Ambientalismo

Fundação da Mata faz 40 anos hoje e terá programação on line nesta quinta

Hoje, dia de aniversário de Campinas , faz 40 anos que a a Mata de Santa Genebra foi doada à Campinas para ser preservada. No dia 14 de julho de 1981 a proprietária da Fazenda Santa Genebra fez a entrega da Mata com a criação da Fundação José Pedro de Oliveira para administra-la. Posteriormente – e a pedido dos moradores locais – a Mata foi cercada e recebeu o título de ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) e é subordinada ao ICMBio do Ministério do Meio Ambiente. A ARIE Mata de Santa Genebra é uma unidade de conservação federal e possui uma área de 251,7 ha, sendo que 85% se constituem em floresta estacional semidecídua e os outros 15% em floresta higrófila ou floresta de brejo. Possui vários programas de educação ambiental que permitem a visitação, e de pesquisa científica mediante autorização. Está inserida num contexto urbano, porém a maior parte de seu entorno imediato ainda é constituído de áreas rurais.

Para comemorar a data, a Fundação realiza nesta semana uma programação especial. Na quinta-feira, 15 de julho, haverá uma live na página da Mata Santa Genebra no Facebook, das 18h às 20h. O acesso será pelo endereço www.facebook.com/matadesantagenebra. Com o tema ‘Um olhar para as ações futuras na conservação da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável’, a transmissão ao vivo será uma oportunidade de dialogar com especialistas na gestão de áreas protegidas e debater sobre ações para o futuro da região.

No sábado, 17 de julho, o prefeito Dário Saadi, estará na Fundação José Pedro de Oliveira e participará de uma live no Facebook, às 10h, acompanhado do Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes.

A área de proteção ambiental está localizada no distrito de Barão Geraldo, região norte do município. Maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas, a Mata Santa Genebra é um trecho remanescente da Mata Atlântica, com uma área de 251 hectares.

Confira a programação das lives na página do Facebook da Mata Santa Genebra: www.facebook.com/matadesantagenebra .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s