Bairros

EMDEC faz reforma na zeladoria e sinalização interna do Terminal

Projeto é modelo para reestruturação dos terminais urbanos; obras estão sendo finalizadas 

Sinalização viária reforçada, acessibilidade garantida, manutenção predial, novo bicicletário e mais comunicação visual aos usuários. Como parte da política pública da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para melhorar a qualidade e o conforto do sistema de transporte público coletivo, todas essas melhorias estão em andamento no Terminal Barão Geraldo. As obras em geral custarão mais de R$ 100.000 reais.

As ações integram um projeto piloto de Zeladoria e Conservação, que será expandido para os demais terminais urbanos.  A previsão é que os serviços no Terminal Barão Geraldo sejam concluídos até o final do primeiro semestre.  

O secretário de Transportes, Vinícius Riverete, destaca que “a Administração está empenhada em melhorar o serviço prestado aos usuários do transporte público coletivo e isso inclui a ampliação do conforto durante a espera pelos ônibus nos terminais”.  

A recuperação dos terminais urbanos é uma das nossas prioridades e já vem sendo praticada. Nosso intuito é fazer dos terminais ambientes mais seguros, confortáveis e eficientes, ampliando a qualidade do serviço prestado aos usuários do transporte público coletivo”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.  

A reforma inclui pintura de muros e gradis, limpeza de calhas, substituição de vidros e instalação de mais de 30 lixeiras. Toda a iluminação do terminal vem sendo revitalizada, com a instalação de lâmpadas LED, mais econômicas e sustentáveis.  

PLANTAS LATERAIS COBRIRÃO VISÃO EXTERNA

Foram ampliadas as áreas gramadas no espaço interno e os serviços de jardinagem estão em fase de finalização (poda e novo paisagismo). As rampas de acessibilidade existentes foram refeitas.  As plantas colocadas no gradil foram escolhidas porque elas quando crescerem irão cobrir e fechar toda a visão externa do terminal

A sinalização horizontal (solo) na área interna foi revitalizada, incluindo pintura de faixas de pedestres e indicação da velocidade máxima permitida. A sinalização também foi refeita na Rua Alzira de Aguiar Aranha, que fica no entorno do terminal. O abrigo de ônibus localizado nesta via passou por reforma (limpeza e pintura).  

Todo o projeto de zeladoria é resultado de um trabalho que integrou e aproximou as secretarias municipais. As lixeiras que serão instaladas no terminal foram doadas pela Secretaria de Serviços Públicos; e o Departamento de Parque e Jardins foi responsável pelas melhorias no paisagismo. Os serviços realizados pela Emdec foram executados com mão de obra própria.  

COMUNICAÇÃO VISUAL  

A Emdec também aprimorou a comunicação visual do Terminal Barão Geraldo. Novas placas de identificação foram instaladas na entrada e saída do terminal, bilheterias interna e externa, sanitários e plataformas de embarque / desembarque. Como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, faixas de segurança foram demarcadas para sinalizar o distanciamento mínimo necessário para a espera dos ônibus nas plataformas. 

Outro ponto de destaque foi a implantação de faixas de segurança na borda da plataforma de embarque, que delimitam a distância para a espera do ônibus. “É fundamental que essa sinalização seja respeitada pelos usuários, como forma de prevenir acidentes”, reforça o presidente da Emdec.  

A comunicação aos usuários sobre as linhas de ônibus que atendem ao terminal ganhou destaque. O quadro de informações que relaciona as linhas e itinerários foi revitalizado e exibe campanhas educativas e as plataformas foram sinalizadas com novas placas.  

NOVIDADE

De forma experimental, a Emdec oferecerá aos usuários a possibilidade de carregar os aparelhos celulares, instalando tomadas nas plataformas. A medida atende a uma demanda da população.  

NOVO BICICLETÁRIO 

Implantado em área de 45 metros quadrados, o bicicletário instalado no Terminal Barão Geraldo conta com nove paraciclos, com capacidade para 17 bicicletas, armazenadas simultaneamente. A capacidade diária é ainda maior, considerando os diferentes tempos de parada de cada ciclista. 

O espaço recebeu sinalização vertical (placa indicativa). O investimento foi estimado em R$ 20 mil, com recursos municipais.  

O equipamento está localizado na entrada do terminal, na Rua Luiz Vicentin, ao lado da bilheteria de acesso principal. O bicicletário poderá ser utilizado durante o horário de abertura e fechamento do terminal, no período das 4h30 até as 0h30.  

A instalação do bicicletário no terminal levou em conta a demanda de ciclistas existente no distrito de Barão Geraldo, que apresenta alta adesão à ciclomobilidade, especialmente pela comunidade universitária. No total, o distrito de Barão Geraldo conta com quase 10 km de rotas cicloviárias, incluindo um sistema cicloviário, com cerca de 2 km de extensão, que liga o terminal, a partir da Avenida Santa Isabel, até a moradia estudantil.  

Interligação com ciclovia 

Para completar a integração entre a bicicleta e o transporte público coletivo, a Emdec trabalha, neste momento, nas obras de extensão da ciclovia existente até o bicicletário. A ideia é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público, ampliando a mobilidade urbana no município.   

Inaugurado em 1985, o Terminal Barão Geraldo é atendido pelas linhas 134, 210, 269, 300, 314, 319, 320, 321, 322, 323, 324, 325, 328, 329, 331, 333, 336 e 338. Juntas, elas transportam mais de 16 mil passageiros por dia.

FOTOS DE DIVULGAÇÃO DA EMDEC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s