Primeira página

Grande aumento de furtos assusta e baronenses culpam “clínica” e retirada de bases da Guarda Municipal

Mais de uma dezena de pontos comerciais – bares, lojas e restaurantes – e também dezenas de casas foram assaltadas nos últimos três meses em Barão Geraldo conforme relatos de vários moradores, geralmente no período da madrugada. Para a maioria, esse aumento de assaltos se deve à retirada das duas bases da Guarda Municipal que estavam no distrito e também à vinda de uma “clínica de recuperação de drogados” que se instalou em Barão Geraldo. Por causa disso, comerciantes e moradores começaram a se mobilizar para tentar resolver o problema e exigem uma resposta da Polícia Militar e dos poderes públicos.

No comércio:

No comércio os bares foram as principais vítimas de furtos em Barão: o bar do Tatu, o bar container Cazoon, a cervejaria Tabuas , assaltada por duas noites com imagens gravadas e possível identificação, o restaurante Sabor e Arte. Também o bar Botequim de Barão arrombaram, o bar Vidotinho (também por 2 vezes), o Bar do Jair e o bar Ponto 1 na Vila Santa Isabel (que sofreu assalto à mão armada com gravação que foi exibida pela EPTV também). Também os quiosques de hot dog de Gustavo Bosso entre o Independência e a Santa Isabel e o Bronco Burguer também já foram assaltados. Além desses casos há outros como o furto noturno com arrombamento nas Lojas Americanas e o assalto à Caixa Econômica Federal. E na madrugada do dia 20 para 21/9 arrombaram o portão do Botequim de Barão de onde levaram 2 TVs e garrafas de whisky

Alexandre Leme do Tabuas disse que foi furtado no final de julho e outra no começo de setembro. Na primeira teve um prejuízo de cerca de 6000 reais e na segunda, o ladrão veio do restaurante vizinho “Sabor Barão” onde acionou o alarme e fugiu pelo telhado, porém dessa vez sem levar nada. Tudo foi gravado pelas câmeras de segurança cuja gravação foi entregue à Polícia.

Alexandre diz que o Tablas faz parte do Vizinhança Solidária do centro de Barão que tenta melhorar a segurança em Barão junto aos órgãos publicos

Ladrão foge da Cervejaria Tabuas (camera da cervejaria)

Ricardo, do restaurante Vidotinho também disse que foi assaltado duas vezes. A primeira na construção e a segunda no final de julho, mesmo período do Tabuas, quando 3 rapazes arrombaram e destruíram portas de ferro da entrada e levaram várias bebidas e insumos do bar. Ricardo disse que também no mesmo dia foi assaltado o bar vizinho chamado Meridson e o Bronco Burger. Segundo ele o Vidotinho faz parte de um sistema de segurança remoto chamado STV e eles vem tentando que outros comerciantes adiram para eles implantarem uma base em Barão com ronda. “Ja que esta tendo esse problema em Barão Geraldo, vamos tentar colocar uma ronda “. Ricardo acredita que o aumento de assaltos é um quadro geral na cidade e “quanto mais segurança publica tivermos é melhor pra controlar esse aumento“.

portão arrombado no bar Botequim de Barão

Nas casas:

Nos últimos 2 meses também ocorreram muitos assaltos à residências notadamente nos bairros Cidade Universitária – a maioria na parte 2 – e também na Vila Santa Isabel. Na última reunião do CONSEG (Conselho de Segurança) no início de setembro, algumas moradoras relataram um grande número de assaltos a residências sobretudo na parte 2 da Cidade Universitária, mesmo tendo segurança particular e questionando se não havia reduzido a ronda em Barão. Na reunião o capitão Mendonça da 3ª Cia informou que estava normal as rondas noturnas em Barão Geraldo e solicitou que os delitos fossem registrados pelo site ou na 7ª DP

Quanto à Vila Santa Isabel também houve aumento de assaltos nas casas. O morador Edgard Zambuzzi diz que desde meados de setembro ladrões pulando muros das casas tem ocorrido na Vila inteira; “são vários casos em diversas ruas, moro na Rua19, e já entraram em algumas casas por aqui também, inclusive na última vez foi na casa vizinha a minha, levaram lixadeira, furadeira, e mais algumas ferramentas.”

Estatísticas apontaram aumento anormal em Junho e Julho

No estatísticas de ocorrências da 7a DP (Delegacia de Polícia) foi registrado um aumento anormal de ocorrências de roubos e furtos nos meses de Junho e Julho que voltaram a cair em agosto. O número de Roubos (quando há emprego de arma) pulou de uma média de 10 em abril para 27 em maio e 26 em junho voltando à media normal em Julho e agosto.

O número de furtos (roubo sem arma e geralmente sem a presença de alguém) pulou de uma média normal de 50 para 78 em junho e 71 em julho voltando para a média em agosto.

E ainda não foi possível conseguir os números de setembro.

Suspeitas

Nos grupos de Barão do Facebook, após uma reportagem da EPTV que nos pegou de surpresa (pois ninguém nos procurou) dezenas de pessoas debateram as causas e a grande maioria apontou que o numero de roubos e furtos aumentou no distrito após o fechamento do quartel da Guarda Municipal em Abril e após a instalação de uma “clínica” de recuperação de drogados em Barão, na rua Eduardo Pereira de Almeida.

