Ambientalismo

Moradores da Região da Mata decidirão sobre jaqueira ameaçada no Vitória Ropole

Os moradores dos loteamentos ou bairros Vitória Ropole, Jardim São Gonçalo, Terra Nova, Parque Ceasa e até do Real Parque é que irão decidir o que será feito da antiga jaqueira tida como “centenária” que fica na praça do Vitória Ropole no próximo dia 8, próxima quarta, na praça, que fica na esquina das ruas Benedito da Silva e Pedro Walter Vanucchi, na região da Mata S. Genebra.

Segundo informou o morador Michel Siqueira, no dia 1º de setembro alguns moradores do bairro participaram de uma reunião na sede da Subprefeitura com a presença de um diretor do DPJ (Departamento de Parques e Jardins), do subprefeito e de funcionários do DPJ que estavam trabalhando nas obras da praça. Nessa reunião é que eles tomaram conhecimento do projeto da praça. E foi informado também que o parquinho já foi reposicionado para a região central, em função da jaqueira e que a paineira da esquina será preservada.

Nessa reunião também, os moradores apresentaram um relatório de avaliação técnica e visual da jaqueira realizado pela empresa “Plant Care” indicando ações para que a árvore continue a existir na praça. Esse laudo dos moradores se contrapõe ao laudo apresentado pelo DPJ:

O laudo técnico visual da prefeitura orienta a extração, pois a árvore centenária tem risco de queda. Na reunião, os técnicos do DPJ informaram que no lugar dela se comprometem a efetuar o plantio de uma espécie nativa adulta para garantir sombra ao local.

Já o laudo da “Plant Care” detalha onde estão os riscos e recomenda poda severa da copa (para posterior rebrota e manutenção de copa controlada), além de diversas outras intervenções (como cabeamento da forquilha/ escora do galho baixo) e cuidados fitossanitários com o objetivo de manter a árvore centenária com redução dos riscos de acidente.

Devido à essa contraposição dos laudos e propostas os moradores marcaram uma reunião deliberativa (assembléia) para decidirem coletivamente qual será nossa escolha sobre a jaqueira:

– Extração com plantio de nativa adulta ou

– Manutenção com manejo indicado e assinatura de um termo de responsabilização

Convidamos todos os moradores a participar da reunião a ser realizada no próximo dia 8/9 às 17h30 na praça do Residencial Vitória Ropole.” – diz o convite dos moradores.

(AB)

fotos e textos Arney Barcelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s