Arte&Cultura

Das inverdades que circulam nas mídias sobre o Cinturão de Segurança do Terras de Barão.

Por Gilberto Andrade Tutor do programa Vizinhança Solidária no Terras de Barão

Aqui nas Terras do Barão, respeitamos as terras da cultura, mas jamais aceitaremos que sejam terras de ninguém.

Mas não só isso, aqui em Terras do Barão primamos pela segurança e paz dos moradores e daqueles que aqui frequentam ou passam esporadicamente.

Aqui, temos uma Associação que é gerida dentro da legalidade, com responsabilidade e de forma voluntária, e falo isso com propriedade, pois acompanho o trabalho da atual gestão há dois anos, por ser Tutor do residencial no projeto Vizinhança Solidária.

Note-se, a materialização do projeto Cinturão de Segurança, será mais uma conquista para todos, pois diferente das falsas premissas que vêm sendo divulgadas em algumas mídias sociais, só trará benefícios a região e muito mais ao Centro Cultural Casarão, que tanto respeitamos e sabemos da sua importância.

Aliás cumpre aqui abrir um parêntese para informar que, em passado não muito distante, a nossa Associação, por meio de recursos de nós moradores, instalou portão e consertou o telhado do Centro de Cultura Casarão, bem como, sempre apoiaram os eventos com nossa segurança, aliás, algumas vezes solicitada por ofício.

O relato acima, mostra por si só que sempre estivemos presentes e colaborando com o referido Casarão, logo, não seria agora que os excluiríamos de nossos projetos, mesmo porque, não temos essa vontade e muito menos esse poder ou direito.

Outrossim, não se faz necessário comunicar nenhuma entidade para aprovação do projeto, pois não há previsão legal para tanto e também não é pré requisito.

Cumpre destacar que, houve várias Assembleias e, em todas, o projeto foi apresentado aos presentes e aprovado por maioria.

Com a implantação do Cinturão de Segurança, diga-se, que não trará restrições de acesso, e sim, maior sensação de segurança e tranquilidade, o patrimônio do Centro Cultural Casarão será ainda mais preservado, pois será monitorado por câmeras com inteligência artificial, conjuntamente com nossa equipe de segurança, que seguramente afastará pessoas mal intencionadas, que muitas vezes se aproveitam das imediações do espaço para cometerem diversos ilícitos, como por exemplo, consumo de substâncias psicoativas, assaltos e agressões, aos moradores do residencial e também aos frequentadores do local.

O Cinturão de Segurança, como o próprio nome diz, é para trazer segurança e não privações ou restrições de acesso, e está maior segurança, se estende também aos artistas, administradores do espaço e também aos frequentadores indistintamente. Tanto é verdade, que pessoas de toda a região frequentam as praças e Parquinho do Residencial, com total liberdade e segurança.

Vale lembrar que, o residencial Terras do Barão, por meio de seus gestores, não têm poder de polícia, logo, jamais poderá restringir acesso de pessoas em local público, pois, isto cabe a Prefeitura Municipal, por meio de seus agentes.

Portanto, é lamentável que divulgações irresponsáveis, possam riscar a imagem de um projeto tão importante que visa única e exclusivamente a busca de maior sensação de segurança para todos.

Por fim, e não menos importante é ressaltar que a Prefeitura de Campinas literalmente não se opõe a implantação do projeto Cinturão de Segurança no residencial Terras do Barão e obviamente que a chancela final virá após o término da obra, pois a construção terá sua aprovação final com a análise de fiscalização e cumprimento do projeto arquitetônico, como em qualquer outra construção, que deve seguir as diretrizes da municipalidade.

Gilberto Andrade – Tutor do projeto Vizinhança Solidária do Núcleo Terras do Barão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s