Para Alexandre Leme da Cervejaria Tábuas acredita que a desativação das bases da polícia é um ponto que possa encorajar os criminosos e favorecer o aumento da criminalidade. Mas diz que também não podemos deixar de evidenciar a conjuntura atual do País, pandemia e inflação. “Criminalidade é um assunto complexo e reflexo de anos de desgoverno e muita corrupção em nosso país. O que nos leva a não termos uma educação de base de qualidade e acessível“.

Para ele a questão das bases da Guarda, presença da Polícia Militar e da clínica de reabilitação são apenas consequências, mas por hora um maior policiamento no distrito nos deixaria com uma maior sensação de segurança. “Pagamos impostos abusivos, clientes e empresários, e o retorno que temos é muito baixo”.

A violência e pequenos assaltos estão fazendo parte do cotidiano agora. Coisa que não víamos antes. E não estamos acostumados. Tá sendo bem estranho isso. Precisamos que a segurança seja reforçada em Barão” – disse André Hernandez Pereira do bar Ponto 1 . Para ele e seu irmão Ademar após o fechamento das bases da Guarda, a ronda foi drasticamente reduzida a ponto de não se ver mais viaturas nas ruas.

Ricardo do bar Vidotinho

A 3ª Cia da Polícia Militar alegou que mantém o policiamento na área como sempre e que realizou 434 operações em Barão Geraldo em 2021 para tentar impedir delitos, e que efetuou 255 prisões em flagrante por crimes contra o patrimônio e outros casos.

Quanto às bases da Guarda Municipal conforme o Jornal de Barão já havia informado desde o ano passado, a desativação foi decidida pelo Tribunal de Justiça a pedido do Ministério Público de Campinas, após ação do Sindicato dos Servidores Municipais denunciando as péssimas instalações das duas bases que eram consideradas desumanas e até insalubres.

Porém, apesar da promessa do então candidato Dário Saadi de reformar a base da Guarda em Barão feita em reunião com os Guardas em setembro de 2020, a base da entrada de Barão foi desativada em 24 de Abril de 2021 segundo informou a assessoria de imprensa do órgão.

A assessoria da Guarda de Campinas emitiu uma nota dizendo as bases operacionais de Barão foram transferidas para outras regiões estratégicas da cidade, em imóveis com mais espaço e melhores condições de trabalho para os guardas municipais. E que, no entanto, isso não alterou a rotina de patrulhamento no distrito “pelo contrário, a ronda foi reforçada e ocorre dia e noite”.

A Guarda lembra que é fundamental que a população denuncie os crimes por meio do telefone 153 que, “a partir destas denúncias, a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública pode traçar ações estratégicas de combate ao crime e distribuição das equipes em áreas mais críticas“.

Ja a presidente do CONSEG (Conselho de Segurança de Barão e São Marcos) Neusa Fernandes, diz que “não podemos” relacionar o aumento da criminalidade no Distrito de Barão Geraldo com a saída da Base em Barão porque a Guarda Municipal continua presente em Barão e que não houve diminuição no patrulhamento. “Todas as vezes que houve uma solicitação para a Guarda Municipal de Campinas foi atendido imediatamente Portanto essa relação entre a saída da Guarda com a Criminalidade não procede.”
Neusa disse também que não é possível a Guarda estar sempre em Barão pois eles tem a cidade toda de Campinas para atender. “Estamos atravessando momentos difíceis no meio de uma pandemia global onde necessita da ajuda de todos para contribuir com o bem-estar social da nossa comunidade“.

A alegada “clinica” de recuperação de drogados não foi encontrada. Procuramos a ONG Resgate do Efraim, que trabalha com moradores de rua ou em situação de vulnerabilidade, porém eles não quiseram dar nenhuma entrevista à reportagem.

Comerciantes fazem abaixo assinado e querem reunião com o Secretario de Segurança

Emergencialmente os comerciantes de Barão ( Ademar do Ponto 1, Tuca e Mayara do Botequim de Barão, Henrique do Bar do Jair, Paulo dos lustres e outros) se organizaram fizeram uma reunião com o vereador Marcelo Silva e um um abaixo assinado solicitando mais segurança e pediram ao vereador uma reunião com para o próximo dia 6 de outubro com representantes de Barão com o secretário Christiano Biggi. Antes disso haverá a reunião do CONSEG , dia 5 /10

A reunião foi realizada na sede da Guarda Municipal de Campinas com a presença de Neusa , presidente do CONSEG e proprietária da loja Santa Baronesa, Tuca do Botequim de Barão, o capitão Leandro da 3ª cia, a comandante da Guarda, Maria de Lourdes, e o secretário. Ainda não sabemos o que ficou definido

(AB)

A 1ªº base da Guarda Municipal de Barão que alugava terreno na entrada do distrito foi desativada em 24 de Abril passado 2021

A 1ªº base da Guarda Municipal de Barão que alugava terreno na entrada do distrito foi desativada em 24 de Abril passado 2021

Categorias:Primeira página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s