Ambientalismo

Mata está reflorestando várias áreas da cidade através do “Projeto Genesis”

A Fundação José Pedro de Oliveira FJPO, que administra a Mata Santa Genebra, criou o “Projeto Genesis” que está reflorestando várias áreas de Campinas que sofreram perda de cobertura vegetal nativa. Serão agora mais 3.500 novas árvores. Desde o início do ano já foram plantadas 5 mil mudas pela FJPO em Campinas.

O Projeto Genesis “Construtores de Florestas nos bairros” tem como objetivo recuperar trechos das áreas verdes do município de Campinas com o apoio da população, empresas e instituições e incentivar o contato com essas áreas como forma de promover a saúde e bem-estar humano e a conservação da
biodiversidade regional.

“Este projeto tem como objetivo recuperar trechos das áreas verdes do município de Campinas com o apoio da população, empresas e instituições, e incentivar o contato com essas áreas como forma de promover a saúde e bem-estar humano e a conservação da biodiversidade regional”, explicou o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos.


Para a fazer isso, a Fundação conta com a parceria de órgãos da prefeitura – como a SMSP (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), SME (Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – além de outras instituições privadas, organizações não governamentais e o envolvimento da sociedade.

Segundo informou a bióloga Sabrina nos próximos meses estarão sendo realizados vários plantios.

No próximo sábado às 9:30h o projeto será no “Parque das Águas, no bairro Parque Jambeiro (a pedido do vereador Permínio Monteiro)

Por solicitação do 28º Batalhão de Infantaria Leve, do Exército, a Mata de Santa Genebra também irá fazer um reflorestamento numa área da Fazenda Chapadão de Campinas no próximo dia 27/10.

Em Novembro é que haverá a maioria dos reflorestamentos .

A pedido do vereador Filipe Marchesi, no dia 6/11, será feito reflorestamento na praça João Thomaz e numa área próxima ao campo de futebol do bairro Parque das Camélias (próximo ao SESI Santos Dumont)

E no dia 20/11 será feito um replantio na praça João Valério Pinheiro Neto, ao lado do aeroporto de Viracopos, (cidade Singer) tamb´ém a pedido do vereador Marchesi.

Em novembro também será feito replantio na área de Preservação Permanente do Córrego do Guará (córrego atrás do Real Parque que vai até a Lagoa da Vila Santa Isabel).

As mudas são oriundas do viveiro da Mata de Santa Genebra, do viveiro municipal, de cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e de doações de terceiros e ONGs. As espécies de árvores serão selecionadas de acordo com a região onde será realizado o plantio.



Praça João Valério Pinheiro Neto , ao lado da cabeceira da pista de Viracopos

Nessas áreas serão realizadas as seguintes atividades:

1) manejo de espécies – problemas;

2) revolvimento do solo;

3) abertura das linhas de plantio e berço;

4) plantio de espécies nativas;

5) tutoramento e irrigação das mudas.


As mudas serão oriundas do viveiro da Mata de Santa Genebra, do viveiro Municipal, de doações de terceiros e ONGs, de cumprimento de TAC (os Termos de Ajustamento de Conduta), entre
outros. As espécies de árvores serão selecionadas de acordo com a região onde será realizado o
plantio

AB

AB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s