Comércio e Negócios

Dário decide proibir bebidas hoje e voltar com toque de recolher na segunda

O prefeito Dário Saadi anunciou hoje a tarde em live que vai ampliar o toque de recolher na cidade a partir da próxima segunda , dia 21/6 para tentar conter o avanço da 3ª onda da pandemia da Covid-19. Será obrigatório o fechamento de serviços, comércios e atividades das 19h às 5h inicialmente por uma semana até dia 30 de junho.

Além disso, a prefeitura decidiu proibir a partir desse sábado, 19/6, o consumo de bebidas alcoólicas em ruas e espaços públicos, e em postos de combustíveis, entre 19h e 5h, com multa de R$ 1.515,44 (400 UFICs) para quem for flagrado vendendo ou consumindo. Os proprietários de postos onde estiver havendo o consumo receberão multa de 3.030,88 (800 UFICs). Em caso de reincidência, a multa será em dobro e o local será lacrado por 30 dias.    

Neste final de semana, dias 19 e 20 de junho, o consumo de álcool está proibido das 21h às 5h, e a partir de segunda-feira, 21 de junho, a proibição será das 19h às 5h.   A fiscalização das regras será feita pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Guarda Municipal, Procon e Setec com apoio da PM.

A medida consta do decreto que será publicado neste sábado e que determina o encerramento das atividades presenciais em setores do comércio e serviços às 19h a partir de segunda-feira, 21 de junho, até 30 de junho.    

  “Estamos conduzindo o enfrentamento da pandemia com o maior equilíbrio possível. As medidas restritivas prejudicam setores importantes da cidade, mas todos estão vendo a fila de pacientes à espera de internação. Os indicadores de monitoramento da pandemia acenderam o alerta e por isso estamos adotando as medidas focando nos horários e nos exageros das atividades que mais contaminam. Nosso esforço é para salvar vidas, para ampliar a vacinação, e precisamos da compreensão da população”, disse Dário.   

O secretário de Justiça, Peter Panutto, informou que as atividades que estão autorizadas a funcionar até 19h deverão respeitar 40% da capacidade de atendimento, mantendo as medidas sanitárias. “As restrições impostas são necessárias diante da piora nos números da pandemia”, afirmou.   

OPERAÇÃO CONTRA AGLOMERAÇÕES

a Operação Aglomeração Zero, que tem como objetivo evitar e dispersar agrupamentos de pessoas na cidade. A Operação será realizada pela Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e prossegue no final de semana. A nova medida foi anunciada nesta tarde pelo prefeito Dário Saadi durante transmissão ao vivo nas redes sociais. 

   “A nossa prioridade é intensificar a fiscalização de aglomerações, sejam elas em vias públicas, perto de bares e postos de combustíveis, que é onde está ocorrendo a transmissão. Precisamos da colaboração da população, principalmente dos mais jovens, que tenham consciência e não se aglomerem nestes locais, principalmente com o uso de bebida alcóolica”, pediu o prefeito Dário Saadi. 

    Segundo o secretário Christiano Biggi, da Segurança Pública, haverá um reforço do patrulhamento e concentração de viaturas em locais mapeados a partir de dados estatísticos. Essas áreas foram definidas porque são as que mais originam alertas de aglomerações por meio de chamadas para a Guarda Municipal. São também as campeãs de denúncias recebidas pelo 156 e 153, e ficam nos bairros com mais casos de transmissão da Covid-19.    

 Os locais que terão atenção especial na operação são os postos de combustíveis, adegas, frentes de bares e restaurantes, praças e vias públicas em bairros com pouca circulação de veículos. A partir da próxima segunda-feira, pessoas flagradas pela fiscalização usando bebidas alcoólicas nestes locais durante o período do Toque de Recolher, entre 19h01 e 4h59, poderão ser multadas conforme a legislação vigente.   

 “Diante do cenário traçado pela Secretaria de Saúde, de um aumento de casos, fica claro que o combate às aglomerações será o nosso foco. Temos observado um crescimento grande de aglomerações em vias públicas, em locais próximos a bares, restaurantes e postos de combustíveis, e a Operação vai coibir este tipo de situação”, declarou o secretário Biggi.

“A nossa prioridade é intensificar a fiscalização de aglomerações, sejam elas em vias públicas, perto de bares e postos de combustíveis, que é onde está ocorrendo a transmissão. Precisamos da colaboração da população, principalmente dos mais jovens, que tenham consciência e não se aglomerem nestes locais, principalmente com o uso de bebida alcóolica”, pediu o prefeito Dário Saadi.   

Fecham às 19h a partir de segunda (21)

Atividades comerciais (comércio de rua, shoppings, galerias);

Mercados, supermercados, padarias;

Atividades religiosas (atividades presenciais individuais e coletivas);

Restaurantes (bares permanecem proibidos);

Salões de beleza, barbearias, clínicas de estética;

Clubes, academias, áreas comuns de condomínios e hotéis;

Eventos culturais, museus, cinemas;

Parques e bosques públicos (funcionam até 18h);

Toque de recolher de 19h às 5h.

Não há alterações nas regras de funcionamento no período diurno, como capacidade de atendimento de 40% e regras sanitárias. O secretário de Justiça, Peter Panutto, informou que o decreto com as regras será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial neste sábado (19).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s