Ambientalismo

LIDERANÇAS RECRIAM FÓRUM E PEDEM UNIÃO POR DEMANDAS DE BARÃO

Um grupo de lideranças de Barão Geraldo realizaram, no último dia 12 de junho, a primeira reunião do FÓRUM CONSULTIVO DE BARÃO GERALDO com o objetivo de unificar as lutas de todos os bairros e moradores por demandas e necessidades do Distrito.

Essa reunião contou com a presença de 12 representantes ou lideranças dos bairros: Bosque das Palmeiras, Village, Piracambaia, Jd. Alto da Cidade Universitária, Jd Independência, Guará, Jd. São Gonçalo, Vila Santa Isabel, Vila São João, um representante da Câmara de Cultura, um da Associação Pró Memória de Barão (ainda em criação) e incluindo o JORNAL DE BARÃO que gravou a reunião e estará disponível aqui para quem quiser ver.

A primeira reunião basicamente discutiu em primeiro lugar como seria organizado o Fórum, propostas de regras de funcionamento – dias , periodicidade, tempo de reunião, tempo de fala, limitação de assuntos, decisões, votações, etc.

Mas a principal questão que seria discutida foi a desativação de várias linhas de ônibus feitas em Barão pela EMDEC.

Trata-se principalmente da retirada das linhas 374, 376 e 328 que mudou completamente o itinerário, além da redução das linhas 321 e 322 que vem causando grande prejuízo para grande parte dos moradores daqueles bairros (Guará, Jd. Alto, Bosque das Palmeiras, Village, Vale das Garças e Piracambaia). Essa questão foi levada pelo Jornal de Barão ao Fórum , ja que a EMDEC entrou em contato com o jornal solicitando contato de 3 lideranças de bairros para uma reunião. Entretanto todos consideravam esse número muito pequeno de representantes de moradores.

Foi solicitado também cobrar das autoridades melhor pavimentação do das viás públicas, de forma urgente para os ônibus, para que não sofram avarias com a precariedade em que se encontram. Houve também solicitação de um estudo de tráfego para o Jd. Independência para que a Rua Felisberto Brolezze só desça e a Rua João Passos da Silva só suba.

Também foram levantadas propostas de discussão para as próximas reuniões : pavimentação e trânsito, incluindo aí a necessidade das passagens de fauna.

IMPORTÂNCIA DO FÓRUM PÚBLICO EM BARÃO

Um dos organizadores do Fórum e que é seu principal mediador é o arquiteto e professor Manuel Rosa Bueno que, mediante o forte desprezo da Prefeitura por Barão Geraldo nos últimos anos, achou que era fundamental recriar uma reunião de lideranças, moradores interessados em discutir Barão Geraldo e se unificarem para fortalecer as reivindicações dos moradores. O fórum visa estimular a participação e que cada morador sinta que pode realmente dar sua contribuição para a melhoria da sua comunidade.

Segundo ele, a ideia do fórum consultivo é de criar união entre as lideranças e moradores de Barão pela máxima que pouco praticamos: “A união faz a força”. Manuel disse que queremos que o Fórum tenha um caráter bem democrático e participativo, que encurte a distância entre aquilo que a população quer, suas demandas e o poder público. “A gente sabe que nossos representantes políticos são eleitos a cada quatro anos e que depois essa comunicação entre a população e esses representantes fica muito difícil. Para o representante que realmente quer ajudar a população, não existe um canal para consultá-la, para saber o que a população quer e também não existe um canal para a população conversar com o representante, seja ele de boa índole ou não, e exigir dele que atenda as suas demandas. Então, o fórum será justamente esse estágio intermediário que vai nos permitir estar em contato com a administração municipal, e demandar dela que nos informe o que tem sido feito em prol da população e também dizer o que queremos que seja feito.

Manuel diz que pretende que esse canal de comunicação seja o mais representativo possível. “Quanto mais, mais forte ele será. A cada demanda atendida, a população terá mais confiança de que o sistema tem força e isso vai estimular mais ainda o seu engajamento.”

