Ambientalismo

Que tal essa ação do bem?

 Plantar, colher,  doar e trocar. Prática que a bióloga e fotógrafa  Ana Laura e seu marido, o economista Leonardo Oliveira intercalam  entre o dia a dia familiar e as atividades profissionais. 

Moradores da Rua Luis de Tella na Cidade Universitária, eles oferecem como doação nas redes sociais uma enorme variedade de plantas que são cultivadas no jardim da casa. São dois entusiastas da relação terra/verde, e durante a quarentena pensaram em fazer um melhor aproveitamento do espaço da casa quando surgiu a ideia da horta, iniciada em setembro, substituindo o antigo gramado que só dava trabalho. Aos poucos essa bela “ação do bem” foi nascendo,  tomando corpo, e sendo exemplo. A compostagem feita também por eles é utilizada e completa  o ciclo onde tudo recebe enorme carinho. Vários tipos de temperos começaram a ser produzidos e doados a vizinhos e trocados. 

Ana Laura conta que usa as redes sociais para divulgar o que produz e o retorno é bastante legal porque aqui em Barão Geraldo as pessoas se interessam por este tipo de ação, onde gera a oportunidade de conhecer outras pessoas que comungam do mesmo pensamento dela e do marido. Produzimos uma quantidade razoável e sempre sobra, e quando doamos ou trocamos evitamos o desperdício que  é outra preocupação nossa. A planta “peixinho” por exemplo fez o maior sucesso, muitas pessoas nos procuraram, e assim vou procurando plantas que ainda não temos. É uma generosidade que não nos custa nada e acima de tudo construímos uma relação com as pessoas em nosso entorno, permitindo uma interação comunitária, concluiu Ana Laura.

A bióloga faz questão de frisar que o trabalho é dos dois, mas a iniciativa foi do seu marido e é ele quem bota a mão na massa. Alecrim, citronela, quiabo, abobrinha, manjericão, cebolinha, salsinha, boldo, peixinho, alho poro, melissa, tomatinho cereja, berinjela, couve, pimenta malagueta, pimenta dedo de moça, ora pro nobis, são algumas das iguarias que esta bela ação produz.  Que tal tornar isso um costume comum em Barão Geraldo , Paulínia e dai por diante ?  

(Texto e fotos: Eduardo Antônio Pinheiro)

“USE MÁSCARA”

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s