Ambientalismo

Defesa Civil X CEPAGRI : quem ganha?

Mais uma vez houve contraposição na previsão do tempo para esse final de semana.

DEFESA CIVIL PREVÊ FRIO E CHUVAS

A Defesa Civil emitiu um alerta de que o fim de semana do Dia das Mães deve ter frio e possibilidade de chuvas isoladas na região de Campinas E prevê queda de temperatura na faixa Leste de São Paulo entre a sexta-feira, 7 de maio, e o domingo, 9.

A frente fria avançará no Estado, provocando queda de temperatura e chuva isolada na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e nas Regiões de Campinas, Sorocaba, Vales do Paraíba e Ribeira, além dos Litorais Norte e Sul.

Segundo a Defesa, de sexta a domingo a temperatura mínima na Região de Campinas pode cair para até 15°C. há previsão de máximas caindo para valores entre 17°C e 20°C na maior parte da faixa Leste do Estado de SP. Por isso, é importante dar atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, suscetíveis às baixas temperaturas e ao ar mais seco nesta época do ano.
A Defesa Civil também alerta para os riscos de acidentes e incêndios, recomendando não fazer fogueiras e manter a hidratação constante.

CEPAGRI PREVÊ SOL COM MESMA TEMPERATURA – MAS SEGUNDA DEVE COMEÇAR A ESFRIAR

Porém o CEPAGRI (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) diz quase o contrário. Diz que a região amanheceu nessa SEXTA com céu parcialmente nublado em função da frente fria que atua no litoral. E a temperatura mínima foi de 16,7ºC. Os ventos estão mais intensos, entre 20 e 30 km/h, e com algumas rajadas fracas.

Mas que o sábado terá céu parcialmente nublado e com maior amplitude térmica – maior diferença entre as temperaturas máxima e mínima. A mínima cai um pouco e está prevista em 15ºC, e a máxima  deve chegar aos 25ºC. Os ventos seguem com intensidade moderada a forte.

O domingo amanhece com temperatura mais baixa, mínima prevista em 13ºC, e o tempo fica firme e com poucas nuvens. A máxima está prevista em 25ºC. Entre o domingo e a segunda-feira é esperado mais um declínio nas temperaturas mínimas, com mínima em torno de 12ºC no início da manhã de segunda-feira.

Umidade do ar cai a 19% e Campinas entra em Estado de Alerta BEBA MUITA ÁGUA!


A baixa umidade relativa do ar levou Campinas ao Estado de Alerta, conforme comunicado do Departamento de Defesa Civil de Campinas. Às 15h desta quinta-feira, 6 de maio, o índice registrado pela Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte foi 19,7%.


O setor de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Campinas emitiu boletim atualizando a Umidade Relativa do Ar (URA), pois o município já estava em Estado de Atenção desde o fim da manhã.

O aviso inicial de Estado de Atenção foi emitido pelo Departamento de Defesa Civil após a URA ter caído para o índice de 27,7% às 11h20 de hoje, quinta-feira. Depois, às 13h40, a URA registrada foi de 20,4%, passando para 19,7% às 15h, quando foi decretado o Estado de Alerta.

O Estado de Alerta é definido quando a umidade relativa do ar cai para o intervalo entre 12 e 20%. Nesse caso, é preciso ampliar as recomendações do Estado de Atenção, principalmente no sentido de manter a hidratação corporal e ter atenção especial para evitar queimadas.

Também é recomendado que as pessoas não pratiquem exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitem aglomerações em ambientes fechados e usem soro fisiológico para hidratar olhos e narinas.

As medidas anteriores devem continuar: umidificar o ambiente com uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, irrigação de jardins etc; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas verdes; e consumir água à vontade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s