Ambientalismo

Projeto convoca moradores para cuidar das praças em Barão

Alguns moradores do centro de Barão querem criar mutirões para cuidar das praças de Barão fazendo limpeza e plantando árvores frutíferas. É o caso de Mariana Ferraz moradora da Vila Santa Luzia que propõe o Projeto “VIDA VERDE BARÃO GERALDO “.

Ela quer apresentar o projeto aos moradores dos bairros ao redor do centro para ir assim fazendo grupos em cada bairro, tirando o lixo inconveniente de praças e completando com o plantio de árvores frutíferas. “Tirando o lixo das áreas e plantando vida”. Ela disse que tem uma grande quantidade de mudas que ela mesmo produz e se propõe a replantar e doar.;

Ela não concorda com o argumento que “isso é trabalho da prefeitura” e ficar sem fazer nada esperando quando a prefeitura mandar alguém. “É uma questão de cidadania. A obrigação da prefeitura é com a cidade toda e vamos ficar sempre esperando?

Apesar de iniciar da praça da Vila Santa Luzia – (que tem o nome de seu avô, José Soprano, um dos pioneiros de Barão) – ela e outras pessoas querem mostrar o serviço em outros bairros, explicando para os moradores das vilas como é bom ter aquela árvore de manga ou aquele abacate perto de casa, sem agrotóxico, e como podemos fazer isso sem custos.

Mariana diz que sua proposta é limpar onde podem manter limpo para não favorecer bichos peçonhentos, “porque se houver lixo acumulado, matos e entulho, acabam atraindo isso. Mas também fazemos um plantio de árvores frutíferas como mangueira, abacateiro, jabuticabeira, acerolas, limoeiro e etc. Sobre mudas, eu mesma faço e assim integrantes de outros bairros de Barão também, cada um com uma ja está ajudando”.

Nesse final de semana, 17/1, Mariana e amigos juntaram coletaram 4 latinhas e uma garrafa, além de vários galhos de árvore num mesmo local para facilitar a coleta pela prefeitura. Mas só foi pouco porque conforme disse Mariana um dos contratados pela Prefeitura havia passado alguns dias antes no bairro. Mas mesmo assim ainda haviam latas , garrafas, plásticos e restos de árvores.

Também faz limpeza seu Cláudio, que mora no Taquaral e roda toda a região de bicicleta todos os dias coletando latinhas. Ele vem sempre a Barão , cerca de 3 vezes por semana para coletar latinhas para revender para reciclagem. È aposentado e as latinhas servem para complementar a renda.

PRAÇA TINHA FONTE DE ÁGUA E LUZ E HAVIA TRADIÇÃO LOCAL

No passado esses “mutirões” eram naturais, nem eram convocados. As pessoas eram acostumadas a limpar em frente da casa e sempre se prontificavam a limpar ruas, calçadas e praças. Mas atualmente, a vida moderna dificulta essa atividade por vários motivos e costumes, cada vez mais individualistas.

Mariana lembra que ha alguns anos atrás a praça José Soprano tinha uma placa com o nome de seu avô. E os moradores da Vila faziam mutirões para limpar, plantar e cuidar etc. A praça tinha torneiras e tomadas para que pudessem ajudar na limpeza e irrigação das plantas, ligar aparelhos e também ajudava na organização de festinhas juninas que às vezes os moradores antigos faziam

E tudo oque tem de árvores frutíferas nela fomos nos moradores, quanto também a limpeza. Ate a CPFL tirar nossas tomadas que eram usadas para nos mesmos cortar a grama, e assim como a SANASA cortou todos canais de agua ( torneiras) que aguávamos e fazíamos a limpeza de coisas na própria praça, hoje ela esta como as outras também com muito mato e lixo, pois também quem ajudava esta de idade dai a minha ideia de ter esse mutirão não apenas aqui mas sim em Barão todo.

“Imagino que se falarmos isso para alguém isso hoje irá falar que é obrigação da Prefeitura, mas e quando a prefeitura já não faz nada por nós?! Penso em novamente juntar não só o pessoal da minha praça, mas sim de diversas áreas arborizadas e praças que temos em Barão, pois “Barão e uma área rica nesse requisito. Porém sozinha nada é possível.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s