Arte&Cultura

Praça do Côco terá palhaçada e malabarismo toda quarta às 16h

por André Moretti

No mês de outubro haverá uma programação de magia, malabarismos e palhaçadas da Cia. (companhia) Suno, que serão apresentados toda quarta-feira, às 16h, na Praça do Côco. A programação chama-se “Tem Graça na Praça, dirigida para crianças e é gratis. (mas voce poderá contribuir “no chapéu” com os atores, se quiser.

Na primeira quarta, dia 06/10, o palhaço Sanduba entra em cena para divertir e impressionar o público com o espetáculo RUA. Em um cenário feito de caixas de papelão, sacolas plásticas e sucatas, o artista apresenta ainda números de mágicas e equilibrismos, mostrando ao público que no picadeiro não há limites para a criatividade e nem existe o impossível.

No dia 13 o público poderá descobrir o que acontece na Casa da Palhaça. Um spoiler: uma grande palhaçada!!! Baldes, vassouras, livros, xícaras e pratos viram objetos de manipulação, e até uma simples limpeza de casa surpreende crianças de 0 a 100 anos. Para completar a diversão dos presentes, a palhaça Fiorella apresenta números de malabarismos, equilibrismos, acrobacias e mágicas “close up”. 

O terceiro espetáculo apresentado será Chafurda!. Como age um palhaço nos bastidores do circo, fora do horário do espetáculo, com o picadeiro bagunçado e sujo? Tudo vira uma grande palhaçada, com eles lidando com os elementos do dia a dia como se estivessem em cena. Desentupidores, panos e bolas de sabão são utilizados para a faxina e também para divertidos números de habilidades. A apresentação será no dia 20 – anote na agenda.

Encerrando a programação, no dia 27, entra em cena o Compilação Suno e uma seleção dos melhores números do repertório circense da Cia Suno, lapidados ao longo de centenas de apresentações no Brasil e no exterior. Duba Becker apresenta malabarismos com chapéu e claves, números de equilibrismos e rola-rola. Helena Figueira traz à cena números de contorção, ginástica rítmica com faixa e pirâmide humana, desafiando os presentes a participar dessa loucura. No número final, há ainda um duo acrobático de tirar o fôlego!

Segundo Helena Figueira os espetáculos acontecem em um espaço aberto, sem cobrança de ingressos. “É de graça? Sim. Mas se você puder contribuir, faria a alegria dos artistas, que não contam com patrocínio nem nenhuma outra forma de fomento à arte“.

“Separe sua máscara, coloque no bolso seu álcool em gel e venha se divertir com a gente. O mês da criança é para todos que têm alma de criança.” – declarou ela.

Conhecendo a Cia Suno

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Hoje radicada em Campinas, a Cia Suno traz em seu repertório 26 espetáculos. Além de se dedicar à arte circense, a companhia assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008). Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017) e Rosas de Ouro (2019 e 2020). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

Tem Graça na Praça será dias 06/10 – Espetáculo RUA

13/10 – Espetáculo Casa da Palhaça //

20/10 – Espetáculo Chafurda! //

27/10 – Espetáculo Compilação Suno

Sempre às 16h

Quanto: Grátis (Quem quiser e puder poderá contribuir com a arte)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s