Colunistas

11 de agosto – Dia do Advogado

A importância do advogado pra sociedade em tempos de pandemia. E como ficou a vida desse profissional, no geral?

Diante do caos que se instaurou na pandemia, há aqueles preparados para alguma eventualidade, esses sofreram pouco os impactos econômicos, mas ninguém pode escapar dos impactos sociais e biológicos. E quando tudo passar, que será da advocacia e da sociedade? Para quem já trabalhava em home office com o sistema jurídico online, os impactos financeiros foram poucos, porque já estavam habituados a trabalhar em casa, então não houve uma mudanças na rotina. Agora os escritórios de advocacia, os quais tiveram que se readequar ao momento, inclusive com a contratação de um software jurídico para a sua gestão no que concerne às demandas.

Mudanças para atuar nas áreas de Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Trabalhista foram áreas bastante afetadas em razão das mudanças exigidas pelo isolamento, nas relações de consumo, de trabalho e nas próprias relações interpessoais. Muitos profissionais tiveram perda de clientes diante da crise econômica, pois muitos não tivessem condições de pagar os honorários advocatícios, principal fonte de remuneração dos profissionais da advocacia. Então um advogado me disse que a única coisa que mudou pra ele foi que percebeu que os clientes não estão bem financeiramente.

Com o covid-19, o universo jurídico mudou a natureza das ações e as oportunidades, formas de atuação e habilidades exigidas da advocacia. Nesse quadro pandêmico é nítido a importância do papel do advogado, nos mais variados aspectos sociais, em momentos de grande impacto que afetam a humanidade.

Não me furto ao bom embate, pois, nesses vários anos que exerço a advocacia, a todo tempo me convenço de que ser advogado é ter paixão pela Justiça e pelo Estado Democrático de Direito, alicerçado no arcabouço legal. Em tempos de pandemia não foi diferente, mas confesso que houveram mudanças significativas com a adoção de novas tecnologias e acredito que a COVID-19 ainda nos trará grandes mudanças na maneira como os escritórios de advocacia vão conduzir suas atividades.” – disse o advogado Gilberto D. Andrade. que é advogado Civil, tem escritórios no Swiss Park Office e também dentro de algumas empresas.

Marlene Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s