Falecimentos

Prefeitura faz homenagem para marcar os 20 anos do assassinato do prefeito Toninho

Em homenagem ao ex prefeito Antônio da Costa Santos, o arquiteto “Toninho do PT”, assassinado em 10 de setembro de 2001, a Prefeitura de Campinas apresentou na noite de sexta 10/9, debaixo de chuva, o novo paisagismo do canteiro central da Avenida Mackenzie. A escultura “Toninho e sua Pipa”, do arquiteto Spencer Pupo Nogueira, construída no local, também recebeu limpeza, pintura e iluminação. 

O evento marcou 20 anos da morte do ex-prefeito. A secretaria de Serviços Públicos fez o plantio de oito mil mudas de plantas ornamentais e 50 árvores nativas e palmeiras “jerivá”. 

Antônio da Costa Santos tinha 49 anos quando foi morto ao sair do shopping num suposto assalto até hoje não explicado, em que foram acusadas várias pessoas como mandantes até de seu próprio partido, porém sem provas. Ele havia assumido a Prefeitura de Campinas oito meses antes, em janeiro de 2001. Toninho era casado com a psicóloga Roseana Garcia e deixou uma filha, Marina, que na época tinha 14 anos.

Participaram da cerimônia os ex-prefeitos Jonas Donizette, Izalene Tiene (que era vice de Toninho), além do secretário Nacional de Comunicação do PT, Gilmar Tatto e do vereador Cecílio Santos, líder do PT na Câmara de Campinas além de outros vereadores e secretários municipais e de amigos e representantes do secretariado de Toninho e do PT.

O prefeito Dário Saadi disse que a revitalização do local, mais que uma homenagem, é um reconhecimento. E falou sobre a trajetória de Toninho e a importância de preservar sua memória e sua história. “É importante a gente relembrar a história de pessoas que trabalharam e lutaram pela nossa cidade. Reconhecer o passado e honrar uma história, como a do Toninho, é essencial”, disse. 

Durval de Carvalho, que foi secretário de Governo do Toninho, agradeceu a Dário pela homenagem e fez um paralelo entre o assassinato de Toninho e o momento político que o pais vive atualmente, e ressaltou a importância dos projetos de Toninho para a cidade. “Seu gesto é um gesto da contracorrente do momento que o Brasil vive. Nada melhor do que, num tempo como este que estamos vivendo, podermos nos reunir aqui para homenagear este grande homem público que foi o Toninho”, afirmou. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s