Esporte

COCICAM faz “Bicicletada” e reune 300 ciclistas no Dia Mundial sem Carro

Temperatura na casa dos 17ºC. Vento forte e gelado. As condições climáticas pouco favoráveis não foram impedimento para a bicicletada noturna pelas vias centrais de Campinas, que reuniu cerca de 300 ciclistas de diversos grupos e marcou as celebrações do “Dia Mundial sem Carro”, comemorado em 22 de setembro. 

O passeio foi festivo. Porém, teve um importante objetivo: conscientizar para o uso da bicicleta como um modal alternativo e ativo de transporte, que promove a saúde e a qualidade de vida, em detrimento ao uso individual do carro. E também foi inclusivo, pois contou com a participação de pessoas cegas. A equipe K2B (“Kabem” Dois na Bike) “Olhos que Guiam” realizou o passeio levando seis deficientes visuais em bicicletas chamadas tandem, que possuem dois assentos e dois conjuntos de pedais. 

A campeão paralímpica na natação 50 metros livres (categoria S11), Fabiana Harumi Sugimori, participou do passeio. Fabiana esteve em quatro paralimpíadas: Atlanta (1996); Sidney (2000); Atenas (2004); e Pequim (2008). Foi medalhista de ouro em Sidney e Atenas; e de bronze em Pequim. Ela nasceu prematura com 6 meses e meio e perdeu a visão pouco depois, por causa do excesso de oxigênio na incubadora, que queimou sua retina, problema chamado de fibroplasia. O olho direito foi totalmente comprometido e o esquerdo reconhece alguma luminosidade. Mas não a impediu de ser uma pessoa extremamente ativa. 

“Também gosto de pedalar. Sentia falta de guias. Estou na equipe K2B desde agosto de 2017. É bem bacana ter a oportunidade de pedalar”, revela Fabiana. 

Mauro Sergio Villani é montador e também voluntário na equipe. No passeio noturno, ele foi o guia da Fabiana. “É muito prazeroso e gostoso. É uma alegria proporcionar esse passeio para um deficiente visual”. 

O responsável pelo grupo voluntário em prol das pessoas com deficiência visual é Almir Martelli. Ele resume o sentido do trabalho. “É emocionante! Uma inclusão social”. 

A bicicletada foi realizada pelo Coletivo de Ciclistas de Campinas (COCICAM); e contou com o apoio da SETRANSP e da Emdec, e da “Associação Ciclo Ativo. O passeio fez parte das atividades desenvolvidas dentro da 21º Semana Municipal do Trânsito (Semutran). 

Lucas Guimarães Felipe é analista de sistemas, membro do COCICAM e também participa do CMTT Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. Ele esclarece os motivos da organização da bicicletada. “É superimportante para dar visibilidade para o uso da bicicleta e para a segurança dos ciclistas. Dar visibilidade ao nosso direito de cidadão, de utilizar as vias públicas com segurança”. 

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, acompanhou a abertura da bicicletada festiva, e enalteceu o evento. “É uma grande alegria ver duas coisas. Primeiro, a valorização da bicicleta, num evento como esse. E a outra, que as pessoas podem não perceber diretamente, é ver o Centro, que em geral é morto à noite, com a vitalidade dessas pessoas. Isso é cidade saudável. Uma cidade onde as ruas acolhem os ciclistas; e quando o Centro, depois do horário comercial, está ocupado pelas pessoas”. 

A bicicletada teve início e chegada no Largo do Rosário. Os 300 ciclistas seguiram pelas vias Francisco Glicério, Conceição, Centro de Convivência, Benjamim Constant, com parada em frente ao Paço Municipal para sessão de fotos, e Francisco Glicério. O passeio terminou por volta das 21h15. Cerca de dez agentes da Mobilidade Urbana operacionalizaram o trânsito, com apoio da equipe da Educação. 

Semutran 2021 

A 21ª Semana Municipal do Trânsito começou no dia 21 de setembro. A programação segue até o dia 1º de outubro. 

A programação e mais informações podem ser conferidas no endereço eletrônico www.emdec.com.br/semutran2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s