Bairros

Novos trajetos das linhas 321 e 328 dividem moradores de Barão que sugerem mudanças.

A EMDEC anunciou na semana passada que , a partir de 8/9, a linha 321 (Bosque) não mais passará pela avenida Atílio Martini (av2) e margeando a Unicamp, mas agora irá pela Av. Santa Isabel, virando na rua Augostinho Páttaro, cruzando até a Estrada da Rhodia, indo até a av. Oscar Pedroso Horta (av.3) e entrando na av. Luis de Tella, prosseguindo pelo Guará e Jd Alto até o Bosque das Palmeiras.

Já essa parte do trajeto atual do 321 agora será feito pelo 328 que irá pela Av. Albino, virará na Av 2 e prosseguirá pela Roxo Moreira (FEF- Unicamp) ate encontrar a av Oscar Pedroso Horta (Av3) e virar no Pq Ecológico (Luiz de Tella). Daí continuarão os mesmos trajetos atuais.

Segundo a EMDEC a medida foi tomada a pedido de representantes dos bairros Guará e Jd. Alto, para “melhorar a integração” entre a Escola B.G. Rezende com os moradores daqueles bairros. Porém muitos foram pegos de surpresa pois aguardavam o retorno da linha 328 ao trajeto antigo ou o aumento de carros e ampliação de horários das linhas 321 e 322 (já que 2 linhas foram tiradas: 374 e 328).

1 –NECESSIDADE DE PASSAR NO CENTRO MÉDICO

Mesmo os que gostaram da mudança propõem algumas mudanças básicas (321 manter antigo itinerário do 328 e que a atual 328 passe no Centro Médico) Veja algumas propostas dos que aprovaram:

Renata Pantaroto diz que melhorou um pouco mas em questão de tempo de viagem continuará igual. Ela acha que o 321 deveria fazer o itinerário do 328 antigo e seguir para o Bosque das Palmeiras. E que o atual 328 deveria passar no Centro Médico.  “Nos horários que pego o 321, não desce e nem pega passageiro algum no Centro Médico“.

Renata questiona também que o 328 sai do terminal com 4 passageiros que descem na Cidade Universitária e depois vai vazio e volta vazio da Cidade Judiciária “vai entender”.

Douglas Frate diz que gostou desse novo itinerário, porém também acha que o 328 deveria atender o Centro Médico já que vai passar a atender a Unicamp junto e não mais o 321. Ele também não entende porque há 2 linhas para o “Cidade judiciária” sendo que também tem o 329 que vai para lá.

Douglas também acha que o 321 deveria parar de passar no Centro Médico e diz que a APACC não precisa mais do ônibus para la.

2 – MAIS UMA PARTIDA ÀS 18:20 E MUDANÇAS DE HORÁRIOS

Apesar de gostar desse novo itinerário Douglas Frade diz que também tem que voltar o horário antigo que estava antes . Que era das 18:23. porque “ao invés de a gente ter que ficar esperando 40 minutos, sendo que é horário de pico”.

“Eles recolhem um ônibus e o ônibus depois fica saindo lotado do terminal”. “Precisam mudar os horários inclusive no horário de pico que tem que ser mexido e não pode continuar assim. Ninguém merece ficar 40 minutos esperando um ônibus. Ainda mais nesse horário de pico que agente quer chegar logo em casa pra descansar e eles estão nem aí com agente espero que com essa mudança volte o horário antigo das 18:23” – disse Frate

Luana Custódio de Melo concorda . Além da espera de 40 minutos o ônibus sai muito lotado :”Deveria tem um horário entre 17:48 e 18:40. Afinal muitos saem às 18:00 hs que é horário de pico. Deveria permanecer o outro ônibus ao invés de recolherem. Acredito que 18:20 seria um ótimo horário“.

Douglas e Luana dizem que o horário ideal para reduzir ônibus seria após às 19h: “Daí fica com dois rodando até meia noite” Mas não 18:00 hs a todos voltaram aos seus trabalhos escolas também, é desumano oque fazem com agente todos os dias.

Rose Giovanelli sai às 19 do serviço e para ela a hora que ele passa tá ótimo ele sai 19:20 não posso perder esse horário se não chego tarde em casa

QUEM NÃO GOSTOU  

Também há os que não concordam com essa mudança específica e propõem outras soluções

Mariana de Maizman, moradora do Bosque das Palmeiras, diz que para quem mora no Bosque vai demorar muito para chegar no bairro. “Tudo isso para atender o pessoal que estuda na Rezende, como se fosse eles não conseguissem andar a pé do Tilli Center até o Rezende!

Ela diz que há uns 5 anos atrás os moradores do Bosque demoraram um bom tempo para conseguir que o 321 não passasse no Alto da Cidade Universitária. “Fizemos um abaixo assinado e conseguimos. Mas agora voltou tudo e ficou pior ainda“.

“Isso significa que para ir para Unicamp, saindo do Bosque, eu vou ter que pegar 2 linhas: 3.21 e depois descer do 3.21 e pegar novamente o 3.28, que vai passar na Unicamp. É um absurdo!” – disse Mariana

3- PROPOSTA DE MANTER O ITINERÁRIO ANTIGO AOS FINAIS DE SEMANA

Mariana também reclama que o ônibus 321 vai passar na Rezende (Av. Santa Isabel) durante a semana inteira isto é de segunda a domingo sendo que as aulas na Rezende são apenas de segunda a sexta! “Quer dizer que no sábado e domingo vamos ficar passeando …dando voltas pelo centro.. mesmo não tendo aulas…..perdendo tempo…por causa dessa iniciativa maravilhosa… um absurdo!

Mariana então pede para que o trajeto atual (ida do 321 pela avenida 2 – Atilio Martini ) ou que ele vá direto pela Estrada da Rhodia até a Oscar Pedroso Horta (Av3) nas sextas e sábados, sem passar pelo centro de Barão. Ela diz que o ideal seria que 321 e 328 retornassem aos trajetos e horários antigos.


Laurita Lopes também não concorda e diz que tem que voltar o itinerário que era antes 321 e 328 ao mesmo trajeto. “Quando as aulas voltarem os ônibus vão superlotar ainda mais do que já estão!”

A moradora Valéria Balbino não gostou porque acha que a linha 321 deve ser para atender o Centro Médico e o hospital Boldrini. Pois segundo ela no Bosque das Palmeiras tem a Apac onde ficam as famílias que tratam no Boldrini e que também utiliza o ônibus. “Na verdade não tinham que mudar nada. Tinham que deixar a linha 328 e 321 do jeito que era antes. Além disso precisam aumentar a linha 321 colocando mais ônibus.

Sil Silva disse que, “Se já tá ruim vai ficar pior, eles não fazem nada pra melhorar a vida da população, mas para atrapalhar”

Para a moradora do Village Eli Gomes Ribeiro o ideal é voltar a linha 374 Jockey, “Se possível que ele voltasse a ir até o centro e não apenas Cidade Judiciária. O bom era voltar como antes. Muitos moradores foram e estão sendo prejudicados pela mudança.”. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s