Ambientalismo

Mata Santa Genebra teve treinamento de combate a incêndios

A Mata de Santa Genebra recebeu na terça-feira, 25 de março, um treinamento de combate a incêndios. A ação foi promovida pela Defesa Civil, em parceria com a Fundação José Pedro de Oliveira, Unidade de Vigilância em Zoonozes (UVZ), Exército e Corpo de Bombeiros.

Trinta pessoas participaram do treinamento, que faz parte da Operação Estiagem. No período da manhã, a aula foi teórica, já a tarde, os servidores participaram de uma simulação de incêndio.

“Essa é uma ação muito importante. O que precisamos é ter cada vez mais pessoas capacitadas no combate a incêndios, já que Campinas conta com a Mata de Santa Genebra e outras importantes áreas de preservação”, disse o presidente da Fundação, Cidão Santos.

Os servidores aprenderam sobre como se comportar e agir durante incêndios e também receberam informações sobre elementos do fogo, gases nocivos e a utilização dos Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR´S).

Para o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, treinamentos como este são fundamentais para o atendimento de ações de prevenção e combate a incêndios nas matas. “Foi muito importante, porque tivemos a participação de representantes de Monte Mor, da Sanasa e do Exército. Essa integração é fundamental para enfrentarmos o período de estiagem que, todos os anos, representa uma apreensão para Campinas e para a RMC”, disse.

Furtado também ressaltou que o Exército tem sido um grande parceiro para o município. “Essa parceria é importante na prevenção e combate a incêndios e Exército poderá auxiliar a Mata caso haja uma ocorrência significativa”, completou.

Operação Estiagem

A Operação Estiagem 2021 começa neste sábado, dia 1º de Maio, e vigora até 30 de setembro. Esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. A coordenação da Operação é da Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação é constituído por várias secretarias e autarquias municipais.

A Operação Estiagem tem como foco principal a intensificação no monitoramento e no combate a incêndios. As queimadas, junto com a baixa umidade do ar, provocam problemas respiratórios nas pessoas, que acabam procurando os serviços de saúde para atendimento médico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s