Arte&Cultura

Em tempos de Covid, o papel do Nutricionista é essencial para a saúde

por Marlene Ferreira

Hoje 31/8 é o DIA DO NUTRICIONISTA E por isso o Jornal de Barão entrevistou a nutricionista Fernanda Araújo, moradora em Barão desde o seu nascimento 1987 e trabalha em seu próprio consultório.

Araújo explica caso o paciente tenha se infectado com o vírus, o papel do nutricionista para pacientes é garantir que o individuo tenha o aporte de nutrientes necessários para combater a doença e se recuperar.

Fernanda orienta “Se alimente bem, se hidrate e faça atividade física regularmente, pois é o melhor jeito de se manter saudável.”

Fernanda tem 33 anos, nasceu em Campinas/ SP, formou-se em Nutrição pela Unip em 2011 e trabalha em seu consultório na R. Frei Manoel da Ressurreição, 1488 no Guanabara.

VEJA A ENTREVISTA

O que te fez seguir a profissão de nutricionista?

Sempre me encantei pelo efeito que os alimentos tem sob nosso organismo, os alimentos tem o poder de tanto melhorar quanto piorar a nossa saúde, depende da quantidade e da frequência que consumimos.  Acredito que somos o que comemos e eu quis ser nutricionista para ensinar as pessoas a se alimentarem de forma mais saudável.

Qual a importância de um nutricionista?

O nutricionista é importante para tratar muitas doenças e contribui para uma vida saudável, é o profissional certo para desmistificar a alimentação e melhorar a relação das pessoas com a comida.

Quais as áreas de atuação do nutricionista? Em qual está no momento?

As grandes áreas de atuação do nutricionista são: Unidades de alimentação (restaurantes, hotéis, industrias, etc) Saúde Pública (hospitais, centros de saúde e alimentação escolar) e Nutrição clínica, onde temos espaço para inúmeras especializações, inclusive a nutrição esportiva que é onde atuo no momento.

Como é o seu dia a dia como nutricionista?

Tenho momentos para atendimento, onde estou diretamente com o paciente em consulta, outros momentos reservo para feedback dos pacientes, planejamento de materiais e organização de posts em redes sociais para divulgação do meu trabalho

Qual o fator mais comum que faz as pessoas buscarem a ajuda de um profissional?

No meu dia a dia de atendimentos o mais comum são pessoas que buscam melhorar a composição corporal, melhorar a performance nos esportes e pessoas que buscam o emagrecimento.

Qual o papel do nutricionista em tempos de covid-19?

Conscientizar a população que a prevenção é o melhor caminho, se alimentar bem, se hidratar e fazer atividade física regularmente, é o melhor jeito de se manter saudável. Caso o paciente tenha se infectado com o vírus o papel do nutricionista é garantir que o individuo tenha o aporte de nutrientes necessários para combater a doença e se recuperar.

Quais os desafios do nutricionista?

Penso que o maior desafio atual do nutricionista é o excesso de informações erradas, que a população tem acesso na internet, o padrão de beleza que a sociedade e as redes sociais impõem, também afetam os pacientes de forma muito importante. Além disso, a insegurança alimentar, a fome, a desigualdade social e o papel da indústria alimentícia também são grandes desafios da profissão.

A importância do nutricionista no cenário atual

O papel do nutricionista é promover a saúde através da alimentação, é quebrar os paradigmas impostos pela sociedade, é conduzir o paciente a ter uma rotina saudável e equilibrada, elaborando um plano alimentar que seja prático, acessível, saboroso e saudável.

Como ter uma alimentação saudável em tempos de pandemia

Com o distanciamento social, home office e etc. algumas queixas que antes eram muito presentes, como: muito tempo no deslocamento ou falta de estrutura na empresa, agora já não são mais problemas. Porém essas queixas deram espaço a outras, como aumento da demanda de trabalho, filhos em casa, aumento dos pedidos de delivery, etc.

A minha dica é planejamento: fazer lista de compras e já deixar frutas e verduras higienizados e cortados e com fácil acesso na geladeira, se possível deixar preparações prontas para refrigerar ou congelar, não deixar guloseimas disponíveis em casa, reservar uma refeição na semana pra pedir delivery, beber bastante água e não comer na frente do computador, reserve o momento da refeição e coma com atenção plena.

(MF)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s