Ambientalismo

Alexandre Queiroz foi contratado para trabalhar em Portugal

por Marlene Ferreira

Alexandre Queiróz, tri campeão brasileiro de Escalada de Árvores, e um herói em Barão Geraldo por sua defesa de dezenas de animais, está se mudando para Portugal. Ele foi convidado a fazer parte da equipe de uma das maiores empresas de arborização de Portugal onde, segundo ele, vai continuar escalando árvores e também continuará sendo bombeiro lá. Alexandre diz também que em Portugal irá dar continuidade nas competições.

Ele acredita que isso é por vontade de Deus. “Meus planos é sempre ir e estar onde Deus me manda . Creio que isso sim porque me esforcei muito para conseguir isso . Mas acredito que tudo isso é trabalho de Deus na minha Vida“.

Quando surgiu nosso herói

Nascido em Santo Antônio da Platina, no Paraná, há 39 anos (fará 40 em 12.12), Alexandre veio para Barão Geraldo quando tinha 9 anos (1990).

Alexandre nos disse que ser herói não era um sonho de criança, mas que uma coisa era certa:

“Desde o tempo de escola, de meus 10 aos 13 anos, sempre gostei de ajudar alguém. Não podia ver um filhote de gato ou cachorro que já levada comigo pra casa dentro da bolsa de escola”.

Alexandre nos contou como decidiu que seria bombeiro. Segundo ele, quando ainda tinha 12 anos ele e seu irmão viram uma menina de cerca de uns 10 anos se afogando e morrendo em um rio…

“Ai quando eu vi os bombeiros tirando ela da água naquele dia eu pensei: Olha, se eu fosse bombeiro ou pelo menos soubesse nadar poderia ter ajudado ela…”

resgate de um gato

Como se tornou Bombeiro

Segundo Alexandre, antes de ser bombeiro ele se formou em Segurança do trabalho. “Sempre trabalhei nessa área. Antes dessa área de segurança do trabalho eu trabalhei em uma empresa como instrutor, ministrando cursos e dando palestra sobre segurança do trabalho“.

Depois disso é que soube do curso para os Bombeiros em 2012 e desde que conseguiu passar não pensa em outra carreira: “Onde eu estiver sempre serei bombeiro. Isso já está em mim“.

Do amor pelas árvores ao arborismo

Alexandre disse que sempre teve amor pelas árvores. Mas que esse amor aumentou muito depois que foi trabalhar em uma empresa que cuidava de árvores, onde ele foi se aprofundando cada dia mais e aprendendo como as árvores são importantes em nossas vidas. “Foi aí nessa empresa que fui estudando e aprendendo mais sobre as árvores.

Ele disse que depois acabou indo buscar mais conhecimento sobre as árvores no Estados Unidos: “Fiquei uns dias lá aprendendo mais sobre as árvores.. sobre tudo que envolve a Saúde de uma árvore e os benefícios que elas nos dá. Nos EUA aprendi como cuidar de uma árvore desde sua formação nas mudas até a árvore já adulta

Segundo Queiroz, no curso que fez nos EUA ele aprendeu por exemplo sobre os tratamentos de uma árvore desde a raiz até as folhas e tudo o que envolve a saúde delas.

Mas a carreira de arborista ele conta que iniciou depois que conheceu um australiano, Traver Makinot, que era arborista profissional na área e um grande escalador. “Ele que me apresentou a escalada em árvores como é feita a escalada e mostrando toda a segurança para o trabalho seguro em altura, onde o escalador usa todos os equipamentos de segurança para escalar árvores de 15, 20 até 40 metros de altura e assim vai” – declarou.

E Alexandre conta que foi através dele que conheceu o grande Campeonato Brasileiro de escalada de árvores: Onde foi competir pela primeira vez em Uberlândia, em Minas Gerais e onde já foi campeão brasileiro pela primeira vez em 2013.

Depois disso, Alexandre seguiu em frente, competindo e conquistando outros campeonatos. Além de ser tricampeão brasileiro de Escalada em árvores e disputar um campeonato internacional nos EUA representando o Brasil em 2014, Alexandre diz que já ganhou outros campeonatos sempre ficando nos primeiros lugares.

Já fui finalista de um Campeonato Latino Americano disputado em Medellín na Colômbia de onde trouxe 3 medalhas em modalidades diferentes para o Brasil na competição (pelo 1º lugar na modalidade de lançamento; pelo segundo lugar em “subida mais rápida” e terceiro lugar “por acessar uma árvore com mais velocidade de todo campeonato latino americano).”

Alexandre também já foi Árbitro Internacional num campeonato de Escalada na cidade de San António no Texas nos EUA em 2015.

Enfim é Alexandre quem sintetiza:

Lutamos e batalhamos para chegar em um lugar, mas chegamos em uma altura que jamais imaginamos chegar“. disse.

Portanto, trata-se de uma bela carreira além de ser claramente visto como um herói para as cuidadoras de animais e até os animais silvestres (selvagens) que ele tanto lutou e fez História em Barão.

O Jornal agradece o grande e belíssimo trabalho que Alexandre realizou em Barão Geraldo e na região de Campinas e continuamos torcendo para que continue crescendo em sua vida fazendo o bem para muitos animais e muita gente também.

PARABENS ALEXANDRE! MUITA FELICIDADE E FORÇA NESSA NOVA FASE DE SUA VIDA

Marlene e equipe do Jornal de Barão

CLIQUE NAS FOTOS PARA ABRI-LAS

Marlene

3 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s