Ambientalismo

Reunião pretende reativar o Fórum Consultivo de Barão Geraldo

por Manuel Rosa Bueno A ideia do fórum consultivo de Barão Geraldo é muito básica, é aquela que todos conhecemos, mas pouco praticamos: “A união faz a força”. Queremos que o Fórum tenha um caráter bem democrático e participativo, que encurte a distância entre aquilo que a população quer, suas demandas e o poder público.

A gente sabe que nossos representantes políticos são eleitos a cada quatro anos e que depois essa comunicação entre a população e esses representantes fica muito difícil. Para o representante que realmente quer ajudar a população, não existe um canal para consultá-la, para saber o que a população quer e também não existe um canal para a população conversar com o representante, seja ele de boa índole ou não, e exigir dele que atenda as suas demandas.

Então, o fórum será justamente esse estágio intermediário que vai nos permitir estar em contato com a administração municipal, e demandar dela que nos informe o que tem sido feito em pról da população e também dizer o que queremos que seja feito.

Pretendemos que esse canal de comunicação seja o mais representativo possível. Quanto mais, mais forte ele será. O funcionamento do fórum visa estimular a participação e que cada morador sinta que pode realmente dar sua contribuição para a melhoria da sua comunidade. Então, o que queremos é um sistema capilarizado, onde as associações, representantes ou voluntários dos bairros de Barão Geraldo vão consultar os moradores de seus bairros sobre algumas propostas, listar as pessoas que as apoiam e depois encaminhar essa lista para o Fórum que vai juntar com as listas de moradores de outros bairros que também apoiam essa proposta e enviar a demanda para a prefeitura. Assim poderemos ter um grande número de moradores mostrando o que querem e a prefeitura terá que atender essa demanda.

A cada demanda atendida, a população terá mais confiança de que o sistema tem força e isso vai estimular mais ainda o seu engajamento. Assim, é bem possível que tenhamos um grande número pessoas pedindo a mesma coisa para a prefeitura. Na verdade, o representante político sabe que, se estivermos unidos e conscientes, ele tem que nos porque, se não o fizer, estaremos unidos e conscientes para optar por outro representante que o faça.

Negar a um pedido de 1.000, ou 5.000, 10.000 ou 20.000 moradores seria altamente anti-popular. Nós podemos conseguir muitas coisas para Barão Geraldo. O Fórum Consultivo será esse canal de ida das demandas para a prefeitura e será também um canal de volta, de exigir que a prefeitura nos dê explicações sobre o que a população demandou, se será ou não atendido. Com os bairros unidos e organizados seremos muito mais forte.

Nossa idéia, então, é que a gente discuta qual o formato e o funcionamento do fórum numa reunião online que vai acontecer amanhã, sábado às 16h.

Para participar da reunião online, acesse este link: tiny.cc/ForumBarao

Manuel Bueno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s