Ambientalismo

COM 11,8% DE UMIDADE, CAMPINAS ESTÁ EM ESTADO DE EMERGÊNCIA

A Defesa Civil de Campinas emitiu boletim com Estado de Emergência na cidade quando a umidade relativa do ar (URA) caiu para 11,8% às 15h20 da tarde desta quarta-feira, dia 25 de agosto. A informação da queda é da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte

Quando índice da URA fica abaixo de 12% é decretado do Estado de Emergência. Nesta situação, é preciso observar as recomendações para os Estados de Atenção e de Alerta.

Entre as medidas estão: a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc. Outra orientação diz respeito à suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc., também entre 10 e 16 horas, e manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças e de hospitais, entre outros.

A umidade relativa do ar foi diminuindo com o passar do dia e o aumento da temperatura. O Departamento de Defesa Civil deu informe de Estado de Alerta no fim da manhã de hoje, quando a umidade relativa do ar atingiu o índice de
19,8%, às 11h20. O Estado de Alerta se dá quando a URA fica entre 20 e 12%.

Campinas já estava em Estado de Atenção desde 9h20 da manhã, quando foi registrada a URA de 27,8%, ou seja, abaixo dos 30%. O Estado de Atenção é ocorre quando a umidade fica entre 20 e 30%.

É importante seguir as recomendações de aumentar a hidratação com maior ingestão água; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, irrigação de jardins etc. Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol e em áreas vegetadas, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Carlos Bassan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s