Ambientalismo

Grande incêndio na Colônia Tozan é apagado por sitiantes

Um grande incêndio destruiu extensa área de 5 sítios na área da Colônia Tozan na tarde de segunda feira, 9 de agosto. As chamas chegaram até à beira do riacho que circula ali. Os bombeiros do Padre Anchieta estiveram no local com duas equipes na região, porém com água insuficiente. Vários animais foram encontrados mortos ou se refugiando.

Os moradores dos sítios da Tozan tiveram uma segunda feira literalmente em chamas, pois tiveram que combater o fogo fazendo “aceiro” no mato com ferramentas ou tratores, numa extensa área da vegetação, de forma para criar uma área de isolamento entre as vegetações e evitando a passagem do fogo.

Estiveram no local o sargento Leme acompanhado pelo cabo Sidney Magela ambos da Estação de bombeiros do Padre Anchieta e mais uma viatura com outros três bombeiros, Ele informou que recebeu a chamada por volta das 11:40h e foram controlando o fogo no sitio Fujimoto e depois foi até o sitio da Leticia Maricato aonde o fogo ainda não havia chegado e passou condenadas para ela.

O proprietário do sitio Sato, Taquecha Sato, estava apagando o fogo com sua família e disse que todo ano isso acontece. A dona do sitio Fujimoto apareceu no sitio Sato pedindo ajuda aos bombeiros porque estava sozinha.

O fogo já estava alastrando para a Horta do Paulo Aranha e para uma plantação de caqui (que ficam na parte dos lagos), enquanto os sítios citados acima ficam a beira da pista que vai pro Village.

Já no sítio dos Irmãos Santos os bombeiros conversaram com Val Santos que disse que o fogo se alastrou rapidamente passando de um sítio pro outro, e também estava frente das chamas, apagando.

Sargento Leme disse que o fogo estava controlado pelos moradores. “No sítio Sato verifiquei que havia um caminhão pipa emprestado do sítio vizinho enquanto uma das viaturas controlava o fogo do sítio vizinho.” ele acredita que o incêndio teve causas naturais.

Leticia Maricato, proprietária de um dos sítios, alega que sua maior preocupação é com o pai que é acamado. “O FOGO deu a volta e já está aqui no sítio quase de novo, espero que o rio segure e não pule pra cá.” disse Letícia super preocupada. (não sabemos qual rio ela se refere).

Ja Amarildo Queiroz dono do Sítio dos Cucculi disse que foram eles sitiantes que apagaram o fogo com a ajuda de outro, Paulo Aranha, com um trator adaptado com bomba de água. Segundo ele, no Sítio dos Cucculi não apareceu nenhuma viatura de bombeiro “Foi nós mesmo que apanhamos o fogo” – disse ele.

Nesta terça 10/8 Leticia Maricato enviou um vídeo ao jornal dizendo que o fogo que aparentemente estava controlado conforme orientação do Sargento Leme, infelizmente queimou todo seu sítio.
Ontem fiquei até 17h30/18h apagando pra não avançar mais e a fumaça estava insuportável“. lamentou Maricato.

A moradora do Village, Vera Frederico disse passou muito mal da rinite “Que tristeza esses incendios! Quase todo dia tem queimada. E quando não, o povo coloca fogo nos lixos. Eu e mais várias pessoas passamos muito mal com isso em pleno tempo seco vem tendo queimada constantemente” – declarou ela

ANIMAIS TAMBÉM FORAM VÍTIMAS

Animais como cobra foram encontrados se refugiando, e um gambá foi achado morto em consequência do incêndio.

CADELA PERDEU FILHOTES NO INCÊNDIO MAS FOI RESGATADA E BUSCA ADOÇÃO

O morador Derian Iha, que possui um canil, informou que ontem alguns animais sofreram com o incêndio, uns morreram (cobras, filhotes de cachorro e uma capivara) e outros foram resgatados. Uma triste realidade que acontece sempre, os animais silvestres são castigados por não terem refúgio em meio ao fogo. Uma cadela que estava amamentando foi retirada da área do incêndio ontem, fugiu mas foi resgatada. Seus filhotes morreram carbonizados
Essa cachorra ficou o tempo todo rodando pelo canil procurando os filhotes‘. disse Derian.

Hoje dia 10/8 pela manhã Derian Iha informou que após ser encontrada, a cadelinha já passou em consulta com veterinário, fez exames como hemograma e também está amamentando dois cãezinhos que precisavam de uma mãe de leite.
Além disso também conta com a doação de ração, medicamentos, podem ser usados dentro do prazo de validade pois não recebem ajuda do governo, apesar de ser uma ONG.
Ela perdeu os 7 filhotes no incêndio de ontem e hoje adotou 2 que foram largados para morrer. Infelizmente no nosso trabalho temos que lidar com esse tipo de situação, muitas vezes parece até mentira mais sim o ser humano é capaz de muita crueldade com os animais” disse Derian.

MF e AB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s