Outro organizador da reunião e participante do Fórum, o historiador Warney Smith, disse que a recriação e retomada do Forum de Barão é fundamental para se tentar unificar as lideranças de Barão e assim fortalecer a representação política em Barão para que se tenha mais força politica de reivindicação junto à Prefeitura de Campinas e suas empresas.

Ele lembrou que Barão Geraldo já teve pelo menos 2 ou 3 grupos de representantes de vários bairros para reivindicar coletivamente solução para as demandas do distrito e também para discutir o Plano Diretor do distrito “Desde a criação da primeira Associação de Moradores ainda nos anos 1960, a “Sociedade Amigos de Barão Geraldo” , vários presidentes ou diretores de associações criaram alguns desses grupos. O primeiro foi o grupo “SOS Barão”, criado por Valdir Terrazan, Valmir Geraldi, pela PROESP e outros presidentes ainda nos anos 1980. Depois as Associações criaram o primeiro “Conselho Distrital” ainda no início dos anos 1990 e que foi muito importante pois estabeleceu o 1º Plano Diretor Local em 1996 que ainda esta vigente, mas precisa ser reformulado nessa gestão.” Mas no governo de Izalene em 2003 o Conselho foi recriado como “Fórum Consultivocom apoio e participação da subprefeitura inclusive. E esse Forum ainda durou até o governo do Dr. Hélio. “Mas conseguiu pouca coisa e com o tempo, acabou caindo no esquecimento“. – disse Warney

Outro dos organizadores é Matheus Vieira de Luca , diretor da AMPROVIC (Associação dos moradores e proprietários do Village Campinas) . Ele, percebeu que se ele quisesse que as coisas no bairro mudassem ele deveria participar mais. Matheus acha que temos a ganhar muito com o Fórum: “Barão Geraldo é um lugar cheio de desafios porque é muito diverso, mas também tem muito potencial. Ainda mais com a vinda desse Hub de tecnologia, pra região, se a gente souber orquestrar bem isso, só tem ganhos ai pra gente” – diz Matheus

Viviane Lima e Silva coordenadora da Associação do Piracambaia 1 disse que seu bairro é muito injustiçado pela Prefeitura e até tendo outros bairros contra. Ela acredita que “a gente, unindo forças nós conseguimos cada um conhecer os problemas de cada um , as necessidades de cada bairro e tentar um ajudar o outro sem se prejudicar. E é importante a gente comecar a tentar, todo mundo , encontrar um caminho para tentar resolver as coisas juntos em vez de um prejudicar o outro. Porque juntos a gente é mais forte” – disse Viviane

Além deles também participaram da organização Joana Darc, do Jd Alto da Cidade Universitária, Edson Pontes presidente da BOPALBG (Associação do Bosque das Palmeiras), Pablo y Castro tutor do programa Vizinhança Solidária do Jd Independência, Daniel Salvi , da Câmara Territorial de Cultura de Barão , Ricardo Medeiros , também do Piracambaia, Maria Clara FIllipini da Cidade Universitária, e Nádina Fernandes , da Região da Mata S. Genebra. Por fora, através de redes sociais, participam outros como Digão Sellin , Edgar Zambuzzi, Priscila (Bosque de Barão), Célia (Vale das Garças) e vem crescendo trazendo representantes de cada bairro ou setor.

(Matheus Queiroz)

VEJAM A GRAVAÇÃO

1ª Reunião do Fórum de Barão Geraldo 12/06/2021 – YouTube

LEIA A ATA DA 1ª REUNIÃO

ATA DA I REUNIÃO DO FÓRUM CONSULTIVO DA REGIÃO DE BARÃO GERALDO

Primeira ata de reunião do Fórum Consultivo da Região de Barão Geraldo, convocada pelo Manuel Bueno para iniciar os processos de constituição do Fórum Consultivo de Barão Geraldo que será um fórum de união e de apoio aos moradores da região com o propósito de unir as demandas comuns dos diversos bairros e também apoiar coletivamente as demandas específicas de cada um dos bairros para conseguirmos uma voz mais forte e eficaz junto à prefeitura.

