria construir a ETE Estação de Tratamento de Esgoto) de Barão Geraldo, que foi analisado e liberado pela CETESB e Prefeitura. Também durante o processo vários moradores da Vila Florida, Guará e região criaram a AMAQ Associação Ambientalista Mata do Quilombo que durante anos – até recentemente esteve atuante em Barão e criaram ate revista.

Desde a época, na área havia uma chácara que era usada para recuperação de drogados e havia constantes denúncias de queimadas nas margens da mata . Até que em setembro passado (2020) um GRANDE INCÊNDIO destruiu grande parte da Mata hoje em processo de recuperação E que foi considerado criminoso pela Secretaria do Verde de Campínas que está investigando possiveis autores.
Fica evidente que a mata precisa urgente de um melhor equipamento de administração e disciplinamento de uso que não agrida ou deteriore a Mata.
Seu tombamento foi concedido pelo CONDEPACC em 2010 por motivo somente ambiental , (encontro de várias espécies nativas de importante necessidade de preservação e de estudos cientificos

ATé o momento, não ha pesquisa histórica sobre a Mata (ou a Fazenda Quilombo e outras) embora haja muitas possibilidades de realiza-la (desde que haja financiamento , é claro)

(texto Warney Smith Silva)
FONTES:
1) perfil da AAMQ https://www.facebook.com/AssociacaoAmbientalistaMataDoQuilombo
2) site do CONDEPACC da Secretaria de Cultura de Campinas “Bens Tombados” processo 02/02

Patrimonio Historico e Cultural > Cultura > Governo | Prefeitura Municipal de Campinas http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=139&fbclid=IwAR0hF4fXNdXP0KyBt4oSq5inzctPVaB_D9xsdvkQg-KURvQ0tiBgisXxDKc

foto do site da Prefeitura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s