Bairros

Centro de Saúde já está vacinando crianças contra a gripe. Idosos a partir de maio


O Centro de Saúde de Barão Geraldo já está vacinado contra a gripe desde 12 de abril. Neste momento, as vacinas estão destinadas a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após dar à luz), trabalhadores da Saúde e povos indígenas. A meta é vacinar 90% deste público, formado por 145 mil pessoas.  

 A aplicação das doses será dividida em três etapas e termina em 9 de julho. A vacina é em dose única e protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.

Nesta primeira etapa estão sendo imunizados trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos. A meta é vacinar 90% de 145 mil pessoas.  


Os trabalhadores da saúde de hospitais, públicos e privados, e das Unidades Básicas de Saúde estão sendo vacinados em seus locais de trabalho. Já os trabalhadores da saúde de clínicas ou os autônomos serão vacinados nos centros de saúde, mas devem priorizar locais parceiros, como postos volantes, que serão divulgados em breve.

Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site: vacina.campinas.sp.gov.br. Nesse endereço é possível acessar um mapa com os postos de imunização, simbolizados por seringas. Aquelas que aparecem em azul possuem vacinas; as em vermelho, não.

Após inserir o endereço da residência, o mapa indica os locais de vacinação mais próximos. Ao clicar em uma das seringas, aparece o endereço do posto, horário de vacinação e se tem ou não vacina. Não é necessário fazer agendamento.

tapas

Primeira – (12/04 a 10/05): Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.


Segunda – (11/05 a 08/06): Idosos a partir de 60 anos e professores.



Terceira – (09/06 a 09/07): Pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.



Neste ano, idosos a partir de 60 anos e professores serão vacinados na segunda etapa, a partir de 11 de maio. Já as pessoas com comorbidades (doenças crônicas e outras), com deficiência permanente, e outros públicos serão vacinados na terceira etapa, programada para a partir de 9 de junho. 


Como as campanhas de vacinação (Covid e Gripe) acontecem ao mesmo tempo, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente. A orientação é priorizar a imunização contra a Covid e  respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses contra Covid e contra Influenza.

(AB)

foto Carlos Bassan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s