Aos doze dias do mês de junho de dois mil e vinte e um (12/06/2021), às dezesseis horas (16:00), em reunião aberta e online transmitida através do link tiny.cc/ForumBarao divulgado através do Whatsapp, Facebook e outros meios, foi dado início à reunião.

Reuniu-se alguns moradores representado diversos bairros da região para tratar de assuntos de interesses geral e da constituição do Fórum.

Estiveram presentes na reunião os moradores Manuel Bueno, Jornal de Barão, Daniel Salvi, Edson Carlos Pontes, Joana Darc, Maria Clara Fillipini, Matheus Vieira de Luca, Pablo Y Castro, Medeiros, Warney Smith e Viviane Lima.

A reunião foi aberta e conduzida pelo mediador Manuel Bueno, que iniciou a reunião se apresentando e solicitando que cada um dos participantes da reunião também se apresentasse e logo em seguida apresentou a pauta e o objetivo da reunião.

Inicialmente, a pauta da reunião é estabelecer a criação do Fórum para apresentação de demandas de cada bairro para serem discutidas, elencadas e solucionadas com apoio e participação de maior número de pessoas possível e discutir data e horário para possível reunião com a Emdec para apresentação de demandas relacionadas ao transporte público.

Foi discutido que relacionado ao Fórum, a ideia é que ele será participativo, que juntem-se ao grupo o maior número de pessoas e que todos possam apresentar suas demandas e opiniões para soluções diversas, ao decorrer do tempo e do aumento do número de pessoas, iremos estabelecer meios para que não haja aglomeração ou tumulto, para que todos os assuntos elencados e levados ao Fórum sejam resolvidos ou direcionados, os temas a serem discutidos seriam selecionados e que seria estabelecido um tempo para que cada pessoa pudesse falar sem que as reuniões se estendessem por tempo excessivo e em ordem para que todos possam falar e possam ser ouvidos e ao final seria aberto a todos para que fossem sugeridos novos temas para a próxima reunião e assim sucessivamente. Além disso, a cada reunião seria definido um mediador para organizar o andamento da reunião e alguém para ao final montar a pauta e enviar a todos, inclusive aos que não puderam estar presentes.

Referente a questão da Emdec, foi definido que a reunião será realizada as 19h do dia 18/06/2021 em local a ser definido e informado pelo Manuel através do grupo do Whatsapp para divulgação e participação da população, nessa reunião agendada serão tratados assuntos referentes às linhas de ônibus que foram canceladas, alteradas e reduzidas, a Emdec já tem uma pauta sobre esses assuntos, a reunião servirá para que os moradores reforcem os pedidos e a Emdec para dar um retorno sobre o que poderá ser feito e suas justificativas. Edson Pontes passou asdemandas das linhas 3.21, 3.22, 3.28 e 3.74. e também quanto aos buracos feito pela Gimma nas estradas do Village, Telebrás e Bq. das Palmeiras. Falou também sobre a necessidade de maior rigor por parte da fiscalização quanto aos motoboys do distrito, que arriscam suas próprias vidas desrespeitando as regras de trânsito. Foi solicitado também cobrar das autoridades melhor pavimentação do das viás públicas, de forma urgente para os ônibus, para que não sofram avarias com a precariedade em que se encontram. Houve também solicitação de um estudo de tráfego para o Jd. Independência para que a Rua Felisberto Brolezze só desça e a Rua João Passos da Silva só suba.

Ao final, ficou agendada nova reunião do Fórum para o dia 21/06/2021 as 19h que será realizada de forma online em link a ser disponibilizado via Whatsapp, os temas sugeridos para serem tratados na reunião são:

Trânsito, Pavimentação e Transporte Público
Meio ambiente – Corredor ecológico, Passagem dos animais
Iluminação Pública
Aberta a outros temas

Depois de encerrado todos os argumentos e entrado em consenso entre os presentes sobre os assuntos propostos na pauta inicial e para a pauta da próxima reunião, nada mais havendo a tratar, o mediador encerrou a reunião, a gravação e um breve resumo sobre os assuntos tratados serão disponibilizados para todos assistirem e acompanharem.

Campinas, 12 de junho de 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s